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Visão do Encadeamento

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    Usuário Avatar de RicardoFLN
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    31/10/2014
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    Válvula Anti-chama MAXION 2.5/2.8




    Pessoal,

    Essa fim de semana fiz a medição da pressão do cárter do meu velho Maxion 2.5, que está nos 290k.
    Qual não foi minha surpresa ao descobrir que o sistema de respiro do cárter não funciona direito, mesmo sendo minha válvula anti-chama nova.
    Adaptei uma tomada de pressão no bocal da tampa de óleo e procedi as medições com motor quente na marcha lenta, que teoricamente é a situação onde há mais escape de pressão pelos anéis do pistão, consequentemente mais pressão no cárter.
    Com tudo no lugar, a pressão do cárter chegou a 4,3 polegadas de Mercúrio (in.Hg). Soltei então a mangueira de saída da anti-chama, que está conectada a admissão da turbina, e qual não foi a surpresa de ver que o nível de pressão se manteve o mesmo!
    A recomendação é que a pressão do cárter seja de 0,5 in.Hg, isso evita que retentores e gaxetas deixem escapar óleo e ao mesmo tempo evita que resíduos entrem pra dentro do motor.
    Seguindo, fiz a medição desconectando a mangueira que liga o bloco a tampa de válvulas. No caso a pressão foi completamente aliviada. O problema nessa situação é que além do vapor, saiam muitas gotículas de óleo junto.
    A questão agora é como trazer essa pressão para níveis aceitáveis, uma vez que o sistema original é disfuncional.
    Minha primeira ideia foi retirar a anti-chama original e fazer um "catch pot" para segurar o óleo, deixando-o aberto para atmosfera.
    No entanto nessa configuração acredito que eu vá perder muito óleo, o que me fez então optar por fazer uma alteração na válvula anti-chama.
    Ela vai continuar exatamente no local original presa a tampa de válvulas, vou fazer a retirada do diafragma superior pós-ciclone. Para quem não entende como funciona, aqui vai uma breve explicação: os vapores com gotículas entram no ciclone que faz com que as gotículas se aglutinem e precipitem, saindo pela parte inferior do ciclone que é ligada ao cárter (abaixo do nível do óleo, afogado). Os vapores sobem pelo centro do ciclone e passam para uma câmara com o diafragma, e então tomam o caminho da admissão da turbina. Ok, mas qual a função do diafragma? Quando a turbina é exigida e a pressão de sucção é grande, o diafragma fecha a passagem dos vapores que saem do ciclone. Faz isso para evitar que o óleo seja succionado do cárter pelo retorno de óleo do ciclone, que como eu disse anteriormente está afogado.
    Isso não será problema, pois vou desconectar a saída da anti-chama da admissão e conecta-la a um "catch pot" que estará aberto para atmosfera. Trocando em miúdos vou fazer um sistema um pouco mais refinado do que os dos 1113!!
    -anti-chama.jpg
    Anti-chama, ciclone e diafragma
    -img_20190521_101302.jpg
    Retirada do diafragma
    -img_20190520_093703.jpg-img_20190520_094255.jpg
    Medições com medidor de pressão absoluta

    Com isso tudo espero chegar a níveis de pressão dentro do cárter aceitáveis, sem fazer lambuzeira de óleo por aí.
    A anti-chama sem diafragma já está pronta. Juntando os materiais pra fazer um catch pot.

    Sds.
    4X4 Brasil
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

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