x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 42

Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    O cara conseguiu manter a folga entre os dentes das engrenagens?

Esse japonês sei que faz milagres nessa linha de motores. Então o pulo do gato ele tem! rsrsrs
    nas autorizadas eles usam umas 3 travas diferentes antes de retirar o cabeçote , só que quando dao plaina e montam de novo na hora do aperto move o comando pra frente , muitas vezes conseguem bater a válvula na cabeça do pistao. A minha f250 na primeira vez , com o serviço feito numa autorizada , deu um passe e montaram desse jeito com o comando já um pouco adiantado.

depois quando queimou de novo , em outra oficina tiraram o cabeçote da mesma forma que o rapaz ae de cima , deram mais um passe no cabeçote , e ae pra montar de novo só o japonês mesmo.
    Ele me deu um tipo de mancal , pra tirar no torno uma parte dentro dele , e umas horas la na montagem deitou por baixo da camionete e mexeu em algum lugar com uma chave de fenda , o motor tá ate hoje 100% perfeito.
    RAM 2500 - 2017

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Ele ajustou o mancal do comando mais para cima. Não tem outra hipótese.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Agradecimentos: 0
    O pessoal fala tanto da simplicidade do Sprint mas essa questão do cabeçote....

Outro crime que o pessoal costuma fazer é facear bloco. Sou contra. Ou o bloco está em ordem ou joga fora. Ai a altura do pistão fica errada ai o infeliz da retifica vai lá e corta a cabeça do pistão e muda a camara. Ai começa a dor de cabeça.
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Reformei meu Sprint 6 completo e fiz tudo que falaram que não deve ser feito, heheh...

Já rodou 5mil km e ta tudo numa boa.
    Instalei os pistões do 4.08tce que aumentaram a cilindrada pra 4.5

To terminando uma viatura aqui mas assim que eu tiver tempo explico o passo a passo que foi feito.

[]'s

Usuário Avatar de Guima-MS
    Entrada
    01/11/2010
    Local
    Interior/MS
    Agradecimento: 1
    Elmer , instalando os pistoes (somente eles ?) do 4.08tce , qual o ganho ? necessita de alguma modificaçao ou e so colocar no lugar do pistao original ?
    Dodge Dakota + Procomp 33x12.50 + MWM 2.8

Usuário
    Entrada
    11/04/2011
    Local
    São José do Rio Preto/SP
    Olá Elmer, to pensando em fazer isso num Sprint 4.07 da S10, mas na retífica me disseram que a diferença é de 3 milimetros o pistão original e o do 4.08, que de duas uma, retira as camisas e roda direto no bloco, brunindo é claro ou usina o bloco pra caber as camisas do 4.08, nas duas opções pode dar problema no assentamento do cabeçote mesmo usando a junta do 4.08?
    S10 COLINA CS 4X2 2.8 MWM 09/10 140CV

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Lak, se o pessoal da retificadora fizer um serviço de qualidade não dará nenhum problema. O ideal é usinar o bloco e colocar as camisas do 4.08.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Citação Postado originalmente por lark2 Ver Post
    Olá Elmer, to pensando em fazer isso num Sprint 4.07 da S10, mas na retífica me disseram que a diferença é de 3 milimetros o pistão original e o do 4.08, que de duas uma, retira as camisas e roda direto no bloco, brunindo é claro ou usina o bloco pra caber as camisas do 4.08, nas duas opções pode dar problema no assentamento do cabeçote mesmo usando a junta do 4.08?
    A diferença são 3mm mesmo. O pistão do 407 mede 93mm e no 408 são 96mm.

Os pistões são semelhantes, a diferença está no diâmetro, na profundidade da câmara de compressão (que no 408 tem mais taxa) e no encaixe da biela trapezoidal. O restante é tudo igual, posição de válvulas, diâmetro do pino, altura total.

O procedimento que te informaram está errado porque o motor 408 não possui camisas, tanto é que no catálogo de peças encontra-se pistões std, 025, 050, 075 e 1,00mm.

Também não é possível simplesmente retirar as camisas do 407 pra montar o pistão de 408 direto no bloco porque no topo de cada cilindro encontram-se os degraus onde encaixa a flange das camisas e estas flanges possuem 102,50mm de diametro X 6mm de profundidade.

O cabeçote do 4.08 tem o mesmo código do 4.07 portanto é a mesma peça, não tem porque dar diferença no assentamento, usei junta original e não vi nada que comprometa a montagem.

A única forma que encontrei foi utilizar uma camisa feita pra pistão de 96mm. Escolhi as da Hilux 3.0.

O único problema nesse caso foi o diâmetro externo dessa camisa que são 100mm e o bloco do 4.07 e 6.07 têm 96 de diâmetro no alojamento da camisa original.
    A solução foi rebaixar o diametro externo da camisa pra 99mm.

Mas antes disso eu consegui um bloco velho de 6.07 e reabrimos alguns cilindros pra ver quanto tinha de material, cheguei a 102mm e começou a aparecer as janelas de arrefecimento.
    Então fazendo as contas, abri 3mm no bloco e ainda tenho 3 de parede. Retirei 1mm no externo da camisa, também tenho 3mm de parede. Totalmente seguro e confiável, pra ter idéia os cummins série B tem camisa com 2mm de parede.

Bloco aberto pra 99, novas camisas prensadas, usinadas e brunidas pra 96, face do bloco plainada. Na primeira foto é possível ver o degrau onde encaixa a flange das camisas (o que impossibilita a montagem dos pistões sem encamisar o bloco).

O próximo passo foi transformar as bielas pra trapezoidal

Comparativo entre trapezoidal e reta

Mestre Pedro (meu pai) sempre participando:

A de cima, trapézio feito pelo mestre;
    A do meio, original reta;
    A de baixo, trapézio original.

Buchas novas, alinhamento e peso aferidos:

O cabeçote também foi completamente revisado e plainado, instalei válvulas novas, guias, retentores molas, pratos, travas, tuchos e eixo comando.

Turbina revisada, bomba injetora revisada, bicos novos e originais

Continua no próximo post...

Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Montagem iniciada, tudo plug & play de acordo com as especificações do manual.

A junta original assenta perfeitamente mesmo com o diâmetro dos cilindros aumentado.
    Pra finalizar mandei um email pra MWM pra saber qual a cor que eles usaram no motor na época do lançamento e fui prontamente atendido.

Processo de pintura e montagem de periféricos

O antes e o depois:

Esse serviço foi feito em outubro de 2013 e estou rodando numa boa até hoje, a turbina manda 1,2 de pressão, o escape é em inox de 3" direto, a lenta está normal, se encontrar alguma retífica disposta a fazer o serviço vai gastar pouca coisa a mais comparado com a reforma no padrão original.

Qualquer dúvida estou à disposição.

[]'s

Usuário Avatar de bbmoro
    Entrada
    19/09/2013
    Local
    Nova Palma/RS
    Elmer! Mas que baita serviço hein! Tirei o chapéu! Parabéns!

Você estava rodando com o motor anteriormente a modificação? Tem como estimar o ganho em potência e torque com o aumento da cilindrada?

Abraço!
    Bruno.
    F-1000 90/91 TD229 - Uma volta no débito de combustível, Câmbio ZF S5-420, Pneus Michelin LTX AT2 265/75R16.

Usuário Avatar de amonluna
    Entrada
    12/06/2015
    Local
    Kidurolândia/TO
    Agradecimentos: 4
    Caraca meu irmão, isso q é serviço de mecânica, .
    Parabens!!!
    No dia q meu sprint der pau vou tirar ele do jipe e mandar pra você ajeitar, trabalho de MESTRE!!!
    C não quer vim morar em Aracaju não?
    hhehehee
    T4 2003 - Sprint 2.8 + FSO 2405A + Easytraction "KIDURO!"

Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Citação Postado originalmente por amonluna Ver Post
    Caraca meu irmão, isso q é serviço de mecânica, .
    Parabens!!!
    No dia q meu sprint der pau vou tirar ele do jipe e mandar pra você ajeitar, trabalho de MESTRE!!!
    C não quer vim morar em Aracaju não?
    hhehehee
    Obrigado, sou técnico em manutenção automotiva e trabalho na oficina do meu pai desde os 15 anos de idade, nesses mais de 20 anos andando por aqui aprendi muita coisa relacionada a carros e motores.

Em 2008 comprei o motor de uma F250 XLT ano 2000, não sei qual a kilometragem que tinha, mas não fumava nem baixava óleo.

Adaptamos esse motor no meu Jeep e depois fiz somente uma revisão básica sem desmontar cabeçote e parte de força pois apesar da idade estava tudo ok. Rodei de 2010 a 2013 com ele assim:

O problema foi que durante essa revisão eu troquei a bomba d'água e numa viagem de RR pra AM o rotor da maldita se soltou e o motor sofreu um superaquecimento, daí tive que desmontar pra retificar completo, então já aproveitei pra fazer a adaptação dos pistões de 4.08

Citação Postado originalmente por bbmoro Ver Post
    Elmer! Mas que baita serviço hein! Tirei o chapéu! Parabéns!

Você estava rodando com o motor anteriormente a modificação? Tem como estimar o ganho em potência e torque com o aumento da cilindrada?

Abraço!
    Obrigado.
    Rodei por 3 anos com ele original.
    Notei pouca diferença, mas apesar de continuar com bomba/bicos/turbina originais percebi que melhorou o torque em baixa e parece que sobe giro mais rápido.

[]'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. DANA 44 - desmontagem
      Por dart73 no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 53
      Última resposta: 26/12/2018, 09:32
    2. Desmontagem de pneu
      Por Marcelo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 0
      Última resposta: 23/03/2018, 21:00
    3. Desmontagem do painel da Discovery
      Por DBucoff no fórum Land Rover
      Respostas: 2