x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
    Usuário
    Entrada
    22/04/2015
    Local
    Goiânia/GO
    Agradecimentos: 0

Há como aumentar a potência do motor 2.5 td da Ranger 2001?

Olá,
    Adquiri uma Ranger 2001 motor 2.5 tb. Antes de fechar negócio andei em muitas outras Rangers do mesmo ano e motor. Algumas pareciam ter muito mais potência do que a minha. Será que a minha Ranger está com problemas? Tem alguma peça que eu possa trocar para deixá-la mais brava?
    Desde já obrigado a todos.

Usuário
    Entrada
    12/08/2013
    Local
    Campinápolis/MT
    Agradecimentos: 3
    Coloca o Kit 2.8.
    Dá uma pesquisada no fórum sobre isso. Vai acha muitas informações.
    Ranger XLT 2.8 2004/5

Meu pai possui uma ranger 2.5 de 2001 tbm. Antes dela ter dado um problema no motor, ela estava meio fraca, n dando aquela resposta rápida e talz. Pensávamos ser o normal do motor, já que eu tinha lido uns ralatos deste motor n ser muito forte. Porém o motor deu um problema, precisando ser refeito inteiro ( foi culpa das trocas de óleo, n as fazia corretamente) e ele aproveito e já trocou os bicos e refez a bomba inteira. Ela virou outra camionete, respondendo bem rápido e com boa potência. Antes de partir para alguma preparação, da uma verificada nos teus bicos, bomba e turbina.

Guga, ela tá com motorização 2.8? aumentou o débito da bomba? que tipo de bicos colocou nela? quanto ao paulomamede aconselho verificar primeiro as condições do motor, pode ser que necessite de retífica e fica mais barato consertar agora do que depois de estourar.

Só observando.

Em primeiro lugar, eu verificaria a situação de saúde desse motor. 2.5 logicamente é mais fraco que 2.8, mas não é frouxo não. Digo isso pq qdo comprei a minha ranger 2.5, senti que ela não desembocava como outras 2.5, mas achei que seria regulagem e tal. Com a aprovação de um mecânico safado, comprei. Resultado foi ter que fazer o motor com 6 meses da compra. Depois de feito, o carro virou uma fera. E ainda, acompanhava muito 2.8 por aí. Estando tudo ok com seu motor, vc pode partir pra uma abertura de bomba injetora e arrocho na turbina. Coisa que vc acha fácil aqui no fórum, a maneira de fazer. Se não te deixar satisfeito, daí vc pode partir pra kits da 2.8 e outras tunagens disponíveis aqui no fórum tb. Mas antes de tudo, eu verificaria se o seu motor não tá é pedindo pinico.
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

É isso aí, e o fórum tem várias dicas para detectar as condições do motor, pode ser que eu pegue uma efe 2.5 mas a primeira observação que farei será justamente verificar as condições e o funcionamento do motor, comprar gato por lebre não dá. Também nada é tão ruim que não possa melhorar, se o motor não estiver no jeito, manda um kit 2.8 que ele vai ficar um canhão e terás uma usina de força por longos anos.

Usuário
    Entrada
    22/04/2015
    Local
    Goiânia/GO
    Agradecimentos: 0
    Muito obrigado pessoal. Os mecânicos que olharam para mim( foram muitos) aprovaram a saúde do motor. Ele bate macio, liga bem rápido e quase não solta fumaça. Estou me programando para dar um reparo no setor de direção que está vazando óleo. Amanhã mesmo vou levá-la, aí aproveito para pedir pra que dê uma verificada nestes primeiros itens. Bicos, bomba e injetora e turbina. Muito obrigado mesmo a todos. É minha primeira camionete e ainda estou muito cru pra saber no que mexer. Abraço a todos.
    Ford Ranger 2.5 TD 2001. -> Ex. Fiat Uno Mille 2009. -> Ex. Ford Ka 2011.

Paulo, aqui vc vai aprender muita coisa, boa sorte e ford abraço.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Paulo, trata de aprender o máximo possível sobre esse motor para ficar longe dos mecânicos.
    Pesquisa no fórum sobre regulagem de BI (bomba injetora), e abre o débito sem medo em uma 4 voltas. Ajjusta a lenta e seja feliz. Esse motor rende muito e dura muito também. Esquece o MWM Sprint que esse HSD é melhor.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

É 2.5 mirao.
    Pois é paulo, pesquisa bem sobre este motor, já que muitos mecânicos adoram crucificar este motor sem antes olhar.
    Meu pai tá bem contente com a camionete dele agora, já estava contente antes, agora tá mais ainda.
    Só n chego a fazer uma média de consumo ainda, mas a principio melhoro.

Usuário Avatar de lfschmitz
    Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Agradecimentos: 7
    Esse motor tem, injustamente, uma fama ruim.

Meu pai teve uma S10 para trabalho (carga e pé no fundo!), na versão de anêmicos 95cv. Fez quase 400mil km quase sem manutenção, e o dono seguinte rodou mais um monte. Econômico, barato de manter e sem mistérios mecânicos. A perda de potência pode ter diversas causas, sendo as mais comuns bomba injetora e/ou turbina pedindo manutenção. Em casos de maior azar, o motor pode estar com perda de compressão nos cilindros, mas essa necessidade de retífica gera também outros sinais.

O que acontece é o seguinte: não se pode usar um motor de ciclo Diesel constantemente na faixa de rotação de máxima potência (nesse caso, 3800-4000rpm). O que acontecia é que o pessoal comprava essas Ranger e queria andar a 150 por hora direto. Em menos de 150mil km o motor abria o bico.

Então, se quiser ganhar potência sem ter de esgoelar o motor, tem de aumentar o torque - aliás, como em todo motor Diesel, que não é muito fã de altas rotações, mesmo o Maxion HSD, que é um dos mais "giradores". Se não alongar a relação final (com relação de diferencial 4,10:1 no lugar da 4,56:1, p.ex.), em viagens é fácil exceder a faixa segura de rotação e abreviar a vida útil do motor. Com o conjunto original (pneus 235/75R15 e diferencial 4.56) temos em quinta marcha 115km/h a 3000rpm (rotação que nesse motor ainda seria segura para uso prolongado). Não sei se o diferencial desse modelo é Visteon ou Dana, mas para ambos há diversas relações de coroa e pinhão, se já estiverem pedindo substituição (pelo ano do carro), seria uma boa oportunidade. Com relação 4.10, a mesma rotação de 3000rpm produziria 128km/h - bem mais interessante para viagens longas. Se o carro for 4x4, a troca dos conjuntos C&P dos dois diferenciais seria mais onerosa, mas não é impossível. E, se for trocada também a medida dos pneus originais por 255/75R15, teríamos bons 133km/h a razoáveis 3000rpm.

A maioria das receitas para esse motor segue a seguinte linha: abrir a bomba e aumentar um pouco a pressão da turbina (fumaceia bastante, mas anda bem e nem bebe tanto).
    Todavia, há a opção de substituir a turbina pela TGV do 2.8 PowerStroke (ou mesmo uma turbina um pouco maior sem geometria variável - que não terá a mesma pegada em baixa rotação e fará um pouco mais de fumaça), e instalar bicos de maior vazão (a Raasch Motoren é uma das preparadoras mais conhecidas), preferencialmente com um intercooler um pouco maior (opcional). Sem grande dificuldade consegue-se um aumento dos 115cv originais para 140-150cv ou mais. Aumentos maiores de potência excedem os limites do câmbio e comprometem consumo, dirigibilidade e durabilidade do motor.

Se for usada uma preparação mais pesada, é importante assegurar a refrigeração (revisar bomba d'água e radiador, com troca do líquido, é o mínimo; ainda, salvo engano, o acoplamento da hélice do motor é viscoso, que perde eficiência com o tempo e também pede manutenção). Goiás é um estado com clima quente, e pode ser conveniente o uso de uma ventoinha elétrica adaptada ao radiador se houver uso mais intenso com ar condicionado ligado.
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
    L200 Triton HPE 3.2 AT 2017 (Jabiraca III)
    F100 1978 (Jurema)
    - MWM 229-4 à espera de um milagre

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. F1000 Motor X10 . Como Aumentar a Potência ?
      Por G.Azevedo no fórum Ford
      Respostas: 50
      Última resposta: 07/05/2014, 00:22
    2. Como aumentar a potência?
      Por Giuliano Barbosa no fórum Niva
      Respostas: 78
      Última resposta: 22/10/2013, 23:43
    3. Como aumentar a potencia do 14b
      Por JR Band96 no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 26
      Última resposta: 14/11/2012, 11:21
    4. Aumentar potência motor 2.8 4m40