x
Convex Datacenter
Página 1 de 8 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 93
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Agradecimentos: 0

Rodas Livres Rangers 98/99 e 99/00 - Artigo extraido do site "The Ranger Station"

Galera de Rangers com rodas livres.

O site americano The Ranger Station (http://www.therangerstation.com) tem uma série de artigos técnicos sobre Rangers e um, especificamente me chamou a atenção e tem fotos e está disponivel em http://www.therangerstation.com/Maga...04/offroad.htm

O texto eu copiei e colei e achei interesante. Se minha Ranger fosse uma dessas ei certamente estaria mexendo par fazer igual.

Um abraço

Getting Around the PVH Pulse Vacuum Hubs
    In the '98 model year Ford gave us Ranger enthusiasts a couple of body blows. Not only did we lose our reliable and easily modified Twin Traction Beam suspension, but we also lost the ability to slap on a set of conventional hub lockouts. No doubt the reliability problems with the old automatic lockouts had something to do with this last issue, but as anyone knows, the vacuum operated ones are even worse. Even Ford realized this and did away with them for the '01 model year. Unfortunately, for the people caught in the '98-'00 group, there is no easy way of getting your 4x4 hubs to function reliably. Until now.
    With the simple procedure described below, you can disable the vacuum operation and leave the hubs engaged 100% of the time. The newer Rangers have no unlocking mechanism on them so there should be no harm in this. Several forum members have done this, and besides a slightly different feel in the steering, no problems have been reported. And the knowledge that you will have a functioning front axle when you need it should certainly make it a worthwhile modification.
    The information and pictures below were provided substantially by TRS forum member Smeezy with additional input from diehard.
    1) Remove the plastic cap on outside of hub by inserting two or more flat-head screwdrivers into the holes (look in one of the narrow holes to see the retaining pins are) and rotating. You will probably need the help of a friend as these things are really stuck in there tight. You want to SPIN (don't pry or the housing will crack!) the middle piece to move the retaining pin to the other side of the hole.
    2) Remove the cover, dust cover, and plastic parts within.
    3) Separate the two plastic pieces and spring. . Use a screwdriver to gently pry the two white pieces apart. Only one piece has a metal bit in it - remove it from the back by prying it up with a small screw driver. The pieces WILL NOT stay together now so don't worry about trying to get the white things to hold the spring - they'll do just fine once you put them back in the housing.
    4) Remove the metal piece that is glued to one of the plastic pieces.
    5) Put the plastic pieces back in along with spring, dust boot, and cover.
    6) Put the cover back on. Get your screw drivers and push and twist the cover back on to lock it in place.
    7) You're done! The hubs should be locked 100% of the time, like the newer Rangers.
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Lembrando que fazendo isso o conjunto da tração dianteira fica engatada pra sempre....

Eu sinceramente não faria, só se tivesse uma fazenda e a Ranger trabalha-se lá...
    Ranger CS 4x4 2001

Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Já que vai ter que abrir a RL e cortar os ganchinhos, mais simples só apertar aquele "miolo" para deixa-lo aberto e fechar a RL
    E quando quiser desengatar e so abrir apertar e deixar comprimido denovo...
    Por isso que olhando o sistema(muito simples) eu nem pituto fiz, apenas retirei aquela telinha prata da tampa da RL e com dois pinos eu aciono o sistema...
    4X4 Brasil
    Ranger CS 4x4 2001

Citação Postado originalmente por Rogerrm Ver Post
    Já que vai ter que abrir a RL e cortar os ganchinhos, mais simples só apertar aquele "miolo" para deixa-lo aberto e fechar a RL
    E quando quiser desengatar e so abrir apertar e deixar comprimido denovo...
    Por isso que olhando o sistema(muito simples) eu nem pituto fiz, apenas retirei aquela telinha prata da tampa da RL e com dois pinos eu aciono o sistema...
    X 2 ! Roger.
    Chima, tudo bem que é um sistema meia-de-nylon feminino, mas o objetivo desse projeto foi evitar desgaste desnecessário das engrenagens envolvidas. Portanto, melhor é fazer a limpeza do sistema frequentemente e tudo funcionará originalmente perfeito.
    Se não funcionar, arranca o motor elétrico e joga fora e faz a seleção com um alicate; também, abre um furo na telinha e enfia o dedo no buraco para engatar e desengatar.
    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    X 2 ! Roger.
    Chima, tudo bem que é um sistema meia-de-nylon feminino, mas o objetivo desse projeto foi evitar desgaste desnecessário das engrenagens envolvidas. Portanto, melhor é fazer a limpeza do sistema frequentemente e tudo funcionará originalmente perfeito.
    Se não funcionar, arranca o motor elétrico e joga fora e faz a seleção com um alicate; também, abre um furo na telinha e enfia o dedo no buraco para engatar e desengatar.
    Abs
    Anthon
    Anthon;

O desgaste de coroas e planetárias é minimo quando em 4x2 até porque eles trabalham sem carga. Na caixa de transferencia idem. E o arrasto adicional é marginal até porque as CT´s modernas tem sistemas de corrente e poucas peças moveis, em nada lembrando a dos antigos Jeeps e Toyotas que usavam quilos de engrenagens.

As vezes a gente pensa que a RL faz um grande milagre: A S10 tem uma unico ponto que desliga o semi eixo maior. O outro gira constantemente e dentro do diferencial, as caixas satelites trabalham freneticamente. Tudo para manter um cardã parado. Será que compensa?

O unico problema que existe, no caso das Rangers sem RL é coifa do cardã dianteiro junto a CT que em muitos casos se rompe estragando os componentes internos do proprio cardã.

Particularmente eu nao entendo alguns fabricantes que argumentam que tem engate manual do 4x4 e colocam RL´s....elétricas!!!!! É trocar 6 por meia duzia

Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

Usuário Avatar de Guilherme A. Araújo
    Entrada
    15/07/2008
    Local
    Cuiabá/MT
    A coisa que eu mais queria é que minha ranger desse pra colocar roda livre manual, tenho uma cisma com o eixo dianteiro ficar rodando direto.
    Mesmo que o desgaste em 4x2 seja minimo, mas os rolamentos, o retentor e cia, desgastam da mesma forma...
    Além do mais, sou fã da RL manual, rsrsrs
    PU9TAZ-Yaesu FT-8900R-Ranger XLT CE V6 210cv 4x4+BL4"+35"->"Amante"
    CBT Javali-S4T -150cv-Grand Cherokee 2.7CRD Diesel 04-Muitas Fotos!

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Shaaammpppoooooo

Valeu pelo texto e pela ajuda!!!! Agora é eu arrumar a minha RL.

Para quem não sabe, minha RL do sistema a vácuo da Ranger foi para o saco. Já tinha quebrado a RL deste sistema a uns 2 anos atrás, quase comprei a AVM do Walter, mas quis insistir em uma RL original, pois imaginei que o problema foi o tempo da peça.

Agora já vi que o negócio é ela mesmo. Não tem jeito.

Rogerm, tem como fazer um video, foto ou algo assim do que foi que você fez na sua RAnger ???
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Agradecimentos: 9
    To com um caso parecido com vcs...
    Minha Explorer 95 tem a CT da Ranger (bem como o motor Maxxion). Queria colocar uma RL manual. Pesquisei no site da AVM, e o modelo correto seria o 465. Comprei o dito cujo, porém só serve até o modelo 94 da Explorer. Depois de uma novela consegui vender as AVM 465 que comprei. E achei uma solução: o mecânico deixou as RL em "lock" direto, como ocorre nas Ranger pós-2001. Resolvido: deixa girar tudo, pelo menos sem tração não fico.

Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Lc, depois de feito isso, quanto você rodou??

Como é teu uso com essa viatura??

pergunto isso, pois to pensando seriamente em deixar Lockado tbm. O problema é que rodo muito e se isso não for problema, já faço isso no sábado e volto as brincadeiras.

Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Agradecimentos: 9
    Olá.

Depois que deixei em "lock", rodei aproximadamente 25.000km, pouco ainda... Não sinto diferença em ruído/comportamento/consumo, tá igual a antes.
    Meu uso é pra tudo mesmo, desde viagens de 1.200km sem parar a 120-140km/h direto, cidade, praia, estradas de terra, escalada de pirambeira e lamaçais nos finais de semana...

Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    LC, pelo visto acho que é a idéia mesmo. Se fosse para algo dar errado, nestes 25.000 km já era para ter dado.

Sábado se não me arrumarem nada ... já sei o que devo fazer.

RL

Srs.,
    eu tenho uma com RL a vacuo, e outra sem RL, com cardã/semi-eixos/planetárias rodando direto e posso afirmar, que o conjunto é BEM pesado .
    Senti a diferença ao decer uma rua no ponto morto, e reparar que a 2001 demora p/ embalar bem mais que a 99.
    Depois, resolvi fazer o teste. Levantei a 99 e girei as rodas com a mão.. nada de anormal. Uma "pedalada" e giram alguns minutos....
    Levantei a 2001 fiz o mesmo teste... muito mais pesado, a pedalada nao rende nada.
    Entao, posso afirmar que "empurrar" satelites + planetaria + semi-eixos + cardã + oleo do diff representa um tanque ou mais no acumulado do ano.
    Claro que nao existe duvida em um engrenamento full time, que sempre irá funcionar, mas o ideal é algo tipo AVM, ou uma soluçao de R/L com cabo e alavanca na cabine, a ser inventada pelos nossos amigos criativos Edin-Walter-Anthon ..rs..rs..rs..

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem