Já que você mencionou que o conjunto da embreagem foi trocado há pouco tempo, pode ser que o platô tenha sido montado de forma errada. Com isso, ele pode estar empenado, o que causa essa trepidação.
Por outro lado, o platô pode estar íntegro, porém, o disco pode ter sido contaminado com graxa ou óleo. O que também causa trepidação na hora de arrancar com o veículo.
Quanto ao barulho metálico, é bem provável que o diferencial trasaeiro já tivesse alguma folga. Isso é bastante comum nas Rangers. Contudo, você só atentou para ela agora, após a trepidação da embreagem.

Enfim, verifique tudo com calma antes de abrir qualquer coisa. A propósito, os semi-eixos da Ranger são presos por meio do "C-clip". Com o tempo, eles se desgastam apresentando uma pequena folga. Essa, entretanto, é grande o suficiente para causar um belo barulho quando se balança a caçamba de um lado para o outro. É algo como um toc-toc bem abafado.

Qualquer coisa, escreva!
Abraços,