Nesta história de super-aquecimento eu já pesquisei muito, tenho alguma experiência e até relatei o resultado em tópico que você participou ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...70&postcount=4 ) e posso te dizer que a adaptação de bóia e circuito de indicação não deixa de ser uma solução, DESDE QUE:
-Não exista comprometimento na pressurização do sistema, ou seja, evitar ao máximo a presença de furos para instalação de sensor e/ou fiação, utilizar tampa do vaso de expansão com rosca EXATAMENTE compatível com o reservatório, e caso a tampa possua válvula de alivio, que seja respeitado o valor original do sistema.
-Que o sensor de nível tenha elementos metálicos compatíveis com o ambiente, ou seja, o ideal é fazer uso de sensor de nível onde não só os elementos metálicos com também plásticos resistam à temperatura e solução química encontrada no sistema de arrefecimento, uma vez que o ambiente é altamente propício à corrosão por eletrólise. Uso de aditivos corretores de ph resolvem esta parada, mas isso também tem prazo de validade, haja vista o que acontece com o alumínio dos radiadores e até dos blocos.
Super-aquecimento é um problema em muitos motores diesel de alta rotação, e até então quem mais penava com isso era dono de Land, tanto que no fórum da marca na Argentina e na Africa do Sul existe informação de sobra sobre o que já tentaram fazer pra solucionar, pelo menos, o problema de indicação de super-aquecimento com um mínimo de confiabilidade.
Sds,
Sukys