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MWM Sprint 4.2 - Desmontagem e retífica.

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  • 19/08/2014, 09:25
    dalmolin
    Citação:

    Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    O cara conseguiu manter a folga entre os dentes das engrenagens?

    Esse japonês sei que faz milagres nessa linha de motores. Então o pulo do gato ele tem! rsrsrs

    nas autorizadas eles usam umas 3 travas diferentes antes de retirar o cabeçote , só que quando dao plaina e montam de novo na hora do aperto move o comando pra frente , muitas vezes conseguem bater a válvula na cabeça do pistao. A minha f250 na primeira vez , com o serviço feito numa autorizada , deu um passe e montaram desse jeito com o comando já um pouco adiantado.

    depois quando queimou de novo , em outra oficina tiraram o cabeçote da mesma forma que o rapaz ae de cima , deram mais um passe no cabeçote , e ae pra montar de novo só o japonês mesmo.
    Ele me deu um tipo de mancal , pra tirar no torno uma parte dentro dele , e umas horas la na montagem deitou por baixo da camionete e mexeu em algum lugar com uma chave de fenda , o motor tá ate hoje 100% perfeito.
  • 19/08/2014, 21:14
    Edintruder
    Ele ajustou o mancal do comando mais para cima. Não tem outra hipótese.
  • 19/08/2014, 21:53
    Daniel.Shimomoto
    O pessoal fala tanto da simplicidade do Sprint mas essa questão do cabeçote....

    Outro crime que o pessoal costuma fazer é facear bloco. Sou contra. Ou o bloco está em ordem ou joga fora. Ai a altura do pistão fica errada ai o infeliz da retifica vai lá e corta a cabeça do pistão e muda a camara. Ai começa a dor de cabeça.
  • 28/08/2014, 02:37
    Elmer_Jeep
    Reformei meu Sprint 6 completo e fiz tudo que falaram que não deve ser feito, heheh...

    Já rodou 5mil km e ta tudo numa boa.
    Instalei os pistões do 4.08tce que aumentaram a cilindrada pra 4.5

    To terminando uma viatura aqui mas assim que eu tiver tempo explico o passo a passo que foi feito.

    []'s
  • 20/02/2015, 23:01
    Guima-MS
    Elmer , instalando os pistoes (somente eles ?) do 4.08tce , qual o ganho ? necessita de alguma modificaçao ou e so colocar no lugar do pistao original ?
  • 28/11/2015, 13:16
    lark2
    Olá Elmer, to pensando em fazer isso num Sprint 4.07 da S10, mas na retífica me disseram que a diferença é de 3 milimetros o pistão original e o do 4.08, que de duas uma, retira as camisas e roda direto no bloco, brunindo é claro ou usina o bloco pra caber as camisas do 4.08, nas duas opções pode dar problema no assentamento do cabeçote mesmo usando a junta do 4.08?
  • 28/11/2015, 19:10
    Edintruder
    Lak, se o pessoal da retificadora fizer um serviço de qualidade não dará nenhum problema. O ideal é usinar o bloco e colocar as camisas do 4.08.
  • 03/12/2015, 20:48
    Elmer_Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por lark2 Ver Post
    Olá Elmer, to pensando em fazer isso num Sprint 4.07 da S10, mas na retífica me disseram que a diferença é de 3 milimetros o pistão original e o do 4.08, que de duas uma, retira as camisas e roda direto no bloco, brunindo é claro ou usina o bloco pra caber as camisas do 4.08, nas duas opções pode dar problema no assentamento do cabeçote mesmo usando a junta do 4.08?

    A diferença são 3mm mesmo. O pistão do 407 mede 93mm e no 408 são 96mm.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_4912.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_4913.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5011.JPG

    Os pistões são semelhantes, a diferença está no diâmetro, na profundidade da câmara de compressão (que no 408 tem mais taxa) e no encaixe da biela trapezoidal. O restante é tudo igual, posição de válvulas, diâmetro do pino, altura total.

    O procedimento que te informaram está errado porque o motor 408 não possui camisas, tanto é que no catálogo de peças encontra-se pistões std, 025, 050, 075 e 1,00mm.

    Também não é possível simplesmente retirar as camisas do 407 pra montar o pistão de 408 direto no bloco porque no topo de cada cilindro encontram-se os degraus onde encaixa a flange das camisas e estas flanges possuem 102,50mm de diametro X 6mm de profundidade.

    O cabeçote do 4.08 tem o mesmo código do 4.07 portanto é a mesma peça, não tem porque dar diferença no assentamento, usei junta original e não vi nada que comprometa a montagem.

    A única forma que encontrei foi utilizar uma camisa feita pra pistão de 96mm. Escolhi as da Hilux 3.0.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_4970.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_4922.JPG

    O único problema nesse caso foi o diâmetro externo dessa camisa que são 100mm e o bloco do 4.07 e 6.07 têm 96 de diâmetro no alojamento da camisa original.
    A solução foi rebaixar o diametro externo da camisa pra 99mm.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_4966.JPG

    Mas antes disso eu consegui um bloco velho de 6.07 e reabrimos alguns cilindros pra ver quanto tinha de material, cheguei a 102mm e começou a aparecer as janelas de arrefecimento.
    Então fazendo as contas, abri 3mm no bloco e ainda tenho 3 de parede. Retirei 1mm no externo da camisa, também tenho 3mm de parede. Totalmente seguro e confiável, pra ter idéia os cummins série B tem camisa com 2mm de parede.

    Bloco aberto pra 99, novas camisas prensadas, usinadas e brunidas pra 96, face do bloco plainada. Na primeira foto é possível ver o degrau onde encaixa a flange das camisas (o que impossibilita a montagem dos pistões sem encamisar o bloco).
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_4976.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_4957.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga.../IMG_49791.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_4967.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5008.JPG

    O próximo passo foi transformar as bielas pra trapezoidal

    Comparativo entre trapezoidal e reta
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5178.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5176.JPG

    Mestre Pedro (meu pai) sempre participando:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5193.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5184.JPG
    A de cima, trapézio feito pelo mestre;
    A do meio, original reta;
    A de baixo, trapézio original.

    Buchas novas, alinhamento e peso aferidos:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5239.JPG

    O cabeçote também foi completamente revisado e plainado, instalei válvulas novas, guias, retentores molas, pratos, travas, tuchos e eixo comando.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_4933.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_4942.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_4985.JPG

    Turbina revisada, bomba injetora revisada, bicos novos e originais
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5278.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5354.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5281.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5289.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5388.JPG

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_4944.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5471.JPG

    Continua no próximo post...
  • 03/12/2015, 20:51
    Elmer_Jeep
    Montagem iniciada, tudo plug & play de acordo com as especificações do manual.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5230.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5261.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5285.JPG

    A junta original assenta perfeitamente mesmo com o diâmetro dos cilindros aumentado.
    Pra finalizar mandei um email pra MWM pra saber qual a cor que eles usaram no motor na época do lançamento e fui prontamente atendido.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_4894.PNG
    http://www.picapesgm.com.br/forum/fi...t_6.07_tca.jpg

    Processo de pintura e montagem de periféricos

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5299.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5310.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5358.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5373.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5397.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5293.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5415.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5461.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5464.JPG
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...m/IMG_5462.JPG



    O antes e o depois:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...70_-_C_pia.JPG

    Esse serviço foi feito em outubro de 2013 e estou rodando numa boa até hoje, a turbina manda 1,2 de pressão, o escape é em inox de 3" direto, a lenta está normal, se encontrar alguma retífica disposta a fazer o serviço vai gastar pouca coisa a mais comparado com a reforma no padrão original.

    Qualquer dúvida estou à disposição.

    []'s
  • 04/12/2015, 13:20
    bbmoro
    Elmer! Mas que baita serviço hein! Tirei o chapéu! Parabéns!

    Você estava rodando com o motor anteriormente a modificação? Tem como estimar o ganho em potência e torque com o aumento da cilindrada?

    Abraço!
  • 04/12/2015, 13:25
    amonluna
    Caraca meu irmão, isso q é serviço de mecânica, :palmas::curtir:.
    Parabens!!!
    No dia q meu sprint der pau vou tirar ele do jipe e mandar pra você ajeitar, trabalho de MESTRE!!!
    C não quer vim morar em Aracaju não?
    hhehehee
  • 04/12/2015, 19:13
    Elmer_Jeep
    Citação:

    Postado originalmente por amonluna Ver Post
    Caraca meu irmão, isso q é serviço de mecânica, :palmas::curtir:.
    Parabens!!!
    No dia q meu sprint der pau vou tirar ele do jipe e mandar pra você ajeitar, trabalho de MESTRE!!!
    C não quer vim morar em Aracaju não?
    hhehehee

    Obrigado, sou técnico em manutenção automotiva e trabalho na oficina do meu pai desde os 15 anos de idade, nesses mais de 20 anos andando por aqui aprendi muita coisa relacionada a carros e motores.

    Em 2008 comprei o motor de uma F250 XLT ano 2000, não sei qual a kilometragem que tinha, mas não fumava nem baixava óleo.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...-246-a-263.jpg
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...-246-a-269.jpg
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...-246-a-273.jpg
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...-246-a-286.jpg

    Adaptamos esse motor no meu Jeep e depois fiz somente uma revisão básica sem desmontar cabeçote e parte de força pois apesar da idade estava tudo ok. Rodei de 2010 a 2013 com ele assim:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...medium/824.jpg
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...medium/825.jpg
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...medium/834.jpg
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...medium/835.jpg
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...medium/836.jpg
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...medium/845.jpg
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...medium/849.jpg
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...medium/931.jpg
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...medium/989.jpg

    O problema foi que durante essa revisão eu troquei a bomba d'água e numa viagem de RR pra AM o rotor da maldita se soltou e o motor sofreu um superaquecimento, daí tive que desmontar pra retificar completo, então já aproveitei pra fazer a adaptação dos pistões de 4.08

    Citação:

    Postado originalmente por bbmoro Ver Post
    Elmer! Mas que baita serviço hein! Tirei o chapéu! Parabéns!

    Você estava rodando com o motor anteriormente a modificação? Tem como estimar o ganho em potência e torque com o aumento da cilindrada?

    Abraço!

    Obrigado.
    Rodei por 3 anos com ele original.
    Notei pouca diferença, mas apesar de continuar com bomba/bicos/turbina originais percebi que melhorou o torque em baixa e parece que sobe giro mais rápido.

    []'s
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