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Convex Datacenter
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  • #13



    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    O cara conseguiu manter a folga entre os dentes das engrenagens?

    Esse japonês sei que faz milagres nessa linha de motores. Então o pulo do gato ele tem! rsrsrs
    nas autorizadas eles usam umas 3 travas diferentes antes de retirar o cabeçote , só que quando dao plaina e montam de novo na hora do aperto move o comando pra frente , muitas vezes conseguem bater a válvula na cabeça do pistao. A minha f250 na primeira vez , com o serviço feito numa autorizada , deu um passe e montaram desse jeito com o comando já um pouco adiantado.

    depois quando queimou de novo , em outra oficina tiraram o cabeçote da mesma forma que o rapaz ae de cima , deram mais um passe no cabeçote , e ae pra montar de novo só o japonês mesmo.
    Ele me deu um tipo de mancal , pra tirar no torno uma parte dentro dele , e umas horas la na montagem deitou por baixo da camionete e mexeu em algum lugar com uma chave de fenda , o motor tá ate hoje 100% perfeito.
    RAM 2500 - 2017

  • #14
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    Ele ajustou o mancal do comando mais para cima. Não tem outra hipótese.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #15
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    O pessoal fala tanto da simplicidade do Sprint mas essa questão do cabeçote....

    Outro crime que o pessoal costuma fazer é facear bloco. Sou contra. Ou o bloco está em ordem ou joga fora. Ai a altura do pistão fica errada ai o infeliz da retifica vai lá e corta a cabeça do pistão e muda a camara. Ai começa a dor de cabeça.
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #16
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Reformei meu Sprint 6 completo e fiz tudo que falaram que não deve ser feito, heheh...

    Já rodou 5mil km e ta tudo numa boa.
    Instalei os pistões do 4.08tce que aumentaram a cilindrada pra 4.5

    To terminando uma viatura aqui mas assim que eu tiver tempo explico o passo a passo que foi feito.

    []'s

  • #17
    Usuário Avatar de Guima-MS
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    Elmer , instalando os pistoes (somente eles ?) do 4.08tce , qual o ganho ? necessita de alguma modificaçao ou e so colocar no lugar do pistao original ?
    Dodge Dakota + Procomp 33x12.50 + MWM 2.8

  • #18
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    Olá Elmer, to pensando em fazer isso num Sprint 4.07 da S10, mas na retífica me disseram que a diferença é de 3 milimetros o pistão original e o do 4.08, que de duas uma, retira as camisas e roda direto no bloco, brunindo é claro ou usina o bloco pra caber as camisas do 4.08, nas duas opções pode dar problema no assentamento do cabeçote mesmo usando a junta do 4.08?
    S10 COLINA CS 4X2 2.8 MWM 09/10 140CV




  • #19
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    Lak, se o pessoal da retificadora fizer um serviço de qualidade não dará nenhum problema. O ideal é usinar o bloco e colocar as camisas do 4.08.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #20
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por lark2 Ver Post
    Olá Elmer, to pensando em fazer isso num Sprint 4.07 da S10, mas na retífica me disseram que a diferença é de 3 milimetros o pistão original e o do 4.08, que de duas uma, retira as camisas e roda direto no bloco, brunindo é claro ou usina o bloco pra caber as camisas do 4.08, nas duas opções pode dar problema no assentamento do cabeçote mesmo usando a junta do 4.08?
    A diferença são 3mm mesmo. O pistão do 407 mede 93mm e no 408 são 96mm.





    Os pistões são semelhantes, a diferença está no diâmetro, na profundidade da câmara de compressão (que no 408 tem mais taxa) e no encaixe da biela trapezoidal. O restante é tudo igual, posição de válvulas, diâmetro do pino, altura total.

    O procedimento que te informaram está errado porque o motor 408 não possui camisas, tanto é que no catálogo de peças encontra-se pistões std, 025, 050, 075 e 1,00mm.

    Também não é possível simplesmente retirar as camisas do 407 pra montar o pistão de 408 direto no bloco porque no topo de cada cilindro encontram-se os degraus onde encaixa a flange das camisas e estas flanges possuem 102,50mm de diametro X 6mm de profundidade.

    O cabeçote do 4.08 tem o mesmo código do 4.07 portanto é a mesma peça, não tem porque dar diferença no assentamento, usei junta original e não vi nada que comprometa a montagem.

    A única forma que encontrei foi utilizar uma camisa feita pra pistão de 96mm. Escolhi as da Hilux 3.0.



    O único problema nesse caso foi o diâmetro externo dessa camisa que são 100mm e o bloco do 4.07 e 6.07 têm 96 de diâmetro no alojamento da camisa original.
    A solução foi rebaixar o diametro externo da camisa pra 99mm.


    Mas antes disso eu consegui um bloco velho de 6.07 e reabrimos alguns cilindros pra ver quanto tinha de material, cheguei a 102mm e começou a aparecer as janelas de arrefecimento.
    Então fazendo as contas, abri 3mm no bloco e ainda tenho 3 de parede. Retirei 1mm no externo da camisa, também tenho 3mm de parede. Totalmente seguro e confiável, pra ter idéia os cummins série B tem camisa com 2mm de parede.

    Bloco aberto pra 99, novas camisas prensadas, usinadas e brunidas pra 96, face do bloco plainada. Na primeira foto é possível ver o degrau onde encaixa a flange das camisas (o que impossibilita a montagem dos pistões sem encamisar o bloco).






    O próximo passo foi transformar as bielas pra trapezoidal

    Comparativo entre trapezoidal e reta



    Mestre Pedro (meu pai) sempre participando:


    A de cima, trapézio feito pelo mestre;
    A do meio, original reta;
    A de baixo, trapézio original.

    Buchas novas, alinhamento e peso aferidos:


    O cabeçote também foi completamente revisado e plainado, instalei válvulas novas, guias, retentores molas, pratos, travas, tuchos e eixo comando.




    Turbina revisada, bomba injetora revisada, bicos novos e originais









    Continua no próximo post...

  • #21
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    Montagem iniciada, tudo plug & play de acordo com as especificações do manual.




    A junta original assenta perfeitamente mesmo com o diâmetro dos cilindros aumentado.
    Pra finalizar mandei um email pra MWM pra saber qual a cor que eles usaram no motor na época do lançamento e fui prontamente atendido.




    Processo de pintura e montagem de periféricos














    O antes e o depois:


    Esse serviço foi feito em outubro de 2013 e estou rodando numa boa até hoje, a turbina manda 1,2 de pressão, o escape é em inox de 3" direto, a lenta está normal, se encontrar alguma retífica disposta a fazer o serviço vai gastar pouca coisa a mais comparado com a reforma no padrão original.

    Qualquer dúvida estou à disposição.

    []'s

  • #22
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    Elmer! Mas que baita serviço hein! Tirei o chapéu! Parabéns!

    Você estava rodando com o motor anteriormente a modificação? Tem como estimar o ganho em potência e torque com o aumento da cilindrada?

    Abraço!
    Bruno.
    F-1000 90/91 TD229 - Uma volta no débito de combustível, Câmbio ZF S5-420, Pneus Michelin LTX AT2 265/75R16.

  • #23
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    Caraca meu irmão, isso q é serviço de mecânica, .
    Parabens!!!
    No dia q meu sprint der pau vou tirar ele do jipe e mandar pra você ajeitar, trabalho de MESTRE!!!
    C não quer vim morar em Aracaju não?
    hhehehee
    T4 2003 - Sprint 2.8 + FSO 2405A + Easytraction "KIDURO!"

  • #24
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    Citação Postado originalmente por amonluna Ver Post
    Caraca meu irmão, isso q é serviço de mecânica, .
    Parabens!!!
    No dia q meu sprint der pau vou tirar ele do jipe e mandar pra você ajeitar, trabalho de MESTRE!!!
    C não quer vim morar em Aracaju não?
    hhehehee
    Obrigado, sou técnico em manutenção automotiva e trabalho na oficina do meu pai desde os 15 anos de idade, nesses mais de 20 anos andando por aqui aprendi muita coisa relacionada a carros e motores.

    Em 2008 comprei o motor de uma F250 XLT ano 2000, não sei qual a kilometragem que tinha, mas não fumava nem baixava óleo.






    Adaptamos esse motor no meu Jeep e depois fiz somente uma revisão básica sem desmontar cabeçote e parte de força pois apesar da idade estava tudo ok. Rodei de 2010 a 2013 com ele assim:











    O problema foi que durante essa revisão eu troquei a bomba d'água e numa viagem de RR pra AM o rotor da maldita se soltou e o motor sofreu um superaquecimento, daí tive que desmontar pra retificar completo, então já aproveitei pra fazer a adaptação dos pistões de 4.08

    Citação Postado originalmente por bbmoro Ver Post
    Elmer! Mas que baita serviço hein! Tirei o chapéu! Parabéns!

    Você estava rodando com o motor anteriormente a modificação? Tem como estimar o ganho em potência e torque com o aumento da cilindrada?

    Abraço!
    Obrigado.
    Rodei por 3 anos com ele original.
    Notei pouca diferença, mas apesar de continuar com bomba/bicos/turbina originais percebi que melhorou o torque em baixa e parece que sobe giro mais rápido.

    []'s

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