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  • #1

    Ar condicionado Ranger 2.5




    O AC da minha Ranger parou de funcionar neste último fim de semana. Verifiquei que não tinha mais o gás no sistema.

    Hoje levei a um especialista que encontrou um tubo de alumínio que se desgastou por estar em contato com um dos chicotes da fiação do motor. Fiquei impressionado com a forma com que um conduite de plástico desgastou uma peça feita de alumínio.

    Esse tubo de alumínio vai conectado a uma mangueira de borracha de alta pressão que estava praticamente podre com a borracha se desmanchando, já com bolhas a ponto de estourar. Pelo jeito se o tubo de alumínio não furasse a mangueira estourava.

    Como essas peças ficam logo em baixo do filtro de diesel e todas as vezes que esse filtro é trocado, a coitada da mangueira toma um banho de diesel e essa deve ser a explicação para o seu estado.

    Final da brincadeira: R$400,00 incluindo a higienização do sistema. Por falar em higienização, era de dar medo o estado do evaporador, de tanta sujeira que tinha ali. Um verdadeiro brejo. Não da pra acreditar que eu vinha respirando o ar que passava por ali...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #2
    Walter, parece q nenhuma dessas camionetes vem com filtro para purificaçao do ar...
    Voce sabe ce é real mesmo? e o motivo?
    abrass
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #3
    Citação Postado originalmente por murilloaquino Ver Post
    Walter, parece q nenhuma dessas camionetes vem com filtro para purificaçao do ar...
    Voce sabe ce é real mesmo? e o motivo?
    abrass
    A Ranger pelo menos não vem com filtro pólem. Não sei porque não...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    A ranger nao vem, a S-10 tambem nao vem e nem a frontier...
    agora o motivo...
    nao sei
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #5
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    Bem diferente do teu problema Walter, outro dia o compressor parou de acionar, comecei procurando pelo sistema elétrico e descobri o fio preto que entra no conector do compressor quebrado bem embaixo da borracha de vedação. O pior é que eu descasquei o fio com os dentes e emendei. Tenho que soldar aquilo pois o verão vem chegando e o uso do ar condicionado já está sendo diário. Tinha até esquecido daquele quebra-galho...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    2º problema da Ranger além da caixa de direção.

    De uma ou duas semanas para ca, o Ar da Ranger esta da seguinte forma. Pela manhã cedo, quando eu ligo o carro e ligo o Ar ele funciona que é uma beleza. Vou no caminho para o trabalho com o Ar funcionando sem problema, quando chego em algum sinal depois mais ou menos da metade do caminho, ou seja, com o motor quente, o Ar simplesmente para de funcionar. O Ar so esta voltando a funcionar quando eu estou esticando as marchas entre 2.500 e 2.800 rpm ... se eu andar abaixo desse Rpm ele para de funcionar.

    Levei a um "especialista...aff".. testou o Gas e tava com a carga OK, testou os pressostato de alta e baixa e tudo OK. Verificou vazamento no compressor e tdo ok.

    Ai o especialista não sabe o que é, mas esta achando que é algo eletrico como falta de corrente quando se anda em baixa rotação.

    Alguem tem alguma idéia ou ja passou por isso???

  • #7
    Citação Postado originalmente por Pequeno jr Ver Post
    2º problema da Ranger além da caixa de direção.

    De uma ou duas semanas para ca, o Ar da Ranger esta da seguinte forma. Pela manhã cedo, quando eu ligo o carro e ligo o Ar ele funciona que é uma beleza. Vou no caminho para o trabalho com o Ar funcionando sem problema, quando chego em algum sinal depois mais ou menos da metade do caminho, ou seja, com o motor quente, o Ar simplesmente para de funcionar. O Ar so esta voltando a funcionar quando eu estou esticando as marchas entre 2.500 e 2.800 rpm ... se eu andar abaixo desse Rpm ele para de funcionar.

    Levei a um "especialista...aff".. testou o Gas e tava com a carga OK, testou os pressostato de alta e baixa e tudo OK. Verificou vazamento no compressor e tdo ok.

    Ai o especialista não sabe o que é, mas esta achando que é algo eletrico como falta de corrente quando se anda em baixa rotação.

    Alguem tem alguma idéia ou ja passou por isso???
    Exatamente o mesmo problema que o meu.

    Em dias quentes, com o motor em baixa rotação ele desarma e só rearma se tacar o pé no acelerador.

    Levei ontem na respectiva oficina onde constataram tudo ok. O técnico sugeriu que desse uma olhada na ventoinha, pois parece que ela tem um segundo estágio que não está armando o que ocasiona um superaquecimento do sistema.

  • #8
    Usuário Avatar de Paulo Medeiros
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    Olá amigos voceis já verificaram o acoplamento do compressor com a correia? Logo que adiquiri a minha viatura o ar tava com um problema semelhante. Como o carro estava na garantia levei na oficina que prestava serviço p/a loja e o meca foi direto na arruela da polia que segundo ele desgasta-se e o acoplamento da polia c/o compressor não fica perfeito, depois disto nunca mais deu defeito. Ele somente somente travou a polia retirou a porca retirou a arruela e substituiu por uma nova que tinha uma espessura ligeiramente maior. fácil fácil.

  • #9
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    Smile

    Citação Postado originalmente por Paulo Medeiros Ver Post
    Olá amigos voceis já verificaram o acoplamento do compressor com a correia? Logo que adiquiri a minha viatura o ar tava com um problema semelhante. Como o carro estava na garantia levei na oficina que prestava serviço p/a loja e o meca foi direto na arruela da polia que segundo ele desgasta-se e o acoplamento da polia c/o compressor não fica perfeito, depois disto nunca mais deu defeito. Ele somente somente travou a polia retirou a porca retirou a arruela e substituiu por uma nova que tinha uma espessura ligeiramente maior. fácil fácil.
    Essa peça se chama Cubo da Embreagem do Compressor geralmente tem 3 rebites que segura o disco no cubo quando o desgaste do disco está muito avançado o rebite interno desgasta e o disco fica solto se debatendo . solução trocando o mesmo

    Espero ter ajudado

  • #10
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    Cubo da Embreagem do Compressor

    A peça se chama Cubo da Embreagem do Compressor geralmente tem 3 rebites que prende o disco no cubo quando o desgaste do disco está muito avançado a parte do rebite interno se desgasta fazendo o disco ficar se debatendo .

    Solução: A troca do mesmo



    Espero ter ajudado

  • #11
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Citação Postado originalmente por alexpioli Ver Post
    Exatamente o mesmo problema que o meu.

    Em dias quentes, com o motor em baixa rotação ele desarma e só rearma se tacar o pé no acelerador.

    Levei ontem na respectiva oficina onde constataram tudo ok. O técnico sugeriu que desse uma olhada na ventoinha, pois parece que ela tem um segundo estágio que não está armando o que ocasiona um superaquecimento do sistema.
    A minha também apresentou esses sintomas a uns 2 anos. Depois de um vai e volta a um "especialista" em AC. Como o cara não sabia mesmo o que estava fazendoeu tinha perdido a confiança na capacidade técnica da oficina.

    Voltei a pesquisar no 4x4brasil e encontrei essa dica de diminuir o espaço da embreagem magnética, retirando arruela ou trocando por umas mais fina (tem tópico com foto e tudo explicando o processo), depois de implementá-la zero problema no AC.
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    A minha também apresentou esses sintomas a uns 2 anos. Depois de um vai e volta a um "especialista" em AC. Como o cara não sabia mesmo o que estava fazendoeu tinha perdido a confiança na capacidade técnica da oficina.

    Voltei a pesquisar no 4x4brasil e encontrei essa dica de diminuir o espaço da embreagem magnética, retirando arruela ou trocando por umas mais fina (tem tópico com foto e tudo explicando o processo), depois de implementá-la zero problema no AC.
    KKK

    Mais um tópico fenix !!!!

    Mas respondendo ... a solução da minha foi a mesma coias. So retirou a arruela e colocou uma mais fina e pronto .. nunca mais deu problema

    Na verdade, o que ocorre depois que fiz o motor é que qdo estou com o ar ligado e aciono a tração, o ar vai todo para os vidros (desembaçador) e depois de alguns minutos volta para os direcionadores de ar.

    Estou na busca da solução e não entendi o que tem haver o acionamento da tração a ventilação.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

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