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Manutenção de Ranger 2.5 Turbo Diesel Motor Maxion

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  • 17/10/2015, 11:33
    blackbr1
    Bjordan,

    Amigão, a minha funciona com o ponteiro bem comportado, de manhã está abaixo do indicador, ligou ela por uns 30 minutos e o ponteiro sobe para a metade do marcador de temperatura e estaciona ali.

    Eu rodei muito tempo sem válvula termoestática e meu ponteiro demorava para começar a subir, como os trajetos na cidade são curtos, nunca percebi nada. Um dia aqui na terra da garoa, peguei um nega engarrafamento e percebi o carro quente demais, ponteiro estava na metade, mais 5 minutos e tinha subido um pouco e já parei o carro.

    Na estrada acho difícil ter problemas com temperatura mas todo cuidado é pouco.

    Por exemplo, hoje acabei de comprar aditivo para o radiador, vou fazer uma limpeza esse final de semana, aqui em São Paulo foi uma semana muito quente e exige mais do sistema de arrefecimento, por esse motivo resolvi dar uma ajudinha com o aditivo novo, que demora mais para aquecer e além disso limpa o sistema.

    O meu sistema de arrefecimento funciona muito bem, mas já fiz tudo isso antes de ter problemas:
    - troca das mangueiras
    - troca daquela válvula Y (esqueci o nome)
    - adicionei a válvula termoestática
    - limpeza do sistema periodicamente
    - esqueci o nome da peça, mas a minha veio faltando a proteção do ventilador do motor, tipo um duto de ar, aquela que direciona o ar do ventilador até o radiador.


    É isso, espero ter ajudado.

    Abs,
    Bruno
  • 17/10/2015, 14:38
    leoss
    O motor HSD 2.5 é um motor que não costuma dar dor de cabeça com sistema de arrefecimento.

    È difícil dizer se a temperatura está normal ou não tomando como base o painel do carro. Não me recordo bem, mas a temperatura de trabalho ideal desse motor é 98-102 graus.

    A melhor Maneira de saber se está esquentando ou não é funcionar o carro e colocar um termômetro digital (vende em casas de ferramentas para oficina) nas mangueiras.

    Ford Abraço!!
  • 18/10/2015, 10:40
    bjordan
    Citação:

    Postado originalmente por blackbr1 Ver Post
    Bjordan,

    Amigão, a minha funciona com o ponteiro bem comportado, de manhã está abaixo do indicador, ligou ela por uns 30 minutos e o ponteiro sobe para a metade do marcador de temperatura e estaciona ali.

    Eu rodei muito tempo sem válvula termoestática e meu ponteiro demorava para começar a subir, como os trajetos na cidade são curtos, nunca percebi nada. Um dia aqui na terra da garoa, peguei um nega engarrafamento e percebi o carro quente demais, ponteiro estava na metade, mais 5 minutos e tinha subido um pouco e já parei o carro.

    Na estrada acho difícil ter problemas com temperatura mas todo cuidado é pouco.

    Por exemplo, hoje acabei de comprar aditivo para o radiador, vou fazer uma limpeza esse final de semana, aqui em São Paulo foi uma semana muito quente e exige mais do sistema de arrefecimento, por esse motivo resolvi dar uma ajudinha com o aditivo novo, que demora mais para aquecer e além disso limpa o sistema.

    O meu sistema de arrefecimento funciona muito bem, mas já fiz tudo isso antes de ter problemas:
    - troca das mangueiras
    - troca daquela válvula Y (esqueci o nome)
    - adicionei a válvula termoestática
    - limpeza do sistema periodicamente
    - esqueci o nome da peça, mas a minha veio faltando a proteção do ventilador do motor, tipo um duto de ar, aquela que direciona o ar do ventilador até o radiador.


    É isso, espero ter ajudado.

    Abs,
    Bruno

    é vou dar uma olhada nisso , a pesar de não ter ido para o vermelho não me parece nomal , trocar o fluido do radiador esta na minha lista


    vou medir a temperatura mesmo , vamos ter uma ideia numérica de como ele esta
  • 19/10/2015, 09:26
    Curiójp
    Amigo não sei se a dica vai servir para a F1000 porém a minha Ranger não estava marcando certo a temperatura fiz todos os testes , troquei sensor de temperatura do motor , conferi fiação , e no final descobri aqui no forum que era a falta da valvula termostatica , comprei uma nova original montei e resolvido o ponteiro trabalhando certinho ,, espero que ajude , .

    abs
  • 19/10/2015, 09:43
    Curiójp
    1 Anexo(s)
    Anexo 514558 Este manual é do motor 2.5 maxion euro I e II nesta pagina fala que esta algo entre 86 e 102 ºC veja se ajuda !!!
  • 19/10/2015, 13:29
    SZandona
    Black, se todo o sistema de arrefecimento da tua ranger já foi revisado e ela passa da escala normal somente em situações de esforço sem ventilação por velocidade, confere se a embreagem viscosa está com pressão suficiente, que é feita pelo gel que fica dentro daquela polia. Precisei trocar na minha, que é 2.8, mas o sistema é igual. No meu caso, verificamos pouca resistência do ventilador, o qual seguramos parado facilmente após o motor estar em temperatura normal de trabalho. Ao tirar a embreagem viscosa para conferir, o sistema apresentava vazamento visível do gel que é o que pressiona o interior dessa embreagem para acoplar o ventilador, fazendo com que ele girasse, mas em velocidade insuficiente para a refrigeração em situações de maior exigência.
  • 19/10/2015, 17:27
    bjordan
    Citação:

    Postado originalmente por Curiójp Ver Post
    Anexo 514558 Este manual é do motor 2.5 maxion euro I e II nesta pagina fala que esta algo entre 86 e 102 ºC veja se ajuda !!!

    ajuda bastante

    tenho um termometro IR vou medir

    você tem esse manual no computador , tem como passar para mim ?
  • 22/10/2015, 11:03
    blackbr1
    Citação:

    Postado originalmente por SZandona Ver Post
    Black, se todo o sistema de arrefecimento da tua ranger já foi revisado e ela passa da escala normal somente em situações de esforço sem ventilação por velocidade, confere se a embreagem viscosa está com pressão suficiente, que é feita pelo gel que fica dentro daquela polia. Precisei trocar na minha, que é 2.8, mas o sistema é igual. No meu caso, verificamos pouca resistência do ventilador, o qual seguramos parado facilmente após o motor estar em temperatura normal de trabalho. Ao tirar a embreagem viscosa para conferir, o sistema apresentava vazamento visível do gel que é o que pressiona o interior dessa embreagem para acoplar o ventilador, fazendo com que ele girasse, mas em velocidade insuficiente para a refrigeração em situações de maior exigência.


    SZandona, super dica.. obrigado mesmo. Não tinha verificado isso ainda.

    Eu fui verificar o ventilador, aparentemente está ventilando super bem e sem sinal de vazamentos. Tentei segurar o ventilador e me pareceu bem firme também. :curtir:


    A minha ranger oficialmente não esquenta no dia a dia, depois desse episodio com muito transito foi que comecei a verificar cada item e ajustei o que estava errado seguindo as dicas aqui do fórum.

    Meu próximo passo é trocar os isolamentos térmicos do capô e cortina de fogo, só para garantir que o calor de fora diminua sua influência dentro da temperatura debaixo do capô e dentro da cabine.

    Aqui em SP está fazendo muito calor esses dias, o ponteiro segue normal mas independente disso acho que o sistema todo trabalha muito mais para manter a temperatura nesses casos, por esse motivo gostaria de reduzir isso.

    Abs
  • 23/10/2015, 10:48
    Curiójp
    Bjordan é a primeira vez que eu passo algum manual , vou deixar o link que joga direto no manual em pdf abaixo , se tiver dificuldade me mande seu email que anexo pra voçe e te mando ok..

    http://www.dicesarautopecas.com.br/_...anualHS25L.pdf

    Abs
  • 24/10/2015, 20:39
    bjordan
    curiójp

    deu certo , valeu mesmo
  • 18/11/2015, 20:05
    blackbr1
    SZandona ,

    Parece que você adivinhou.... Hoje a temperatura subiu e nada de vazamentos.

    Pelo que li aqui no site, realmente o problema parece ser no acoplamento viscoso.

    Vou desmontar tudo e verificar se há vazamentos conforme falou.


    Valeu,
    Abs
  • 19/11/2015, 13:36
    SZandona
    Black, você pode retirar a polia junto com o ventilador usando uma chave de boca (se nâo me engano é 32, mas não tenho certeza). Se a chave não entra entre o motor e o ventilador, sugiro encontrar uma chave mais fina, para poder retirar a polia junto com o ventilador sem precisar desmontar mais nada. Boa sorte!

    Valeu Abs
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