Boa noite a todos,
Lendo estes comentários acima sobre aquecimento do motor, vou relatar um fato ocorrido comigo há pouco: estava eu lá trabalhando com um trator massey, com aquele motorzinho porreta 4.236, comprado novo, e depois de algumas horas de serviço, a temperatura começou a subir; subia e depois caía; e ficou nesse sobe e desce até à tarde, quando o sensor da temperatura pifou. Trabalhar com um motor aquecendo e sem sensor não tem como, né. Resolvemos, eu e meu irmão, dar um trato na máquina. compramos um sensor, uma válvula termostática, aditivo radiex, e iniciamos os trabalhos. Desmontamos o radiador, que estava bastante obstruído de sujeira, lavamos ele e reinstalamos novamente, juntamente com o sensor e a válvula, esta última foi substituída por mim. Pois bem, tudo no lugar, fui fazer uma terraplanagem com a lamina traseira; o ponteiro da temperatura insistia em permanecer parado. Pensei logo que o danado do sensor veio com defeito, depois verifiquei os fios e conectores, não encontrei nada de errado.
No outro dia, fazendo uma alto crítica dos trabalhos no sistema de arrefecimento, questionei-me a respeito de ter colocado a válvula termostática ao contrário. Bingo. Acertei em cheio: estando a válvula ao contrario, o sensor parecia estar inativo, depois de instalada corretamente a válvula, tudo funcionou perfeitamente.