Pessoal,
Dei uma olhada sobre isso no fórum também e não achei nada parecido, muito embora tenha achado possíveis explicações... mas me pareceu meio extremo demais pra ser verdade.
Desde que comprei a Ranger, reparei que no 4x4 pesado morro acima, trânsito pesado na rua ou no congestionamento fervente na BR-040 que peguei semana passada, o ponteiro de temperatura no painel sempre fica de cuca super fria, marcando lá antes do limite inferior (mas não no curso mínimo do marcador).
Daí quando pego uma velocidade, ele começa a marcar lá no nível médio/alto. Nada alarmante, mas eu esperava que 1h em lenta, trânsito parado e sol quente, era pra a temperatura chegar pelo menos a 1/2 (quando ele liga o ventilador e dá uma refrescada).
Aliás, eu acho que o ventilador do radiador tá ficando 100% do tempo ligado; qualquer momento que eu ligo a ranger, o ventilador fica lá rodando. Não sei se isso é normal...
Agora, quando fico num engarrafamento ou trânsito lento por muito tempo, não sei se a coisa está torrando lá dentro. Quente está, quando abro o capô, vem todo aquele calor. É normal isso na Ranger?..
Na D-20 turbo eu sei que é diferente. Quando a gente está num morro acima na roça (principalmente um longo), de 1.a ou 2.a, ela falta ferver. Quando pega um trecho que dá pra ir a uns 40-60/hora ela resfria rapidinho. Isso eu testemunhei dirigindo a Miura do meu pai (que é montada em cima da D-20).
Por isso, isso tá me preocupando muito na ranger, muito embora eu tenha visto em posts aqui no fórum o pessoal falando que por causa do turbo (que a D-20 tem -- inclusive aquele indicador de pressão que é muito legal!), a viatura costuma esquentar mais em alta velocidade (quando demanda mais do turbo por causa das marchas fracas).
Mas até aí tudo bem, mas já ficar gelada num trânsito lento e intenso pra mim é um tantão estranho.
É assim mesmo que a temperatura na ranger funciona?? Valeu!