Postado originalmente por
Márcio T
Olá, Kler.
4x4 ou 4x2? Como o Leo falou, depende do uso. Se há dúvida, é porque não há
necessidade, não é?

Então, passa a ser um "acessório". Quanto ao custo, discordo do Leo, pois não vai variar muito - nem no preço de compra, nem no de manutenção. Encaro da seguinte forma: Pode ser que não precise, mas é ótimo saber que está lá em caso de necessidade

.
Opinião: 4x4.
Automática ou manual? Não acho que a manutenção do câmbio automático é mais cara, acho mais difícil. Somente por causa da falta de mão de obra especializada (conhecimento + experiência + equipamentos). O custo do diagnóstico errado no câmbio manual é bastante inferior ao do câmbio automático (um atuador de embreagem "condenado" por um mau diagnóstico é bem mais barato que um conversor de torque). Por outro lado, a freqüência de trocas de peças é bastante menor no automático. Se o câmbio estiver legal, é só troca de óleo/filtros a cada 50.000 Km. Talvez uma "geral" nos 150.000 Km.
Opinião: Automática. Para uso com GNV, acho que as Explorer até 95 "encaram" melhor. Os câmbios automáticos da série 4R55/5R55 tem muita eletrônica e o uso do GNV pode comprometer a performance e a vida útil.
O câmbio automático sempre seleciona a marcha adequada para a solicitação de esforço e a rotação do motor. E, se o acelerador for pressionado até o fundo (quick-down), o controlador entende que é uma emergência e reduz de marcha imediatamente. Pode acreditar: O câmbio automático "escolhe" marchas melhor que a grande maioria dos motoristas. Mas é melhor você experimentar p'rá comprovar.
Tô com o Leo: "Posso até trocar de carro, mas hoje não abro mão de que ela seja automático." Humm

, pensando bem, não troco nem de carro.
Boa sorte.
Márcio