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  • #25
    Usuário Avatar de amonluna
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    Helmer, desde q comecei a acompanhar o forum leio seus post e desde o primeiro ví q você tem muita experiência e conhecimento, por isso vou postar essa dúvida aqui, já q você deve estar acompanhando esse tópico, mas outros experts q entendam tamb podem ajudar.
    Esses dias lí essa matéria:

    http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1801

    eles falam o seguinte:
    "Quando o escapamento é direto, sem a contrapressão recomendada pelo fabricante do motor, as chamas que vêm do interior do cilindro ficam muito longas, provocando o ‘efeito maçarico’ nelas. Neste caso, elas podem se quebrar durante o funcionamento do motor e o pedaço da peça causará danos irreversíveis ao pistão, camisa, cabeçote e o turboalimentador.
    Um outro efeito indesejável seria a queima da face de vedação da válvula na sede, resultando em falha de vedação do cilindro no tempo de compressão e consequente diminuição do rendimento do motor"

    isso procede? sei q muito aqui do forum usam o escape direto e nunca ví ninguem falando isso. o meu jipe é direto, já comprei assim e como eu priorizo durabilidade sobre ronco bonito ou uns poucos cavalos a mais fiquei preocupado.

    Obrigado!
    T4 2003 - Sprint 2.8 + FSO 2405A + Easytraction "KIDURO!"

  • #26
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    Citação Postado originalmente por amonluna Ver Post
    Helmer, desde q comecei a acompanhar o forum leio seus post e desde o primeiro ví q você tem muita experiência e conhecimento, por isso vou postar essa dúvida aqui, já q você deve estar acompanhando esse tópico, mas outros experts q entendam tamb podem ajudar.
    Esses dias lí essa matéria:

    http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1801

    eles falam o seguinte:
    "Quando o escapamento é direto, sem a contrapressão recomendada pelo fabricante do motor, as chamas que vêm do interior do cilindro ficam muito longas, provocando o ‘efeito maçarico’ nelas. Neste caso, elas podem se quebrar durante o funcionamento do motor e o pedaço da peça causará danos irreversíveis ao pistão, camisa, cabeçote e o turboalimentador.
    Um outro efeito indesejável seria a queima da face de vedação da válvula na sede, resultando em falha de vedação do cilindro no tempo de compressão e consequente diminuição do rendimento do motor"

    isso procede? sei q muito aqui do forum usam o escape direto e nunca ví ninguem falando isso. o meu jipe é direto, já comprei assim e como eu priorizo durabilidade sobre ronco bonito ou uns poucos cavalos a mais fiquei preocupado.

    Obrigado!
    Legal, obrigado.

    Fui la ver o link e na minha opinião o cara que postou isso aí não sabe nem o que ele escreveu ou o site não tem um revisor de conteúdo, pois essa explicação aí ta meio sem sentido "as chamas que vêm do interior do cilindro ficam muito longas, provocando o ‘efeito maçarico’ nelas. Neste caso, elas podem se quebrar durante o funcionamento do motor e o pedaço da peça causará danos irreversíveis"

    As chamas podem se quebrar ?

    Bom, agora falando sério, motor não produz chama após a combustão, já vi dar problema em motores de moto e carros de arrancada que usavam escapamento muito curto, porque os gases de escape em alta temperatura entram em contato com o oxigênio (fora do cano) e aí surgem as chamas que irão se propagar em direção às câmaras do cabeçote e cilindro, então dependendo do regime de rotação esse excesso de temperatura irá prejudicar o desempenho do motor e pode ocorrer desgaste prematuro na pista da sede e das válvulas.

    Quando falo em "escapamento direto" é porque não uso silencioso nem abafador, apenas o cano direto (sem nenhum elemento de restrição) até o final do carro e o comprimento do tubo serve pra conduzir os gases pra longe das câmaras do cabeçote, portanto não traz problema nenhum pro motor.

    []'s

  • #27
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    Cara, que serviço!!! Parabéns, que luxo! E num jipe!!! Que inveja!
    Já fiquei cheio de idéia pra mexer no meu 2.5HSDzinho...
    Mas cara, na boa, bota a válvula termostática aí. Mania de velho tirar ela, não faz o menor sentido. Bota novinha e descansa a consciência. Aquece rápido, regula a temperatura e não deixa ficar flutuando. Ele é resistente, mas não custa ajudar. E tensão térmica em metal é @#$%&
    4X4 Brasil

  • #28
    Usuário Avatar de amonluna
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Legal, obrigado.

    Fui la ver o link e na minha opinião o cara que postou isso aí não sabe nem o que ele escreveu ou o site não tem um revisor de conteúdo, pois essa explicação aí ta meio sem sentido "as chamas que vêm do interior do cilindro ficam muito longas, provocando o ‘efeito maçarico’ nelas. Neste caso, elas podem se quebrar durante o funcionamento do motor e o pedaço da peça causará danos irreversíveis"

    As chamas podem se quebrar ?

    Bom, agora falando sério, motor não produz chama após a combustão, já vi dar problema em motores de moto e carros de arrancada que usavam escapamento muito curto, porque os gases de escape em alta temperatura entram em contato com o oxigênio (fora do cano) e aí surgem as chamas que irão se propagar em direção às câmaras do cabeçote e cilindro, então dependendo do regime de rotação esse excesso de temperatura irá prejudicar o desempenho do motor e pode ocorrer desgaste prematuro na pista da sede e das válvulas.

    Quando falo em "escapamento direto" é porque não uso silencioso nem abafador, apenas o cano direto (sem nenhum elemento de restrição) até o final do carro e o comprimento do tubo serve pra conduzir os gases pra longe das câmaras do cabeçote, portanto não traz problema nenhum pro motor.

    []'s
    Valeu demais amigo, foi oq imaginei, tamb achei o texto meio estranho, mas como não sou da área tinha q tirar a limpo, a última coisa q quero é ter abrir meu motor por um vacilo besta.

    Muito obrigado MESMO! Sigo acompanhando esse e outros posts em q você e outro feras nos presenteiam com um pouco dos vossos conhecimentos e experiências.

    abraços
    T4 2003 - Sprint 2.8 + FSO 2405A + Easytraction "KIDURO!"

  • #29
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    Quanto ao escape direto é mesmo muito estranho. Perda de torque em baixa rotação é um efeito conhecido, pela ventilação diferente da câmara, quando o duto de saída (cabeçote e conferir de escape) é mais largo e curto. Mas dizer que tirar silencioso do escapamento faz isso, ainda mais a juzante de uma turbina, é forçar demais a amizade.

  • #30
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    Elmer e amonluna.

    Esse texto que parece não ter sentido é uma resposta a uma pergunta feita no fórum clube do diesel.

    http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1167


    Pergunta do forista:

    Gostaria de saber se escape direto prejudica a turbina.


    Resposta do Fórum:

    Somente se um pedaço de válvula atingir o rotor do lado quente da mesma.
    Quando o escapamento é direto, sem a contrapressão recomendada pelo fabricante do motor, as chamas que vêm do interior do cilindro ficam muito longas, provocando o ‘efeito maçarico’ nelas (as válvulas). Neste caso, elas podem se quebrar durante o funcionamento do motor e o pedaço da peça (válvula) causará danos irreversíveis ao pistão, camisa, cabeçote e o turboalimentador.
    Um outro efeito indesejável seria a queima da face de vedação da válvula na sede, resultando em falha de vedação do cilindro no tempo de compressão e consequente diminuição do rendimento do motor.



    Não entendo nada de motor diesel nem de turbina.

    Mas, nesse contexto, talvez o texto faça algum sentido.



    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Legal, obrigado.

    Fui la ver o link e na minha opinião o cara que postou isso aí não sabe nem o que ele escreveu ou o site não tem um revisor de conteúdo, pois essa explicação aí ta meio sem sentido "as chamas que vêm do interior do cilindro ficam muito longas, provocando o ‘efeito maçarico’ nelas. Neste caso, elas podem se quebrar durante o funcionamento do motor e o pedaço da peça causará danos irreversíveis"

    As chamas podem se quebrar ?


    []'s

  • #31
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por khan Ver Post
    Elmer e amonluna.

    Esse texto que parece não ter sentido é uma resposta a uma pergunta feita no fórum clube do diesel.

    http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1167


    Pergunta do forista:

    Gostaria de saber se escape direto prejudica a turbina.


    Resposta do Fórum:

    Somente se um pedaço de válvula atingir o rotor do lado quente da mesma.
    Quando o escapamento é direto, sem a contrapressão recomendada pelo fabricante do motor, as chamas que vêm do interior do cilindro ficam muito longas, provocando o ‘efeito maçarico’ nelas (as válvulas). Neste caso, elas podem se quebrar durante o funcionamento do motor e o pedaço da peça (válvula) causará danos irreversíveis ao pistão, camisa, cabeçote e o turboalimentador.
    Um outro efeito indesejável seria a queima da face de vedação da válvula na sede, resultando em falha de vedação do cilindro no tempo de compressão e consequente diminuição do rendimento do motor.



    Não entendo nada de motor diesel nem de turbina.

    Mas, nesse contexto, talvez o texto faça algum sentido.
    Agora faz sentido somente pra entendermos o contexto, mas continua não sendo uma explicação plausível.

    []'s

  • #32
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    É, o texto faz sentido, a explicação não. Dizer que retirar o silencioso vai fazer as chamas da câmara de combustão se alterarem, lá antes da turbina, parece meio forçado. Tirar de giro, abrir bomba, excesso de egt, bicos de muita vazão... Mas silencioso... E com turbo ainda...

  • #33
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    Mas a contra-pressão é gerada pela passagem dos gases pela turbina e não pelo escapamento. As válvulas trabalham no fogo, e o comprimento das chamas não irá danificá-las. Na prática tudo isso é puro papo furado!

    A pressão no coletor de escapamento entre o cabeçote e turbina é maior do que a pressão da admissão, sendo assim, quando os gases passam pela turbina a pressão cai quase a zero, com ou sem silencioso. Essa explicação que o cara inventou não tem lógica nenhuma!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #34
    Usuário Avatar de amonluna
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Não pode dar passe em cabeçote do Sprint!
    Cabeçote desse motor só trocando. Se não esquentou monta assim mesmo. Se der passe nesse cabeçote, vai enforcar as engrenagens do comando de válvulas e em pouco tempo pode arrancar os dentes das engrenagens.

    Se empenar a tampa tem que colocar nova. Se aplainar será uma eterna dor de cabeça e visitas constantes na oficina. Fica uma m!
    Elmer, oq c fez pra superar esse problema?
    T4 2003 - Sprint 2.8 + FSO 2405A + Easytraction "KIDURO!"

  • #35
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    Citação Postado originalmente por amonluna Ver Post
    Elmer, oq c fez pra superar esse problema?
    Após o aplanamento da face basta corrigir a profundidade de assento das válvulas (± 0,10 mm). E na montagem, regular a folga circunferencial entre as engrenagens intermediária e de transferência conforme recomenda o manual (0,06 - 0,17 mm).

    Também existe no mercado uma junta mais espessa que serve pra compensar a altura do cabeçote.

    []'s

  • #36
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    Elmer, mas tem muito mecânico ruim demais espalhado por aí... Aqui na volta não sei de nenhum mecânico que consegue acertar esse motor depois que aplaina cabeçote. Quando acertam é mais sorte do que sabedoria, pois acertam 1 e erram 9! kkkk
    E pra piorar os que sabem aqui não ensinam. Ganham a vida esperando os concorrentes fuderem o bolso dos clientes até esses clientes descobrirem que tem algum mecânico menos banzé.
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

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