Boa noite!
Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, se alguém souber,
A respeito do funcionamento do motor da Ranger 2.3 Duratec,
Mais especificamente sobre a temperatura de funcionamento,
A minha Ranger sempre marca frio. A única situação em que o marcador de temperatura sobe para perto do meio é quando ligo o ar condicionado.
Minha dúvida é se o normal dela é funcionar assim sempre com o marcador apontando o carro frio.
No início achei que poderia estar sem o miolo da válvula termostática mas retirei a carcaça e ela está lá no lugar e funcionando.
Boa noite!
Gostaria de tirar uma dúvida com vocês, se alguém souber,
A respeito do funcionamento do motor da Ranger 2.3 Duratec,
Mais especificamente sobre a temperatura de funcionamento,
A minha Ranger sempre marca frio. A única situação em que o marcador de temperatura sobe para perto do meio é quando ligo o ar condicionado.
Minha dúvida é se o normal dela é funcionar assim sempre com o marcador apontando o carro frio.
No início achei que poderia estar sem o miolo da válvula termostática mas retirei a carcaça e ela está lá no lugar e funcionando.
Grato,
Tambem tenho a mesma duvida,
tenho um Tio com uma ranger, com esse motor. e acontece o mesmo
Tambem tenho a mesma duvida,
tenho um Tio com uma ranger, com esse motor. e acontece o mesmo
aconselho a trocar a valvula termostatica deve ter algum problema. já tive duas ranger com esse motor e sempre fica a temperatura no meio do marcador.
Eu descobri que pra esse motor tem dois sensores de temperatura. To desconfiado que possa ser neles o problema, fazendo o painel marcar errado. No meu caso acredito que não seja a válvula termostática porque cheguei a retirar ela e fazer o teste na panela e está funcionando. O duro é que se for algum desses sensores eles custam caro. Mas é uma suposição minha, vou levar no eletricista pra ver se ele descobre.
Eu descobri que pra esse motor tem dois sensores de temperatura. To desconfiado que possa ser neles o problema, fazendo o painel marcar errado. No meu caso acredito que não seja a válvula termostática porque cheguei a retirar ela e fazer o teste na panela e está funcionando. O duro é que se for algum desses sensores eles custam caro. Mas é uma suposição minha, vou levar no eletricista pra ver se ele descobre.
A 2.3 DOHC realmente tem dois sensores e é muito difícil achar informações sobre o sensor de temperatura de líquido de arrefecimento na internet, é um sensor que fica entre a tampa de válvula e a corta fogo e que pra trocar é um PESADELO, ou remove a tampa, ou desloca o motor pra frente ou inventa uma chave extensora mágica, mesma coisa do duto onde ele trabalha.
O sensor CHT que fica no cabeçote não manda informação pro painel, ele é apenas uma redundância da central que em caso de superaquecimento do cabeçote avisa a central pra que ela tome as providências.
O mais chato vai ser encontrar o sensor certo, muitas lojas vendem paralelos que não dão a indicação certa no painel ou queimam muito rápido.
Respondi o mesmo no outro tópico. Passei pelo mesmo problema com a minha xls 2.3 2008.... Fiz o famoso "chá" de termostática e constatei que a mesma aparentava estar funcionando perfeitamente. Chateado e sem pensar no bolso, comprei uma termostática completa original no mercadolivre, por RS 190 bozos, e instalei hoje na ranger. Resolveu o problema imediatamente. Em menos de 1 km o ponteiro já estava no meio do marcador e ali ficou. Dei uma passeada de uns 8 kms... Show!!!
Adeus a mais uma chateação na minha "La Negra!!!!"
Respondi o mesmo no outro tópico. Passei pelo mesmo problema com a minha xls 2.3 2008.... Fiz o famoso "chá" de termostática e constatei que a mesma aparentava estar funcionando perfeitamente. Chateado e sem pensar no bolso, comprei uma termostática completa original no mercadolivre, por RS 190 bozos, e instalei hoje na ranger. Resolveu o problema imediatamente. Em menos de 1 km o ponteiro já estava no meio do marcador e ali ficou. Dei uma passeada de uns 8 kms... Show!!!
Adeus a mais uma chateação na minha "La Negra!!!!"
João/Saquarema
Opa, obrigado pela resposta! Vou experimentar fazer o mesmo com a minha então! Cheguei a comprar uma válvula termostática nova porém retirei a que está no carro e fiz o teste do fogão e como funcionou devolvi ela no lugar...
Boa noite.
Tenho uma Ranger 2.3 tb que trabalha fria.
Como é o procedimento para troca da termostatica?
Costumo fazer algumas coisas eu mesmo na caminhonete, mas não sei como funciona essa substituição, precisa tirar todo a agua do sistema de arrefecimento?
Boa tarde, meu camarada.
Só precisa remover a carcaça. Logicamente, cairá uma parte do líquido de arrefecimento.
O problema é a surpresa depois: nas minhas duas rangers, quando solucionei a temperatura fria, o motor mostrou que estava queimando óleo...
Boa noite.
Tenho uma Ranger 2.3 tb que trabalha fria.
Como é o procedimento para troca da termostatica?
Costumo fazer algumas coisas eu mesmo na caminhonete, mas não sei como funciona essa substituição, precisa tirar todo a agua do sistema de arrefecimento?
O lugar é um pouco apertado mas dá pra fazer em casa..não me lembro a medida exata mas acho que é 9 ou 10..na chave fixa vai soltar 3 parafusos da carcaça da válvula termostática e soltar duas mangueiras...recomendo usar um alicate próprio para soltar abraçadeiras de pressão senão vai sofrer um bocado pra fazer o serviço. Na hora que soltar tudo vai vazar água por ali...depois é só completar novamente pelo reservatório.
Boa tarde, meu camarada.
Só precisa remover a carcaça. Logicamente, cairá uma parte do líquido de arrefecimento.
O problema é a surpresa depois: nas minhas duas rangers, quando solucionei a temperatura fria, o motor mostrou que estava queimando óleo...
Muito estranho, mesmo. Minha ranger anterior era ano 2007. Cheguei a abrir um tópico sobre isto aqui no site. Retirava a termostática, ficava frio e não queimava óleo; voltava a termostática, funcionava a noventa graus e começava a queimar o óleo, uma vez que o 5x30 fica muito fino quando quente, imagino.
Nesta ranger, dei sorte. Fizemos somente a troca dos anéis e resolveu.