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Convex Datacenter
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  • #1

    Selo motor da Ranger




    Tive hoje um problema de vazamento de água em um selo do motor da ranger 2.5, vaza bastante água na parte traseira do bloco do motor, próximo ao cofre. A minha dúvida é a seguinte: pra trocar este selo próximo ao cofre, no bloco, tem que tirar o motor mesmo, ou tem outra solução mais viável e fácil, como colocar algum selante sobre o mesmo?
    Abraços

  • #2
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    Eu colei com Durepóxi!
    Tira as mangueiras que passam por trás do cabeçote, limpa muito bem os selos, drena toda a água e cola com uma massa epóxi. Deixa secar por umas 12 horas no mínimo antes de colocar água.
    Já colei 3 selos do motor da minha Ranger e hoje estou na estiva de colar mais um que furou ao lado do arranque. Vou aproveitar e colar o outro antes que fure.
    Atrás do motor tem um grande que fica no bloco e um pequeno que é do cabeçote. Para trocar tem que tirar o motor mesmo... não tem jeito...
    Se um furou os outros irão furar também, então cola todos que conseguires para não dar dor de cabeça depois.
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Valeu Edintruder, era exatamente uma solução destas que eu procurava. Vou por a mão na massa e fazer isto.
    O curioso é que, como você falou, eu também já tive problema com um selo na parte dianteira do motor, que foi trocado, então a tendência é que todos acabem dando problema.
    Abraços e agora com a solução sem tirar o motor.

  • #4
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Boa Vista/RR
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    Ariel acho que vc não entendeu, se for o selo que vai na parte trazeira do bloco tem que remover o motor sim.

    E se vc tá afim de fazer um serviço correto compre os selos novos e substitua, http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4500

    Esse negócio de vedar com durepoxi é coisa do passado, geralmente se usa quando está no meio de uma viagem, trilha, etc. (Ed, não leve a mal o comentário, é que trabalho com retífica de motores e não concordo com alguns procedimentos)

    Abração

  • #5
    Elmer, valeu pelo alerta.
    Com certeza o procedimento do Edin é um paliativo, o ideal e correto é a troca do selo por outro, mas como agora não tenho possibilidade de parar a ranger, vou arriscar e aguentar mais um pouco pra fazer a troca definitiva.
    Abraços a todos e obrigado pelas sugestões.

  • #6
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    Elmer, com certeza Durepóxi é serviço porco! Mas quanto gastaria pra tirar o motor da ranger, fora o tempo que ficará na oficina, enquanto posso adiar esse serviço para daqui ha mais de 100.000km?

    O problema é que quando comprei a minha Ranger estava com apenas água no radiador, depois disso coloquei produto e ficou assim por quase 50.000km. Quando tirei o cabeçote, troquei o produto e começou a furar os selos. Na verdade furou 3. Então aproveito e colo todos. Com certeza irão durar mais do que se trocá-los...
    Outro problema sério, não confio em mecânicos, sempre que os meus carros e inclusive a Ranger voltou de oficina eu tinha que remontar algo que ficou mal montado. Prefiro eu mesmo fazer o serviço, porém enquanto não tenho mtivos pra tirar o motor eu vou apenas colar. Com certeza irei vendê-la antes de trocar os selos, e como os selos não dão para ser visualizados sem desmontar um monte de coisas, duvido que alguém irá enxergar algo.

    Eu colo da seguinte forma:

    Dreno a água do sistema, coloco uma válvula em algum,a mangueira fina do sistema e diminuo a pressão por sucção de ar. Seco bem o selo e colo um camada fina de massa enquanto o ar entra pelo furo no selo. Coloco uma moeda grande em frente ao furo e deixo secar por pelo menos 12 horas, depois coloco outra camada grossa de massa e monto tudo. O tempo de secagem sem contato com água deve ser superior à 12 horas.
    Nunca vazou nenhum em nenhum motor que fiz isso. (estreiei num chevette do meu sogro)
    O problema é que esses selo não duram nada justamente para furar e dar serviço para concessionárias ou oficinas! Tenho um amigo que faz selos em Alumínio de 10mm de espessura ou latão de também 10mm, porém ele se mudou pra Curitiba e me sobra apenas a durepóxi mesmo!

    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Ariel acho que vc não entendeu, se for o selo que vai na parte trazeira do bloco tem que remover o motor sim.

    E se vc tá afim de fazer um serviço correto compre os selos novos e substitua, http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4500

    Esse negócio de vedar com durepoxi é coisa do passado, geralmente se usa quando está no meio de uma viagem, trilha, etc. (Ed, não leve a mal o comentário, é que trabalho com retífica de motores e não concordo com alguns procedimentos)

    Abração
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  • #7
    Finalizando a história: o mecânico passou uma camada de KPO, aquele pra chapeamento, já rodei 150 km, em dia de calor intenso, mais ou menos 33 graus e tá sem nenhum vazamento, pelo menos até agora. Vou esperar e quando der vazamento em outro, ou neste mesmo, tiro o motor e já faço todos. Abraços e obrigado pelas dicas.

  • #8
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    Nesse último selo que furou, eu tinha trocado a tampa do reservatório que não estava pressurizando. Quando colei, aproveitei e pressurizei com 2 kg de ar todo o sistema para procurar algum outro vazamento. Como nada cedeu, pra mim está bom...
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  • #9
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Ariel e Edi,

    To passando o mesmo problema. Ja tinha uns dias que notava uma água baixando na Ranger não descobria de onde era. Fui ao Rio de Janeiro agora no reveillon e voltei so completando a água, mas antes de ontem dia 07/01 havia uma cachoeira debaixo da Ranger. Resultado ... selo da parte de tras do bloco.

    Não deu nem tempo de ver essas indicações de vcs e ja mandei para o mecânico arrumar. Ficou um serviço de 2 dias para tirar o motor, botar os novos selos (vou trocar os 3) e colocar de volta.

    tamanho da porrada .. R$ 520,00 (mão de obra + selos)

    Aproveitando esse trabalho, estou vendo se há algum outra coisa de vazamento e etc.

    Edi, além do vc ja disse, tem algo mais que devo prestar atenção neste trabalho? Até a marca das peças estou pegando o q vcs falaram. Os selos pegamos da representante da international no DF.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #10

  • #11
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    Eu deixo parada a Ranger um dia inteiro parada, a cola custa cerca de R$3,00 e mais uma moeda de 10 centavos em frente ao furo (caso faça cavitação na massa epóxi).
    O custo de reparo meu por selo furado é R$1,60 e por selo ainda não furado (apenas preventivo) R$1,50.
    O selo de trás do bloco fica fácil se tirar a forração da parede corta-fogo. O pior desse selo é fazer a limpeza pois não dá para enxergar ele e mal se toca com a ponta do dedo. Mas fica direitinho (sem vazamento).

    Se tirar o motor é bom trocar todos os selos do bloco e cabeçote, revisar o arranque, o rolamento do eixo da hélice do ventilador, e os retentores do virabrequim e na caixa revisar o cilindro da embreagem. O pior é tirar o motor, então aproveita e paga uma M.O. só.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Eu deixo parada a Ranger um dia inteiro parada, a cola custa cerca de R$3,00 e mais uma moeda de 10 centavos em frente ao furo (caso faça cavitação na massa epóxi).
    O custo de reparo meu por selo furado é R$1,60 e por selo ainda não furado (apenas preventivo) R$1,50.
    O selo de trás do bloco fica fácil se tirar a forração da parede corta-fogo. O pior desse selo é fazer a limpeza pois não dá para enxergar ele e mal se toca com a ponta do dedo. Mas fica direitinho (sem vazamento).

    Se tirar o motor é bom trocar todos os selos do bloco e cabeçote, revisar o arranque, o rolamento do eixo da hélice do ventilador, e os retentores do virabrequim e na caixa revisar o cilindro da embreagem. O pior é tirar o motor, então aproveita e paga uma M.O. só.
    Galera,

    Serviço executado e de uma forma que não sei se vcs já pensaram em fazer. Ao invez de tirarmos o motor completo da RAnger, soltamos no câmbio e nos calços, tiramos o radiador e chegamos o motor um pouco para a frente para dar espaço para trocar o selo traseiro, sem a necessidade de que fosse retirado todo o mtor. Ou seja, o mtoro ficou todo o tempo no cofre.

    Resultado, além do selo, descobrimos que aquele cano do ar-quente tbm estava com um misero furo e vazando água. Trocamos os 3 selos + esse cano e voltamos o motor no lugar.

    O mecânico conseguiu fazer tudo isso no mesmo dia e com sobras. Eu que so quis pegar a viatura no dia seguinte.

    Valor total do custo deste serviço incluindo peças + mão de obra = R$ 360,00
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

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