PEQUENO, a Ranger nunca teve trava de cambio, para dizer verdade, nem sei como se instala essa trava na Ranger; eu não troquei o kit embreagem, só o atuador com o rolamento.
EDI e ALLAN, obrigado pelas suas dicas, valiosas por certo. De fato não me “toquei” na questão tão óbvia dos engates da embreagem: evidentemente, se a 1ª e a ré engatarem sem problemas (como é o caso), a embreagem não é o vilão e as outras marchas entrariam sem esforço. A 1ª e a ré entram perfeitamente, aliás, foi por causa da 1ª que tive que trocar o atuador, passando esta então a funcionar corretamente, e “estragando” imediatamente a 2ª (que antes da troca do atuador não tinha problemas). Tenho experiência em condução e faço as trocas de marchas no tempo e da maneira certa. O que me chama a atenção e que ao esquentar o sistema, depois de uma meia hora de rodagem, a tal 2ª fica um pouco mais leve, mas com o motor frio fica dificilíssimo passar a marcha. Desconfio que possa ser a alavanca, o tal trambulador que você mencionou, talvez. Trocarei o óleo seguindo a sugestão do Edi e se persistir o problema volto para o mesmo mecânico para ele me dar uma satisfação.
EDU: vou botar o Motorcraft mercon ATF (Texaco), se achar, senão vai mesmo no Lubrax OH-49.
Agradeço pelas dicas, e darei retorno assim que resolver a questão. Um abraço.