E ai pessoal,
So um feliz proprietário de uma Ranger 2001 2.5 TD, comprei ela em novembro/2014, rodei 11 mil km desde então, ela está com 163 mil, eu a uso no dia a dia, moro em São Paulo capital e meu trajeto diario sao de 40 km, sempre viajo nos finais de semana. Eu decidi por essa compra, porque o carro tem mecanica simples e quero aprender. Sempre que posso e a patroa não reclama, vou lá sujar as mãos.
Durante um dia da semana normal, voltando para casa, peguei um daqueles engarrafamentos bravos muito rotineiros por aqui, no meio do caminho, percebi que a temperatura estava subindo, o carro começou a ficar muito quente e como não tenho o histórico, já fiquei esperto. Parei a viatura, verifiquei água, esperei esfriar e segui para minha casa (ainda havia transito).
A noite já fiz a procura no site quando cheguei a esse tópico . Li tudo e anotei para fazer os testes no dia seguinte.
Apos seguir as dicas dos colegas aqui do forum, eu consegui aprender/identificar:
1) o radiador e intercooler do meu carro são originais do veiculo;
2) o compartimento completo da valvulá termoestatica foi trocado para o da 2.8;
3) os torniquetes de aço que prendiam algumas correias estavam muito velhos e cediam com a pressão do carro ligado;
4) provavelmente o antigo dono nunca usou aditivo, somente agua normal de rua(havia muita ferrugem, limpei umas 10 vezes);
5) a importância da mistura correta da agua e aditivo para o sistema;
6) onde estava o sensor de temperatura;
7) como fazer uma limpeza efetiva em todo o sistema;
8) o antigo proprietário havia removido a valvula termoestatica (e eu rodava com ela assim, sem saber o risco que estava correndo)
Se eu fosse escrever o nickname de todos, provavelmente cometeria alguma injustiça esquecendo algum nome, por esse motivo eu quero agradecer todos do forum que vem me ajudado muito a aprender mecânica e a desvendar os misterios desse carro. É simplesmente fantástico a quantidade de informação com qualidade encontrada nesse forum. Tudo graças a dedicação de vocês .
Estou indicando um local para encontrar pecas originais Ford aqui em São Paulo, o local se chama Agromotor, eles são muito bons, preço justo alem de que eles tiveram uma enorme paciencia comigo (abriram o catálogo da Ford umas 20 vezes.... )
PS: Esse foi só um dos topicos que me ajudaram, elegí esse para registrar meu agradecimento.
Super abraço a todos
Bruno