Boa tarde a todos sempre faço pesquisas aqui no fórum mas este é meu primeiro post.

Tenho uma Ranger 3.0 eletronic 4x4 2005 com 160000km rodados.
Há três dia fiz uma viagem e na volta o motor superaqueçeu, parei o carro na hora e desliguei o motor, notei que a agua no reservatório estava fervendo, esperei esfriar um pouco e andei 1km ate o posto mais proximo, completei com agua, a temperatura normalizou e segui viagem, de olho no mostrador de temperatura, 10km mais tarde esquentou novamente, parei o carro e esperei, virava meia chave, até que uma hora estabilizou.
Continuei seguindo viagem sem forçar nada mantendo em 2000giros. Cheguei em casa tudo normal, motor nao perdeu potência.
No outro dia o motor de uma chiada na hora de pegar, precisava de umas 2 ou 3 partidas, mas blz, andei normal, nao aqueçeu.
Hoje pela manhã fui virar a chave, nem sinal do motor, painel ligou tudo certinho, bateria nova, mas o motor nao girava.
Chamei um mecânico amigo meu de confiança e constatou que o motor estava trancado, ja pensei "FODEU", empurramos o carro para girar, demos a partida e o motor apanhou mas pegou, funcionando normal aparentemente.
Pensei na possibilidade de ter dado problema com o cabeçote pelo fato dela ter esquentado, porém nao tem agua no óleo, e nem óleo na agua, fumaça do escape normal, nivel de óleo ok. Porém ele viu que estava vazando agua do reservatório, levou o carro na oficina dele falou que ia trocar esta peça, sangrar o liquido e falou pra eu monitorar nivel de óleo essas coisas, e cogitou a possibilidade de ter que abrir o motor!

Ela ta la agora, to fudido da cara, ja gastei uns 3000 nela desde que peguei em outras peças, cubo dianteiro, cruzetas etc.. sem falar que gastei 2500 em uma jogo de pneus, to me preparando psicologicamente pra ve o tamanho do prejuízo, to com medo que tenha comprometido pistão, bloco, biela, cabeçote essas coisas.

Alguem que ja tenha passado por isso, pode me dar dicas etc.. o que pode ser?

Quero agradecer ao pessoal deste fórum, as informações que tem aqui ajudam muito mesmo, sempre que preciso fazer alguma coisa procuro aqui, e sempre tem me ajudado.

Um abraço a todos.