Lebro que da última vez que fiz foi num posto (o aditivo Ipiranga estava num preço bom).
-Simplesmente tiramos o papo de fogo e soltamos um mangote do radiador (pelo que me lembro do lado do motorista DIREITA).
-Ficamos colocando balde após balde no reservatório de expansão. A água saía do radiador aquecida(circulava pelo motor) e enferrujada.
-Uns 50 baldes depois a água estava bem melhor, mas longe de ficar cristalina, fechamos o mangote a completamos com aditivo.
-Dessa vez procurei o mangote, mas na direita só encontrei um do radiador de ar da turbina! O da esquerda era ligado direto no reservatório de expansão não iria circular pelo motor! E não havia nenhum outro na parte de baixo!!
-Depois de muita meditação conectei uma mangueira na parte superior esquerda do radiador. A água circulava pelo motor/radiador e transbordava no reservatório de expansão.
-Deixei o motor funcionando por +-1 hora em alguns momentos desligava a mangueira para o motor ir para a temperatura normal (li em algum lugar que como o motor ia funcionar frio para a água circular por todo o sistema era necessário retirar a válvula termostática. Como não estava disposto a procurar a tal da válvula preferi esquentar um pouco o motor algumas vezes)
-Depois desta hora a água estava cristalina. Retirei o mangote na parte inferior esquerda. Coloquei um aditivo de radiador STP para motores a diesel no dispositivo de expansão e completei a água com uma mangueira na parte de cima esqueda do radiador... fique esperando a água aparecer no reservatório de expansão para desligar a mangueira... O engraçado é que quando ela apareceu vei junto uma gelatina verde! Estou achando que a droga do aditivo devia estar armazenado a muito tempo e mesmo com prazo de validade indeterminado ele não estava ok.
-Fiz alguma coisa errada na minha limpeza do fluido?
-Onde foi parar o mangote que o cara do posto abriu da outra vez???!!!
-Alguém conhece este Aditivo para Radiador - Motores Diesel da STP? Ele tem uma consitência leitosa? ou o meu estava vencido?