x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
    Usuário
    Entrada
    15/03/2014
    Local
    são paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Acabei de comprar um Ford Explorer XLT 4x4 V6 4.0 97

Comprei uma Ford Explorer XLT, muito inteira, de um senhor que tinha o carro como filho, mas como é o primeiro carro 4x4, gostaria de algumas dica sobre o modelo, Prós e Contras... abraços.

Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Agradecimentos: 2
    Bom, como ninguém ainda se manifestou, serei o primeiro.

Excelente carro, mas que requer certos cuidados (sobretudo se a sua for automática). Mas se vc disse que o antigo dono a tratava como um filho, então vc tá bem na foto !

Primeira coisa a se fazer é trocar o óleo do motor (20w50, mas alguns usam o 5w30), todos os filtros e se estiver acima dos 160.000km (cf manual) o óleo do diferencial. Alinhamento e balanceamento, além de verificar as velas e cabos de velas. Fazem toda a diferença no consumo.

Motor e câmbio: Seu motor, trocando óleo e filtro a cada 5 mil km, passa fácil os 400 mil km, cf informações do próprio fórum. Se a sua for automática, tem um ótimo câmbio (5 marchas a partir da 97), porém precisa ser cuidado, pois a retífica é caríssima. A minha é manual, também muito boa, além de mais confiável e de manutenção muito mais barata. Mas seu grande trunfo é o diferencial traseiro Ford 8.8: Vc nunca vai ter dor de cabeça com ele. Seu sistema de tração acho bom, toda a linha Ford e Troller usa esse sistema elétrico. Tá certo que é menos confiável que o acionamento mecânico (que vc pode adaptar, se necessário), mas se houver algum problema elétrico nesse sistema, não é muito difícil de se resolver. A Explorer se transforma num trator com a reduzida engatada!

Suspensão: A traseira é resistente, resistente, resistente. Olha por baixo dela: parece um caminhão! Na dianteira, independente, podem surgir alguns barulhos, geralmente relacionados à bandejas e buchas. Na minha opinião, a suspensão dianteira é o calcanhar de aquiles da Explorer >95 (até 94 a suspensão dianteira era melhor).

Manutenção: depois de muito pesquisar aqui no fórum, foi isso que me levou a comprar a Explorer e não outra viatura. A maioria das peças mecânicas, além do painel, são compartilhadas com a Ranger >98. Não são difíceis de encontrar. Não acho caras, levando em conta que são mais duráveis e que uma Explorer 0km custava mais de R$ 100.000,00. Além disso, a maioria das peças que precisei comprei no site Rockauto por um ótimo preço. Você acha quase tudo lá. Sites como Memorial Peças e Dragão autopeças tbém ajudam.

Acabamento: incomparável! As peças são muito resistentes. Um jipe de luxo! A minha tem bancos (poltronas) de tecido muito gostoso ao toque. Espaço é o que não falta! Cambem 5 adultos (padrão americano: gordos) e muita, mas muita bagagem! Bancos elétricos com ajuste lombar pneumático: fantástico! Viajo 3 horas de Campos do Jordão até a zona sul de SP e não fico cansado. Só tome cuidado pra não ligar o piloto automático na estrada e dormir numa reta !

Consumo: Na gasolina a minha tem feito 5,5km/l na cidade e 8km/l na estrada com ar ligado. Já cheguei a fazer 9km/l na Carvalho Pinto mantendo 100km/h. Quando comprei ela fazia 4 na cidade e 7 na estrada. Troquei os filtros, velas de Iridium NGK e cabos supressivos siliconados, e o consumo melhorou. Pelo que li no fórum e fora dele tbém, esse motor aceita bem o GNV, se for a sua opção.

Outro ponto fraco são os faróis. Mas para um carro com 17 anos, isso seria esperado. Não tem jeito, se os seus estiverem muito ruins, melhor comprar novos. Alguns colocam um farol moderno, com duplo refletor e que ilumina muito mais, mas acho eles muito caros. Como a lente dos meus estão boas, apenas troquei as lâmpadas por superbrancas e deu uma ligeira melhorada. Lembre-se de mantê-los com o foco regulado.

Vc tem um carro 1997 com airbag duplo, freio a disco nas 4 rodas com ABS, controle de tração e piloto automático, mais barato e mais seguro que um seminovo pelado!

Outra coisa legal na Explorer é que a maioria dos antigos donos nunca sequer colocara-na numa estrada de terra mais severa, quanto mais numa trilha! São SUVs bravos e resistentes mas que a maioria só usa na cidade e na rodovia. E isso é bom, porque é mais fácil de encontra-las em bom estado, ao contrário das Jeeps e Hilux, muito exigidas na terra. Assim como vc, comprei a minha de um gerente de banco de Mauá, o cara nunca havia feito uma trilha. Manutenção em dia, com apenas com 110.000 km! Muito bem cuidada tbém.

Não querendo desmerecer a concorrência, a Explorer é o melhor custo benefício em 4x4 na sua faixa de preço. Antes de comprar a minha, pesquisei, pesquisei muito, li de tudo sobre Explorer, Cherokee, Grand Cherokee, Pajero, Pathfinder, Blazer, Grand Vitara, Sportage e Hilux SW4, todas SUVs muito boas. Andei em vários carros, mas a que mais me cativou foi a Explorer. Não existe 4x4 perfeito pra tudo, mas no CONJUNTO, a Explorer, na minha humilde opinião, sem dúvida é a melhor!

[]s!
    4X4 Brasil
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

Usuário
    Entrada
    16/03/2014
    Local
    Várzea Grande/MT

Ford Explorer Limited 4.0 4x4 V6 213cv, 2004/2005

Múcio Luiz, e demais usuários, boa tarde! Aproveitando sua resposta e o tópico, tive a liberdade de lhes fazer uma pergunta, tendo em vista seus conhecimentos do carro em questão.
    Estou acertando a compra de uma Ford Explorer Limited 4.0 4x4 V6 213cv, 2004/2005, com 106.000 Km, automática, tá toda lindona, segundo dono, pelas fotos tá impecável.
    Recebi várias opiniões, todas de quem nunca teve o carro, assim a maioria são negativas, mais pela net tive algumas bastante positivas, mais gostaria de saber uma opinião de quem tem uma, assim como vcs.
    Fico preocupado com a manutenção, em minha cidade, Várzea Grande-MT, é fraco de mão de obra especializada, apesar de ficar na região metropolitana de Cuiabá, não encontramos bons mecânicos, então fica aquela dúvida, dá muito problema? Vai me deixar na mão?
    Estou comprando o carro para sair com a família, tanto na cidade como em viagem, não tenho interesse te usá-lo com muita frequência, pois sei do seu alto consumo, se estou certo, na cidade de 5 a 6 né?
    Tenho um corollinha 2002, com motor zero, eu fiz, vou usá-lo para a correria.
    Enfim, sobre este modelo, Ford Explorer Limited 4.0 4x4 V6 213cv, 2004/2005, o que vc me diz, motor, cambio, o que pode me falar?
    Fico no aguardo, forte abraço.
    Ernani.

Citação Postado originalmente por Múcio Luiz Ver Post
    Bom, como ninguém ainda se manifestou, serei o primeiro.

Excelente carro, mas que requer certos cuidados (sobretudo se a sua for automática). Mas se vc disse que o antigo dono a tratava como um filho, então vc tá bem na foto !

Primeira coisa a se fazer é trocar o óleo do motor (20w50, mas alguns usam o 5w30), todos os filtros e se estiver acima dos 160.000km (cf manual) o óleo do diferencial. Alinhamento e balanceamento, além de verificar as velas e cabos de velas. Fazem toda a diferença no consumo.

Motor e câmbio: Seu motor, trocando óleo e filtro a cada 5 mil km, passa fácil os 400 mil km, cf informações do próprio fórum. Se a sua for automática, tem um ótimo câmbio (5 marchas a partir da 97), porém precisa ser cuidado, pois a retífica é caríssima. A minha é manual, também muito boa, além de mais confiável e de manutenção muito mais barata. Mas seu grande trunfo é o diferencial traseiro Ford 8.8: Vc nunca vai ter dor de cabeça com ele. Seu sistema de tração acho bom, toda a linha Ford e Troller usa esse sistema elétrico. Tá certo que é menos confiável que o acionamento mecânico (que vc pode adaptar, se necessário), mas se houver algum problema elétrico nesse sistema, não é muito difícil de se resolver. A Explorer se transforma num trator com a reduzida engatada!

Suspensão: A traseira é resistente, resistente, resistente. Olha por baixo dela: parece um caminhão! Na dianteira, independente, podem surgir alguns barulhos, geralmente relacionados à bandejas e buchas. Na minha opinião, a suspensão dianteira é o calcanhar de aquiles da Explorer >95 (até 94 a suspensão dianteira era melhor).

Manutenção: depois de muito pesquisar aqui no fórum, foi isso que me levou a comprar a Explorer e não outra viatura. A maioria das peças mecânicas, além do painel, são compartilhadas com a Ranger >98. Não são difíceis de encontrar. Não acho caras, levando em conta que são mais duráveis e que uma Explorer 0km custava mais de R$ 100.000,00. Além disso, a maioria das peças que precisei comprei no site Rockauto por um ótimo preço. Você acha quase tudo lá. Sites como Memorial Peças e Dragão autopeças tbém ajudam.

Acabamento: incomparável! As peças são muito resistentes. Um jipe de luxo! A minha tem bancos (poltronas) de tecido muito gostoso ao toque. Espaço é o que não falta! Cambem 5 adultos (padrão americano: gordos) e muita, mas muita bagagem! Bancos elétricos com ajuste lombar pneumático: fantástico! Viajo 3 horas de Campos do Jordão até a zona sul de SP e não fico cansado. Só tome cuidado pra não ligar o piloto automático na estrada e dormir numa reta !

Consumo: Na gasolina a minha tem feito 5,5km/l na cidade e 8km/l na estrada com ar ligado. Já cheguei a fazer 9km/l na Carvalho Pinto mantendo 100km/h. Quando comprei ela fazia 4 na cidade e 7 na estrada. Troquei os filtros, velas de Iridium NGK e cabos supressivos siliconados, e o consumo melhorou. Pelo que li no fórum e fora dele tbém, esse motor aceita bem o GNV, se for a sua opção.

Outro ponto fraco são os faróis. Mas para um carro com 17 anos, isso seria esperado. Não tem jeito, se os seus estiverem muito ruins, melhor comprar novos. Alguns colocam um farol moderno, com duplo refletor e que ilumina muito mais, mas acho eles muito caros. Como a lente dos meus estão boas, apenas troquei as lâmpadas por superbrancas e deu uma ligeira melhorada. Lembre-se de mantê-los com o foco regulado.

Vc tem um carro 1997 com airbag duplo, freio a disco nas 4 rodas com ABS, controle de tração e piloto automático, mais barato e mais seguro que um seminovo pelado!

Outra coisa legal na Explorer é que a maioria dos antigos donos nunca sequer colocara-na numa estrada de terra mais severa, quanto mais numa trilha! São SUVs bravos e resistentes mas que a maioria só usa na cidade e na rodovia. E isso é bom, porque é mais fácil de encontra-las em bom estado, ao contrário das Jeeps e Hilux, muito exigidas na terra. Assim como vc, comprei a minha de um gerente de banco de Mauá, o cara nunca havia feito uma trilha. Manutenção em dia, com apenas com 110.000 km! Muito bem cuidada tbém.

Não querendo desmerecer a concorrência, a Explorer é o melhor custo benefício em 4x4 na sua faixa de preço. Antes de comprar a minha, pesquisei, pesquisei muito, li de tudo sobre Explorer, Cherokee, Grand Cherokee, Pajero, Pathfinder, Blazer, Grand Vitara, Sportage e Hilux SW4, todas SUVs muito boas. Andei em vários carros, mas a que mais me cativou foi a Explorer. Não existe 4x4 perfeito pra tudo, mas no CONJUNTO, a Explorer, na minha humilde opinião, sem dúvida é a melhor!

[]s!

Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Ernani Silva Ver Post
    Múcio Luiz, e demais usuários, boa tarde! Aproveitando sua resposta e o tópico, tive a liberdade de lhes fazer uma pergunta, tendo em vista seus conhecimentos do carro em questão.
    Estou acertando a compra de uma Ford Explorer Limited 4.0 4x4 V6 213cv, 2004/2005, com 106.000 Km, automática, tá toda lindona, segundo dono, pelas fotos tá impecável.
    Recebi várias opiniões, todas de quem nunca teve o carro, assim a maioria são negativas, mais pela net tive algumas bastante positivas, mais gostaria de saber uma opinião de quem tem uma, assim como vcs.
    Fico preocupado com a manutenção, em minha cidade, Várzea Grande-MT, é fraco de mão de obra especializada, apesar de ficar na região metropolitana de Cuiabá, não encontramos bons mecânicos, então fica aquela dúvida, dá muito problema? Vai me deixar na mão?
    Estou comprando o carro para sair com a família, tanto na cidade como em viagem, não tenho interesse te usá-lo com muita frequência, pois sei do seu alto consumo, se estou certo, na cidade de 5 a 6 né?
    Tenho um corollinha 2002, com motor zero, eu fiz, vou usá-lo para a correria.
    Enfim, sobre este modelo, Ford Explorer Limited 4.0 4x4 V6 213cv, 2004/2005, o que vc me diz, motor, cambio, o que pode me falar?
    Fico no aguardo, forte abraço.
    Ernani.
    Ernani, boa tarde!

Carrão esse modelo! Raríssimas no Brasil. Sinceramente, não conheço maiores detalhes desse modelo que deve ser esse:

Acabei de comprar um Ford Explorer XLT 4x4 V6 4.0 97-ford-explorer.jpg

Pelo que sei, basicamente é a 1995-2001 modernizada, sendo a 3ª geração da Explorer. O motor é o V6 4.0 SOHC, por isso a maior potência com relação ao OHV. Esse motor foi usado nas Rangers a partir de 2001. A suspensão traseira tbém é diferente, independente. Também possuem 7 lugares, ao contrário das anteriores com apenas cinco.

Peças não serão tão difíceis de encontrar principalmente no Rockauto e tbém no ebay. A questão é mecânico que saiba trabalhar nela aí na sua região.

Como te falei Ernani, esse modelo específico não sei te precisar maiores detalhes. Mas sabendo que é uma evolução da 2ª geração (95-01), devem ser ótimas. Já entrei numa, realmente muito confortável, mas nunca andei.

[]s!
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

Usuário
    Entrada
    16/03/2014
    Local
    Várzea Grande/MT
    Muito obrigado Sr. Múcio pelas suas considerações, serão de muita valia.
    Abraço.

Prezados, estou namorando a compra de uma Explorer 97/8.

Ainda não fechei o negócio, pois tenho algumas dúvidas a sanar, a primeira delas é qual o motor que equipa o carro, eu não consegui identificar se é o OHV ou o SOHC. Já li, pesquisei, mas as infos são vagas.

Outra coisa, o carro que estou vendo está com um problema no câmbio AT (5R55E), ele entra no modo de segurança quando chega a 60km/h. Já li que pode ser um defeito simples ou uma PT do câmbio.

No resto, o carro tem coisas a fazer, mas não é para ser o carro de linha, vai ser a reserva técnica do final de semana.

Estou em dúvida se não estou comprando uma bomba e um poço sem fundo...

Citação Postado originalmente por christian govastki Ver Post
    Prezados, estou namorando a compra de uma Explorer 97/8.

Ainda não fechei o negócio, pois tenho algumas dúvidas a sanar, a primeira delas é qual o motor que equipa o carro, eu não consegui identificar se é o OHV ou o SOHC. Já li, pesquisei, mas as infos são vagas.

Outra coisa, o carro que estou vendo está com um problema no câmbio AT (5R55E), ele entra no modo de segurança quando chega a 60km/h. Já li que pode ser um defeito simples ou uma PT do câmbio.

No resto, o carro tem coisas a fazer, mas não é para ser o carro de linha, vai ser a reserva técnica do final de semana.

Estou em dúvida se não estou comprando uma bomba e um poço sem fundo...
    Exitem 6 Explores SOHC no Brasil, todas importadas independente ou trazidas pelos consulados. Todas são do modelo Sporte (2 portas), são muito raras de se ver e tem 210cv como as Ranger V6 Repower que sairam em 2001 e 2002 com o mesmo motor SOHC. Apesar da cavalaria extra o torque é praticamente o mesmo. O que mudo nesse motor é o cabeçote que tem os comandos diferentes, o resto é praticamente igual aos OHV.

Esses motores da Ford normalmente tem uma capa de plástico indicando o modelo, olha ai o SOHC
    Acabei de comprar um Ford Explorer XLT 4x4 V6 4.0 97-ford-four-liter-engine.jpg

Sugiro limpar todos os sensores e checar todos os chicotes antes de fala que o cambio deu PT, normalmente a primeira coisa de PT é quando começa a patinar, se não está patinando manda limpar tudo!
    Ranger 02 CD 2.8 TGV, 3BL+2SL, 35"
    Ex:
    Troller 07 SFI 230cv+K&N, 3SL, 35" /
    Ex: Explorer 98 4x4 V6, 3BL+2SL, 35" / Ex: Ranger 98 4x2 CS V6, 2SL, 33"

Hugocsl

Então todas as Explo são OHV? Facilitou muito a minha vida. Obrigado pelas dicas, cada dia me convenço mais de pagar para ver nesta Explorer.

Rolou uma paixão a primeira vista.

Usuário Avatar de Victorktá
    Entrada
    15/03/2014
    Local
    Cataguases/MG
    Boa tarde a todos. Sou "novo" no fórum (apesar de acompanhar o fórum há muito tempo sem ser cadastrado) e agradeço por fazer parte desse grupo. Pois bem, também estou querendo comprar uma Explorer Limited ano 99. Ela está com 150 mil km rodados e, recentemente o dono dela fez a manutenção preventiva. A pergunta é: em que ficar atento na hora da compra? (lembrando que sou novo no mundo dos SUV's). Além da troca do óleo do motor, dos diferenciais e da caixa o que mais devo olhar? Velas e cabos? Suspensão? Desde já agradeço a atenção de todos.

Victor vc tem que ver se o cambio AT está em boas condições, sem patina e engatando as 4 marchas.

Também tem que ficar atento a parte elétrica pq esse carro tem muitos itens desse tipo, como gravador de voz no quebra sol por exemplo.

Se ela tiver o opicional de suspensão a AR vc tem que avaliar o estado das bolças e tudo mais.

Trocar as vela e cabos é tranquilo, preventivo mesmo e barato...
    Ranger 02 CD 2.8 TGV, 3BL+2SL, 35"
    Ex:
    Troller 07 SFI 230cv+K&N, 3SL, 35" /
    Ex: Explorer 98 4x4 V6, 3BL+2SL, 35" / Ex: Ranger 98 4x2 CS V6, 2SL, 33"

Usuário Avatar de Victorktá
    Entrada
    15/03/2014
    Local
    Cataguases/MG
    hugocsl,

Obrigado pelas informações.

Usuário Avatar de jeb
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    São Carlos/SP
    Agradecimentos: 10
    Colegas
    Gostaria de saber a opinião de quem tem ou teve uma Explorer da 3a geração, de 2002 a 2005.
    Grato
    J.
    Ford Ranger XLS 4x4 AT 2019
    Ex: Renegade Diesel Sport 4x4 2015 (agora com a chefa)
    EX: Toyota RAV4 4x4 2007 - Ex: Ford Explorer V6 4x4 1998

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Acabei de comprar um Sportage 2003
      Por ItamarBr no fórum Kia Sportage
      Respostas: 10
      Última resposta: 25/02/2016, 12:30
    2. Acabei de comprar uma Cherokee
      Por Gustavo Ferrari no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 15/09/2011, 18:50
    3. Acabei de comprar uma hilux 97
      Por Adrianno no fórum Toyota
      Respostas: 3