x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 31

Pessoal,

Antes de mais nada, só fiz o "pra constar" como resposta ao comentário do Dsamaz, ilustrando que solução existe, mas no geral, o interesse por coisa do tipo só acontece com aqueles que já levaram ferro após danos ao motor, caso contrário o interesse passa rápido.
    Oficina mecânica é caso à parte, e já postei neste fórum o comentário que ouvi de uma delas sobre o uso de alarme de temperatura.
    No mais, cada um sabe onde aperta o sapato, e não sou dono de Land ou de Mit pra me preocupar com erro de projeto de fabricante.

Murillo,

Receio pelo que é novo não tem nada a ver, mesmo porque alarmes de tipo já existem há um tempão, principalmente em caminhões, e não por acaso e sim por garantia de patrimônio.
    Na verdade todo mundo quer o que é novo, e de preferência antes do vizinho tanto isso é verdade que vez por outra aparece por aqui usuário de Gasmax, ou de pílula retificadora de motor, ou de óleo que lubrifica até com areia, ou de qualquer outra coisa onde o marketing faz a pessoa viajar na ilusão.
    Acho que vou abrir uma franquia das facas Guinzu...

Wagner,

A maioria dos "motores eletrônicos" possui rotina de anomalia, onde a funcionalidade do motor fica comprometida mas garante a "volta pra casa". O problema é que, dependendo do tipo de anomalia (temperatura, por exemplo) a funcionalidade fica prejudicada mas o motor continua funcionando, e nesta situação o típico é afundar o pé no acelerador "pra saber o que está acontecendo", e isso só coloca mais lenha na fogueira. A reação mais comum de tudo quanto é motorista frente a um motor com alteração de funcionamento começa exatamente brigando com acelerador, pode observar.

Quando o motor não apresenta sintomas acontece exatamente o que foi relatado pelo Thelmo. Comigo mesmo já aconteceu, só que com "cheiro de metal quente". Olhei para um lado, olhei para o outro, procurei por incêndio, disco voador pegando fogo e só quando dei de cara com o termômetro, quase que por acaso, é que descobri que o estrago estava se formando debaixo do capô, com um radiador estourado por causa do terminal do "cebolão" solto.
    Salvo alguns poucos que fazem check control de painel a todo instante, que por sinal é o ideal, a imensa maioria só checa velocímetro e marcador de combustível, e olhe lá. Não tem graça ficar olhando pra ponteiro que normalmente não sai do lugar.

Leo,

Conheço alguma coisa de aviônica, tanto que para o alarme da Land busquei inspiração em sensores de nível de uso aeronáutico, não invasivos, e assim como na aviação, no automobilismo também é regra de projeto que as situações de anomalia gerem o minimo de interferência no funcionamento, jamais a interrupção pura e simples, mas de resto, no automobilismo o que conta é a economia, e de preferência com olhos nos ganhos em reposição.
    Dê uma passada nos tópicos sobre Mitsubishi e conte o número de relatos sobre problemas de aquecimento. Vinte linhas de programa de ECU, meio metro de fio + buzzer pra chamar a atenção sobre temperatura não vão causar impacto no preço de carro que custa mais de 70.000 reais, mas a ausência de coisa do tipo pode representar um giro significativo em peças de reposição.
    E quem pensa que defeitos recorrentes diminuem as vendas está muito enganado, já que o marketing se encarrega de manter o sonho de consumo.
    Carro é isso, o resto é detalhe, e como já desencanei da idéia de alarme, bola pra frente que atrás vem gente.

Sds,
    Sukys

Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Os motores eletrônicos não cortam se a temperatura subir, mas você desligar ele só vai ligar novamente depois que esfriar.
    Eu acho que existe um norma do CONTRAN que proíbe o corte do motor até por rastreadores...
    Contran eu não sabia, mas existem toneladas de normas internacionais da SAE para essas coisas... imagina só você ficar sem freio na serra porque o motor apagou quando o sensor de temperatura ficou doido heheheeh

Walter,

Se existe norma do CONTRAN eu desconheço, mas se existir coloca na berlinda 99,9% dos imobilizadores contra roubo, pelo menos em volume de vendas.
    Particularmente acho uma temeridade o corte de motor, puro e sêco, Não pelo ladrão, que quero mais é que exploda, mas pelo risco de quem está por perto e até pelo patrimônio.
    Hoje em dia é bico desenvolver anti-furto com corte progressivo mas, pra que o trabalho sem o interesse de consumo? Se o carro for destruído o seguro paga, e se algum estranho que estiver por perto se machucar... oras, quem mandou estar por perto?
    Infelizmente é assim que a coisa funciona por aqui, onde normas são vistas como mera formalidade à ser ignorada e onde o bom senso de muitos termina ao cruzar o portão da garagem, e como num mundo consumista quem manda é o consumidor, "bilzines is bilzines".

Sds,
    Sukys

Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Walter,

Se existe norma do CONTRAN eu desconheço, mas se existir coloca na berlinda 99,9% dos imobilizadores contra roubo, pelo menos em volume de vendas.
    Particularmente acho uma temeridade o corte de motor, puro e sêco, Não pelo ladrão, que quero mais é que exploda, mas pelo risco de quem está por perto e até pelo patrimônio.
    Hoje em dia é bico desenvolver anti-furto com corte progressivo mas, pra que o trabalho sem o interesse de consumo? Se o carro for destruído o seguro paga, e se algum estranho que estiver por perto se machucar... oras, quem mandou estar por perto?
    Infelizmente é assim que a coisa funciona por aqui, onde normas são vistas como mera formalidade à ser ignorada e onde o bom senso de muitos termina ao cruzar o portão da garagem, e como num mundo consumista quem manda é o consumidor, "bilzines is bilzines".
    Instalei um alarme Positron no Uno da minha irmã que tinha isso escrito como alerta, mas mesmo assim eu instalei já que ele vem com a função de desligamento progressivo. Na minha Ranger idem...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Walter,

Sds,
    Sukys
    Interessante. Eu desconheço as normas, mas um imobilizador "não faz parte da operação do motor/veículo". O objetivo dele é justamente deixar que o cara se espatife na primeira esquina. Imagino que das duas uma: ou a chance dele cortar a ignição inadvertidamente é extremamente remota ou as autoridades não se preocupam muito com isso.

Ah: e, também, se o cara esquecer de desligar o dispositivo ele se ferrou. Por isso eu prefiro a trava carneiro, que o carro nem liga...

A norma do contran é clara, o bloqueio só pode ocorrer com o veículo parado para evitar acidentes. Todos os bloqueadores tem que ser homologados respeitando esta restrição.

Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Instalei um alarme Positron no Uno da minha irmã que tinha isso escrito como alerta, mas mesmo assim eu instalei já que ele vem com a função de desligamento progressivo. Na minha Ranger idem...
    Walter, onde atua o desligamento progressivo do alarme Positron na Ranger?

abs

A norma do contran é clara, o bloqueio só pode ocorrer com o veículo parado para evitar acidentes.
    Se a norma é essa, levando ao pé da letra este texto, 100% estão fora.

Salvo algum sistema que monitore a velocidade através de sensor, interrupção gradativa é feita com base de tempo, não leva em conta a velocidade, daí o motor pode estar completamente inoperante e o veículo ainda em deslocamento. Exemplo, o gatuno está a 150, motor começa falhar, velocidade cai, joga banguela e continua no embalo, e com freio "pesado" por falta de vácuo.

Acidente pode ocorrer com o motor ainda em fase de corte. Exemplo, o gatuno está a 50, começa ultrapassagem, acelera, motor começa a falhar, veículo não responde e não existe tempo de reação ou rota de fuga.

Não estou criticando os alarmes, só estou criticando o texto acima, porque se for este mesmo, pra todo alarme ficar na lei haveria a necessidade de ter mensagem de audio, bem no estilo SAC, com o seguinte teor:" senhor gatuno, bom dia, esta é uma mensagem gravada pelos alarmes tic tac, e sua presença é muito importante pra nós, pois sem o senhor e seus amigos a tic tac não existiria, por gentileza, desacelere o veículo lentamente, ligue a seta pra direita, e estacione com a máxima segurança, após isso puxe o freio de mão, desligue o motor, guarde as chaves no porta-luvas, saia do veículo e trave a porta, e se quiser fazer uma avaliação sobre os alarmes tic tac basta ligar para zero oitocentos oitocentos oitocentos, a mensagem é gratuita, e não é necessário se identificar, um bom dia, tic tac agradece."

Sds,
    Sukys

Citação Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post
    Walter, onde atua o desligamento progressivo do alarme Positron na Ranger?
    Eu liguei direto naquela válvula solenoide do estrangulador da bomba injetora.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Não estou criticando os alarmes, só estou criticando o texto acima, porque se for este mesmo, pra todo alarme ficar na lei haveria a necessidade de ter mensagem de audio, bem no estilo SAC
    Sukys,

Por favor leia o que está na resolução 37/98 do Contran:

"RESOLUÇÃO Nº 37,DE 21 DE MAIO DE 1998

Fixa normas de utilização de alarmes sonoros e outros acessórios de segurança contra furto ou roubo para os veículos automotores, na forma do art. 229 do Código de Trânsito Brasileiro.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, usando da competência que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme o Decreto nº 2.327, de 23 de setembro de 1997, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, resolve:

Art. 1º Reconhecer como “acessórios” os sistemas de segurança para veículos automotores, pelo uso de bloqueio elétrico ou mecânico, ou através de dispositivo sonoro, que visem dificultar o seu roubo ou furto.

Parágrafo único. O sistema de segurança, não poderá comprometer, no todo ou em parte, o desempenho operacional e a segurança do veículo."

Ou seja, nenhum bloqueio poderá comprometer a segurança do veículo, e para que isto ocorra deveria-se bloquear 100% o veículo somente com ele parado.
    A norma não cita nada relativo a uma mensagem audivel ou qqr outra coisa...

abs

Antes de mais nada, Ric, meu comentário foi sobre o texto POSTADO, deixei claro que o comentário era sobre este texto e até fiz brincadeira, com a PIADA sobre mensagem audível.

Agora, se o texto da lei é esse, danou-se o uso de imobilizador.

"Parágrafo único. O sistema de segurança, não poderá comprometer, no todo ou em parte, o desempenho operacional e a segurança do veículo."

Oras, se não pode comprometer o DESEMPENHO nem a SEGURANÇA, mesmo que EM PARTE, não poderá haver NENHUMA TENTATIVA de bloqueio com o veículo em MOVIMENTO, ou seja, é um texto bonito pra dizer: se estiver em movimento continua assim, azar seu que deixou roubar.

Mais uma vez, não tenho absolutamente nada contra fabricantes ou contra o uso de imobilizadores, alarmes, pitbull, cerca eletrificada, o escambau.
    É mais do que óbvio que imobilizadores tem seu valor, é mais do que óbvio que tal produto, por envolver segurança veicular, tenha lá sua norma de funcionamento, mas como também é óbvio que os imobilizadores são utilizados para bloqueio, gradativo ou não, qualquer dono - e fabricante - pode se ver envolvido nesta exdrúxula situação:

O gatuno vai de mão leve no carro e se manda, e lá pelas tantas o imobilizador entra em ação. Por causa disso, ou mesmo que não seja, o cabloco se envolve em acidente e se arrebenta todo.
    Vai pro hospital, depois detido, responde processo e vai preso, quando então aproveita o tempo de férias pra mandar pau em processo contra o dono do carro, pedindo indenização por danos físicos, e dependendo da cara de pau, até por danos morais.
    O gatuno é pego pelo Código Penal, e o dono do carro pelo Código de Trânsito.

Tudo bem, o carro parou numa boa. Só que está pra nascer bandido que se preocupe em estacionar o carro, e o mais provável é que o carro fique largado na rua. Daí vem dirigindo um manguaceiro e se arrebenda na traseira do carro imobilizado.
    Carro largado na rua compromente a SEGURANÇA veicular, e como a situação foi provocada pelo uso de dispositivo fora da lei, lá vai o manguaceiro arrumar dinheiro pra nova bebedeira às custas do dono do carro roubado.

Situações difíceis de ocorrer, é claro, pois demanda perícia, advogado, conhecimento de leis e blablablá, mas que não são impossíveis, e tudo por causa de legisladores que vivem num mundo irreal, onde não existe insegurança, roubo de carro, assalto à mão armada, e onde todo mundo ganha os tubos fazendo muito pouco, alguns redigindo leis, muitas vezes estapafúrdias e a grande maioria com margem de interpretação, o que no meu intender só tem utilidade pra bandido versado em leis.

Canetaço proibindo é fácil, quero ver é dar canetada em bandido, e é nisso que dá eleger corrupto de carteirinha ou analfabeto funcional... só que toda moeda tem duas faces, e quem é que elege essa gente?

Sds,
    Sukys
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem