x
Convex Datacenter
Página 6 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456
Resultados 61 a 68 de 68

Voltando ao assunto sobre a adaptação de um sensor para o nível de água no vaso de expansão, encontrei por acaso um sensor de agua fabricado pela Keko e usado naqueles climatisadores de cabines para caminhões.
    Esse sensor é fácil de adaptar porem não sei se resistira a pressão e temperatura no vaso de expansão.
    Quando passar por uma revenda vou tentar comprar uma para avaliar...

L200 Triton AT 3.2 2010

Walter,

Nesta história de super-aquecimento eu já pesquisei muito, tenho alguma experiência e até relatei o resultado em tópico que você participou ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...70&postcount=4 ) e posso te dizer que a adaptação de bóia e circuito de indicação não deixa de ser uma solução, DESDE QUE:

-Não exista comprometimento na pressurização do sistema, ou seja, evitar ao máximo a presença de furos para instalação de sensor e/ou fiação, utilizar tampa do vaso de expansão com rosca EXATAMENTE compatível com o reservatório, e caso a tampa possua válvula de alivio, que seja respeitado o valor original do sistema.

-Que o sensor de nível tenha elementos metálicos compatíveis com o ambiente, ou seja, o ideal é fazer uso de sensor de nível onde não só os elementos metálicos com também plásticos resistam à temperatura e solução química encontrada no sistema de arrefecimento, uma vez que o ambiente é altamente propício à corrosão por eletrólise. Uso de aditivos corretores de ph resolvem esta parada, mas isso também tem prazo de validade, haja vista o que acontece com o alumínio dos radiadores e até dos blocos.

Super-aquecimento é um problema em muitos motores diesel de alta rotação, e até então quem mais penava com isso era dono de Land, tanto que no fórum da marca na Argentina e na Africa do Sul existe informação de sobra sobre o que já tentaram fazer pra solucionar, pelo menos, o problema de indicação de super-aquecimento com um mínimo de confiabilidade.

Sds,
    Sukys

Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Walter,

Nesta história de super-aquecimento eu já pesquisei muito, tenho alguma experiência e até relatei o resultado em tópico que você participou ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...70&postcount=4 ) e posso te dizer que a adaptação de bóia e circuito de indicação não deixa de ser uma solução, DESDE QUE:

-Não exista comprometimento na pressurização do sistema, ou seja, evitar ao máximo a presença de furos para instalação de sensor e/ou fiação, utilizar tampa do vaso de expansão com rosca EXATAMENTE compatível com o reservatório, e caso a tampa possua válvula de alivio, que seja respeitado o valor original do sistema.

-Que o sensor de nível tenha elementos metálicos compatíveis com o ambiente, ou seja, o ideal é fazer uso de sensor de nível onde não só os elementos metálicos com também plásticos resistam à temperatura e solução química encontrada no sistema de arrefecimento, uma vez que o ambiente é altamente propício à corrosão por eletrólise. Uso de aditivos corretores de ph resolvem esta parada, mas isso também tem prazo de validade, haja vista o que acontece com o alumínio dos radiadores e até dos blocos.

Super-aquecimento é um problema em muitos motores diesel de alta rotação, e até então quem mais penava com isso era dono de Land, tanto que no fórum da marca na Argentina e na Africa do Sul existe informação de sobra sobre o que já tentaram fazer pra solucionar, pelo menos, o problema de indicação de super-aquecimento com um mínimo de confiabilidade.
    Sukys,

A Ranger não tem problema com super aquecimento apesar de ter o mesmo motor da Land. Pelo menos da forma com que uso posso garantir isso pois tenho uma a 6 anos. Então isso não me preocupa. Me preocupo sim com um possível problema de vedação no circuito por onde passa liquido de arrefecimento.

Pelos relatos postos pelo fórum não só de proprietários de Ranger, grande parte dos problemas com super aquecimento acontecem depois da perda do liquido de arrefecimento. Nem todas as vezes que isso acontece e de acordo com os relatos ou o medidor de temperatura não acusou a alta de temperatura provavelmente pela falta de agua ou o motorista não prestava a devida atenção ao que indicava painel.

Acredito que com a inclusão de um dispositivo que ajude a prever a falta de agua muito útil pra ajudar a evitar problemas com aquecimento em qualquer tipo de veículo.

No mais, coloquei o post porque sei que muitas pessoas aqui se interessam pelo assunto e só isso pois acredito que ninguém aqui adaptaria um dispositivo desse tipo na Ranger, nem que você desse um de graça. Sei que eu poderia adaptar um mais pelo desafio do que pela necessidade já que sou bastante atento ao comportamento dos veículos que dirijo.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Walter,

Fiz menção ao outro tópico apenas como referência.
    Quando disse que super-aquecimento é um problema em muitos motores diesel de alta rotação não entrei no mérito da situação e sim da ocorrência, que muitas vezes acontece de forma abrupta e sem compatibilidade na indicação de termômetro.
    Na internet existem "n" relatos sobre isso, e foi identificado que isso acontece quando, por algum motivo qualquer, existe perda do liquido de arrefecimento, o que permite a formação de bolsão de ar em volta do sensor de temperatura. Como em relação ao líquido o ar é um péssimo condutor de calor, o termômetro mantém a indicação de temperatura adequada (ou próximo disso) quando na realidade o cabeçote já está à caminho do empeno porque, obviamente, é o primeiro componente a sofrer aumento de temperatura.
    Como disse anteriormente, existem inumeros relatos de problemas e tentativas de solução, e isso pode ser checado facilmente na própria web.

No mais, vejo a instalação da bóia de nível como algo no mínimo desejável, e achei oportuno passar algumas dicas em função da experiência que tive na tentativa de utilizar procedimento semelhante, e fiz minhas considerações porque de nada adianta ter dispositivo de alarme se não existe confiabilidade de funcionamento, ou se o próprio dispositivo pode concorrer para o problema.

Sds,
    Sukys

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Sukys,

No mais, coloquei o post porque sei que muitas pessoas aqui se interessam pelo assunto e só isso pois acredito que ninguém aqui adaptaria um dispositivo desse tipo na Ranger, nem que você desse um de graça. Sei que eu poderia adaptar um mais pelo desafio do que pela necessidade já que sou bastante atento ao comportamento dos veículos que dirijo.
    Walter, me exclui da tua afirmação pois estou esperando tu fazeres primeiro para eu copiar depois! Ehehehe!
    Alguns problemas relatados de aquecimento não acusaram n o painel justamente pela falda de água no sistema, e essa bóia que o Walter falou evita justamente essa ocorrência, aumantando a confiabilidade das indicações do painel.
    Eu saí da empresa aonde trabalhava que tinha frota de caminhões, então vou ter que comprar essa bóia ou arranjar uma estagada para analisar e colocar pra ferver na água.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Agradecimentos: 0

bóias

Amigos,

sobre este sistema de bóia, acho q na ranger não funcionaria direito.
    Eu não confio no sistema ford de reservatório de expansão... Acho q não funciona direito. Imagino também que se caso alguma mangueira se rompa, bomba dágua não é capaz de sugar do reservatório pela aquela mangueirinha que se liga ao radiador...
    O sistema da ranger de vcs é assim também? Na minha há somente uma mangueira ligando o reservatório ao radiador.

Definitivamente o reservatório da ranger não presta para instalar nada, pois ele nem mesmo funciona.

Interessou-me este sensor de umidade citado pelo Walter.
    Pra estas coisas tem um lugar ideal para instalar sensores: no lado direito do carro, no cofre do motor, na parte de cima tem uma haste metálica q se liga duas mangueiras, sendo q uma delas, no meu vai para o kit-gás... Ali dá tranquilamente para se instalar "niples" metálicos, furando-se o niples e inserindo nos furos o que se quiser: sensor de temperatura, umidade, pressão da água, ...

Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

Estava vendo a questão do nosso colega com seu motor 2.8 travado, e postei o Catálogo de peças do Powerstroke/HS 2.8. Está em http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...96&postcount=1

Abraços

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Dasmaz, eu costumo encher o radiador da Ranegr só pelo reservatório e a água tem uma excelente vazão. As mangueiras ligam o retorno e a parte de cima do radiador, então a água vai diretamente para o bloco e para o radiador. Acredito que funcione bem. Já o sensor de umidade deixará de funcionar em alagados ou em dias de chuva.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem