Postado originalmente por
paulorl
Bom, já deu pra perceber que a quarentena não está tão tranquila assim de tempo livre, rsrs, mas hj fiz mais uma minúscula modificação, de repente vale a pena documentar, pode ajudar alguém!
Minha atual bateria (moura de 70Ah) já estava a tempos me dando trabalho, a carga dela estava caindo muito rápido e me deixando na mão. Ontem lavei o carro escutando radio, quando terminei dei partida, pegou, e coloquei na garagem. Hoje cedo tirei o sensor termostatico do ar condicionado do meu outro carro, e fui testar na ranger, eu ia ligar o ar dela para gelar o sensor e ver no multímetro se ele estava abrindo, só que ela não deu partida, começou a virar o motor de partida e parou no meio. Cansei de passar aperto e resolvi pegar uma bateria nova. Pesquisando, encontrei uma Heliar EFB de 72Ah com cca de 700Ah pelo preço de uma moura comum igual a que eu tinha (530 reais). Não pensei duas vezes e peguei a EFB.
Porém a caixa dela é um pouco mais alta, e o suporte que prende a bateria ficou mais alto. Tive que fazer um novo “pescador” (aquela vareta que prende na parte de baixo da caixa de bateria). Comprei uma barra rosqueada na medida igual, cortei e dobrei. Essas barras são ruins pra dobrar porque elas quebram, mas na segunda tentativa deu certo!
Para não ter que subir a altura no painel frontal (fiquei com receio de pegar na tampa), inclinei o suporte utilizando uns pezinhos de borracha que eu tinha sobrando aqui em casa (estão na foto acima, 4), e coloquei do lado onde vai a tal varetinha. Ficou firme, parafusei e coloquei uma porca borboleta por cima para travar melhor.
Em relação a bateria, ainda não deu para experimentar muito, dei apenas 4 partidas depois da instalação, mas achei visível a diferença pra ligar o carro, me da a impressão que vira mais fácil o motor de partida. Espero que não seja só impressão! Mas a corrente de partida dela é bem alta, então devo estar certo mesmo!
É isso aí, pequenos projetos mas que podem impulsionar grandes ideias! Olha que filósofo rsrs
Abraco!