Bom dia a todos.

Não sei se estou postando no lugar correto, porém não achei em específico um tópico parecido para poder realizar a pergunta, então vamos lá.
Meu pai possui uma F-1000 95/95 cabine dupla (cabinagem em aço, não é fibra) e está fechando agora 760K km originais sem retífica. E ele está pensando seriamente em ficar com ela mais alguns anos (estamos 15 com ela, e antes era do meu tio desde zero).
A alguns anos, ele queria uma caixa mais alongada, e por isso foi adaptado uma caixa de silverado (para mim ficou longa demais). A questão é que o motor está começando a fumacear branco demais quando frio, e fumacear meio cinza claro quando quente, mostrando que está um pouco cansado já. Ai vem a questão as quais eu estou indagando com ele e estamos pensando:

1 - fazer o motor 229, e colocar uma turbina maior (a original está otima, sem folga ou vazamentos, nunca retificada, mas não sei se tem como aumentar ou abrir ela de forma a ganhar potencia), e ja aproveitaria para colocar um intercooler.

2 - tentar achar um X10 6cc da 250 ou silverado, para aproveitar a caixa mais longa. (problema desta opção está em achar um motor 6cc condizente com a realidade de valores).

Aproveitar o tópico, e perguntar. a Caixa da direção é a original, e para mim (meu veio ja está acostumado) esta com uma folga considerável. Existe alguma caixa que poderia substituir esta? (original nova nao acha, apenas retificada) ou alguma q de pra adaptar que tenha mais resistência?