Amigos, boa tarde!

Acesso o fórum há tempos e também o pick-ups GM, mas apenas como expectador, já até me sinto íntimo de vários dos sábios integrantes que existem aqui e lá... tem um bom tempo que alimento o sonho de possuir uma pick-up, a diesel, cabine simples e Full Size, já investiguei durante incontáveis horas navegando nos respectivos fóruns, sobre GMC 3500, Silverado 6cc e 4 cc, D-20 e F1000, que são as que estão mais próximas da minha realidade $$$. sei que no fim das contas eu me apaixonei pelas F's mesmo e é uma dessas que quero ter, ainda não será agora, pois agora que consegui convencer a patroa =D, agora é a próxima etapa, juntar o dim dim e enquanto isso continuar a pesquisar as melhores opções, meu alvo são as a partir de 94, mas darei prefeência as com a frente americana, depois de muito ler os posts e pesquisar os veículos por preço e estado geral de conservação, percebi que as pick up's a diesel estão bem mais rodadas e também sucateadas em relação as 4.9, agora, sei que já levantaram esta questão aqui várias vezes, mas não compensaria muito mais comprar uma 4.9 e colocar o motor diesel? já que com 20 conto consigo uma em excelente estado de conservação, poderia gastar, imagino que 10 ou 12 com adaptar o motor, contando com MO, motor e Doc. outra dúvida, nesta faixa de preço, 2.8 PS? 229?