x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 27
    Usuário
    Entrada
    26/12/2006
    Local
    Niterói/RJ
    Agradecimentos: 0

Módulo Gem - Help!

Uma disfunção no módulo GEM, que fica atrás do rádio na Ranger (módulo multifuncional, que regula a temporização do limpa-parabrisas, luz do teto, air bag creio... e também acho que é codificável), fez com que o limpador ficasse maluco ao ligá-lo: simplesmente ele não pára, ou demora para parar, logo, não posso usar o limpador do parabrisa. Esse módulo custa na concessionária quase R$ 1900,00 e ainda tem que encomendá-lo! Alguém conhece alguma solução (que não seja comprar o GEM, claro) do tipo: instalar um módulo com relês para o limpador funcionar só com três estágios (1 de pausa e 2 de velocidade) desativando de alguma maneira a entrada no GEM? Já pensei em garimpar nos ferros-velhos por aí. Abraço a todos e feliz carnaval -sem chuva, se não eu não viajo
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

Cara, liga na Recoford em SP que eles entregam no Brasil todo. Não tenho o número aqui comigo, se você não encontrar, responde de novo que eu pego no celular (agora to sentado na rede auqi na varanda de casa e tô com preguiça de levantar, hehehe).

Qualquer eletricista bom pode fazer uma gambiarra. um colega meu fez na XL e resolveu o problema dos limpadores, porém eu prefiro deixar original.
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004

Não acredito que o problema esteja no modulo GEM. Acho mais provável estar na chave multifunções (na alavanca junto do volante), motor ou no controle de estacionamento.
    O motor do limpador da Ranger tem um interruptor e um rele de controle de estacionamento. Quando o limpador é desligado na alavanca próxima ao volante, eles fazem com que as palhetas continuem funcionando até que cheguem a posição de descanso ou estacionamento. Um problema intermitente nesse interruptor pode fazer com que o limpador não desligue
    Pelo menos a chave multifunções é fácil de testar com um multímetro, são apenas 3 fios. Pra testar o motor e os reles tem que tirar e colocar na bancada.
    Resumindo, tem que encontrar um eletricista entendido antes de começar a gastar com as peças. Se encontrar um que entenda o esquema abaixo, 90% do problema estará resolvido...

L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    26/12/2006
    Local
    Niterói/RJ
    Walter, onde arrumou esses circuitos?? Se o esquema for idêntico acho que dá para resolver. Eu pensei que o relê do motor fosse externo, não interno. De todas maneiras vou começar testantdo com o voltímetro a entrada/saída dos relês de partida/parada e alta/baixa. Se ficar energizado nas diversas intermitências estará evidente que o GEM não apresenta problemas; então só resta testar o motor, que é bem enjoado de montar novamente. Há tb' a possibilidade remota que os relês (de 30 W) fiquem colados e não desarmem. De fato, se eu retirar o de partida/parada e deixar apenas o de alta/baixa, por incrível que pareça o limpador funciona normalmente nos dois últimos estágios de velocidade ininterrupta (mas não nas 8 velocidades intermitentes)! Agradeço sua gentileza, Walter. Um abraço.

Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Não acredito que o problema esteja no modulo GEM. Acho mais provável estar na chave multifunções (na alavanca junto do volante), motor ou no controle de estacionamento.
    O motor do limpador da Ranger tem um interruptor e um rele de controle de estacionamento. Quando o limpador é desligado na alavanca próxima ao volante, eles fazem com que as palhetas continuem funcionando até que cheguem a posição de descanso ou estacionamento. Um problema intermitente nesse interruptor pode fazer com que o limpador não desligue
    Pelo menos a chave multifunções é fácil de testar com um multímetro, são apenas 3 fios. Pra testar o motor e os reles tem que tirar e colocar na bancada.
    Resumindo, tem que encontrar um eletricista entendido antes de começar a gastar com as peças. Se encontrar um que entenda o esquema abaixo, 90% do problema estará resolvido...

Usuário
    Entrada
    27/10/2004
    Local
    Rio Bonito/RJ
    Será que teriam esse esquema para o 4x4, to tentando traçar a minha mas está difícil, jah troquei o relê que fica perto do gem mas sem efeito, todos os fuíveis funcionando inclusive o de dentro do cofre do motor, retiraram dela partes do sistema a vácuo, então eu já coloquei roda livre manual nela, o motor funciona normamente, tanto para 4x4 e 4x4 low com uma gambiarra tabajara que fizemos no motor.
    Alan - Rio Bonito - RJ
    Xterra 05 Mud 32" - L200 GLS 02
    Nasci sem pedir, vou morrer sem qrer, to aproveitando o intervalo!!!!!

Amigo, deixa eu te perguntar uma coisa. Por acaso, vc teve problemas com a bateria do carro recentemente? Pq comigo aconteceu a mesma coisa.Não entrava 4X4, não ligava limpador de parabrisa, quando ligava era louco, não acendia a luz interna e não funcionava o painel. O eletricista tirou até os relês dos pneus! Fuçou em tudo, um dia inteiro, até que já estava se entregando e condenando o módulo GEM, eu já tava com um frio na barriga, já pensando de onde eu ia tirar 2000,00 reais pra comprar um módulo. E tchan tchan tchan tchannnnnn!!! Voltou a funcionar! Sozinho. Daí me disseram que a ranger quando tem problemas na bateria, desconfigura o tal módulo GEM e demora um tempo pro carro voltar o funcionamento normal. Só sei q ela já está a uns 4 meses ou mais funcionando normal. E isso tudo aconteceu quando ela bichou a bateria e eu troquei por uma nova. Abraço.
    4X4 Brasil
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

eu to com problema

limpador parou..levei no auto eletrico e tb fiz em casa, mas p/ resumir

rele com problema, agora trocado
    alavanca, chave ou haste, desmontei limpei, e testei ja 2
    motor ok,
    tirei painel, vi toda a fiacao, caixa de fusiveis, fios, e tal, tudo ok,
    modulo GEM aparentemente ok

ele nao desliga, nao funciona o temporizador

sem a alavanca, tb nao desliga
    sem o GEM, tb nao desliga e nao funciona a posicao HI

alguem?

Usuário
    Entrada
    26/12/2006
    Local
    Niterói/RJ

Troquei o motorzinho e resolvi

O problema todo estava nos contatos internos do motorzinho dos limpadores; estavam gastos e davam mal contato. O jeito foi botar um motorzinho novo, aí resolveu.

é...

tambem estou com o problema...

vou em cima do motorzinho pq o que já ouvi de eletricista dizendo que é o comando de seta....

olha galera não sei se a de vcs são igual a minha e a do meu irmão.. olha o motor verifica atras dele que tem um espaço com um parafuso fenda esse parafuso é o responsavel por travar ele quando deve parar de uma giradinha cerca de 3mm pra direita e verifica se para

Usuário
    Entrada
    07/04/2011

Exclamation Me ajudem!!!

Estou com uma ranger de um cliente e ela esta roubando carga da bateria.
    No multimetro ela rouba 0,20A. Tem um fio que sai negativo do modulo GEM e alimenta o Rele Econiomizador da Bateria. Ja troquei o modulo GEM e nada. Foi simplesmente instalada uma camera de ré, e depois começou com esse problema. Desinstalei tudo quanto é acessorio do carro e nada.

Módulo GEM, o incompreendido...

Citação Postado originalmente por Graffiti Ver Post
    Estou com uma ranger de um cliente e ela esta roubando carga da bateria.
    No multimetro ela rouba 0,20A. Tem um fio que sai negativo do modulo GEM e alimenta o Rele Econiomizador da Bateria. Ja troquei o modulo GEM e nada. Foi simplesmente instalada uma camera de ré, e depois começou com esse problema. Desinstalei tudo quanto é acessorio do carro e nada.
    O módulo GEM leva a culpa injustamente em 99,99% dos casos.

O economizador apenas desliga a lampada do teto caso ela seja esquecida ligada.

Para descobrir pra onde a corrente está sendo drenada basta retirar um fusível de cada vez...
    L200 Triton AT 3.2 2010

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. modulo de injeção doido?
      Por xamicolo no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 8
      Última resposta: 24/08/2008, 06:17
    2. Modulo ignição do gol no cj
      Por Teseu no fórum Jeep Willys
      Respostas: 0
      Última resposta: 08/11/2007, 13:56
    3. Respostas: 13
      Última resposta: 27/09/2007, 23:41
    4. Pajero: queimou o modulo.. 2400 a original..
      Por tonturinha no fórum Mitsubishi
      Respostas: 2
      Última resposta: 27/02/2005, 19:27
    5. Modulo MAF na internet.
      Por Eduardo Thum no fórum Suzuki
      Respostas: 4
      Última resposta: 07/07/2004, 23:38

Permissões de Postagem