Excelente carro, mas que requer certos cuidados (sobretudo se a sua for automática). Mas se vc disse que o antigo dono a tratava como um filho, então vc tá bem na foto

Primeira coisa a se fazer é trocar o óleo do motor (20w50, mas alguns usam o 5w30), todos os filtros e se estiver acima dos 160.000km (cf manual) o óleo do diferencial. Alinhamento e balanceamento, além de verificar as velas e cabos de velas. Fazem toda a diferença no consumo.
Motor e câmbio: Seu motor, trocando óleo e filtro a cada 5 mil km, passa fácil os 400 mil km, cf informações do próprio fórum. Se a sua for automática, tem um ótimo câmbio (5 marchas a partir da 97), porém precisa ser cuidado, pois a retífica é caríssima. A minha é manual, também muito boa, além de mais confiável e de manutenção muito mais barata. Mas seu grande trunfo é o diferencial traseiro Ford 8.8: Vc nunca vai ter dor de cabeça com ele. Seu sistema de tração acho bom, toda a linha Ford e Troller usa esse sistema elétrico. Tá certo que é menos confiável que o acionamento mecânico (que vc pode adaptar, se necessário), mas se houver algum problema elétrico nesse sistema, não é muito difícil de se resolver. A Explorer se transforma num trator com a reduzida engatada!
Suspensão: A traseira é resistente, resistente, resistente. Olha por baixo dela: parece um caminhão! Na dianteira, independente, podem surgir alguns barulhos, geralmente relacionados à bandejas e buchas. Na minha opinião, a suspensão dianteira é o calcanhar de aquiles da Explorer >95 (até 94 a suspensão dianteira era melhor).
Manutenção: depois de muito pesquisar aqui no fórum, foi isso que me levou a comprar a Explorer e não outra viatura. A maioria das peças mecânicas, além do painel, são compartilhadas com a Ranger >98. Não são difíceis de encontrar. Não acho caras, levando em conta que são mais duráveis e que uma Explorer 0km custava mais de R$ 100.000,00. Além disso, a maioria das peças que precisei comprei no site Rockauto por um ótimo preço. Você acha quase tudo lá. Sites como Memorial Peças e Dragão autopeças tbém ajudam.
Acabamento: incomparável! As peças são muito resistentes. Um jipe de luxo! A minha tem bancos (poltronas) de tecido muito gostoso ao toque. Espaço é o que não falta! Cambem 5 adultos (padrão americano: gordos) e muita, mas muita bagagem! Bancos elétricos com ajuste lombar pneumático: fantástico! Viajo 3 horas de Campos do Jordão até a zona sul de SP e não fico cansado. Só tome cuidado pra não ligar o piloto automático na estrada e dormir numa reta

Consumo: Na gasolina a minha tem feito 5,5km/l na cidade e 8km/l na estrada com ar ligado. Já cheguei a fazer 9km/l na Carvalho Pinto mantendo 100km/h. Quando comprei ela fazia 4 na cidade e 7 na estrada. Troquei os filtros, velas de Iridium NGK e cabos supressivos siliconados, e o consumo melhorou. Pelo que li no fórum e fora dele tbém, esse motor aceita bem o GNV, se for a sua opção.
Outro ponto fraco são os faróis. Mas para um carro com 17 anos, isso seria esperado. Não tem jeito, se os seus estiverem muito ruins, melhor comprar novos. Alguns colocam um farol moderno, com duplo refletor e que ilumina muito mais, mas acho eles muito caros. Como a lente dos meus estão boas, apenas troquei as lâmpadas por superbrancas e deu uma ligeira melhorada. Lembre-se de mantê-los com o foco regulado.
Vc tem um carro 1997 com airbag duplo, freio a disco nas 4 rodas com ABS, controle de tração e piloto automático, mais barato e mais seguro que um seminovo pelado!
Outra coisa legal na Explorer é que a maioria dos antigos donos nunca sequer colocara-na numa estrada de terra mais severa, quanto mais numa trilha! São SUVs bravos e resistentes mas que a maioria só usa na cidade e na rodovia. E isso é bom, porque é mais fácil de encontra-las em bom estado, ao contrário das Jeeps e Hilux, muito exigidas na terra. Assim como vc, comprei a minha de um gerente de banco de Mauá, o cara nunca havia feito uma trilha. Manutenção em dia, com apenas com 110.000 km! Muito bem cuidada tbém.
Não querendo desmerecer a concorrência, a Explorer é o melhor custo benefício em 4x4 na sua faixa de preço. Antes de comprar a minha, pesquisei, pesquisei muito, li de tudo sobre Explorer, Cherokee, Grand Cherokee, Pajero, Pathfinder, Blazer, Grand Vitara, Sportage e Hilux SW4, todas SUVs muito boas. Andei em vários carros, mas a que mais me cativou foi a Explorer. Não existe 4x4 perfeito pra tudo, mas no CONJUNTO, a Explorer, na minha humilde opinião, sem dúvida é a melhor!
[]s!