Postado originalmente por
blackbr1
Bjordan,
Amigão, a minha funciona com o ponteiro bem comportado, de manhã está abaixo do indicador, ligou ela por uns 30 minutos e o ponteiro sobe para a metade do marcador de temperatura e estaciona ali.
Eu rodei muito tempo sem válvula termoestática e meu ponteiro demorava para começar a subir, como os trajetos na cidade são curtos, nunca percebi nada. Um dia aqui na terra da garoa, peguei um nega engarrafamento e percebi o carro quente demais, ponteiro estava na metade, mais 5 minutos e tinha subido um pouco e já parei o carro.
Na estrada acho difícil ter problemas com temperatura mas todo cuidado é pouco.
Por exemplo, hoje acabei de comprar aditivo para o radiador, vou fazer uma limpeza esse final de semana, aqui em São Paulo foi uma semana muito quente e exige mais do sistema de arrefecimento, por esse motivo resolvi dar uma ajudinha com o aditivo novo, que demora mais para aquecer e além disso limpa o sistema.
O meu sistema de arrefecimento funciona muito bem, mas já fiz tudo isso antes de ter problemas:
- troca das mangueiras
- troca daquela válvula Y (esqueci o nome)
- adicionei a válvula termoestática
- limpeza do sistema periodicamente
- esqueci o nome da peça, mas a minha veio faltando a proteção do ventilador do motor, tipo um duto de ar, aquela que direciona o ar do ventilador até o radiador.
É isso, espero ter ajudado.
Abs,
Bruno