Postado originalmente por
agardim
Olá pessoal,
Pesquisei muito aqui no forum e em outros lugares e não encontrei a resposta.... Por isso estou abrindo o tópico aqui com esta pergunta para me ajudar e ajudar outros que estejam na mesma situação que eu.
A menos de 1 mes comprei um TR4 usado, ano 2006... Comprei em loja de revenda, portanto não tive contato com o antigo dono para poder tirar dúvidas.
Até então nunca tinha tido nem a curiosidade de engatar a tração... Ontem, pela primeira vez, resolvi engatar para fazer um teste e fiquei confuso com a indicação dada no painel.
Consultei o manual do carro, mas não ficou claro algumas coisas:
1) Ao engatar o 4x4 (sem bloqueio), os LEDs que representam os 2 pneus dianteiros no painel ficaram piscando... Pelo que entendi do manual, eles deveriam parar de piscar em pouco tempo! Porém andei mais de 20 Kms e eles continuaram piscando.... Enfim, ele deve piscar mesmo o tempo todo, ou deveria acender rapidamente? Se ficar só piscando, pode indicar que a tração não está engatada?
2) Ao engatar a 4x4 (com bloqueio), o LED do bloqueio também ficou piscando.... Ele deveria permanecer aceso? Ou fica só piscando também?
No caso da 4x4 comum não consegui perceber pelo comportamento do carro se estava ou não engatada, já que é minha primeira experiencia com carro 4x4... Ainda não sei distinguir diferenças assim.
Porém, com a 4x4 bloqueada, ao tentar fazer uma curva fechada em baixa velocidade para entrar na garagem, o carro praticamente travou, não ia pra frente! Como não conheço, fiquei com medo de forçar. Voltei ele para 4x4 não bloqueada e fui pra frente novamente. Ouvi um forte estralo e ele andou (espero que seja normal).
Depois, lendo o manual e aqui o forum, vi que isso deve indicar que o bloqueio funcionou, pois o carro, fazendo uma curva fechada para entrar na garagem, gira as rodas em velocidades diferentes (as que ficam pra dentro em relação as que firam pra fora da curva)... como está travado, a tendencia é que elas sejam arrastadas e ai provoca esta "travada" do carro.
Bom, se alguém puder postar certinho o comportamento correto dos LEDs do painel em um TR4, agradeço muito!
Obrigado!