Postado originalmente por
Daniel.Shimomoto
Um OFF Topic: Falando em durabilidade....posso colocar minha experiência agricola.
Os Ford's na lida agricola pesada são motores para 10 mil horas. Tive um Ford 4630, motor 3 cilindros (é o mesmo 6.6 com metade dos cilindros e da cilindrada) que fundiu com 11.500 horas por descuido do operador. Se não fosse isso, ele estaria intacto pois funcionava sem qualquer ruido anormal e tendo o mesmo desempenho. Já ouvi historia de 7630 com 16 mil horas e motor lacrado (o 7630 utiliza uma variação do FTO4.4 - é um FTO mas com curso de pistão aumentado de 111,7 para 127mm - 5L de deslocamento). Não posso afirmar nada porque não vi apenas ouvi, mas do que conheço dessas máquinas, não é nada absurdo, muio pelo contrário.
Os MWM 229/4 são bem engraçados. Nos Valmet 4 cilindros, 73cv's, os D-229 (os dois que tive em tratores), um deles rodou 10 mil horas em serviço pesado e o outro, em serviço leve tinha 12 mil horas quando o vendi. O de 10 mil horas, batia bastante desde as 7 mil, era nitido as batidas de mancal e a quantidade de fumaça que saia pelo respiro (desde então). Parecia um segundo escapamento.
O MWM TD-229/4 turbinado também assopra bastante no respiro, só que mais cedo, logo nas primeiras 3 a 4 mil horas. Já no seis cilindros, a coisa é semelhante, especialmente nas versões de maior potência como as de 160cv.
O Cummins série C, pelo que escutei de o dono de uma transportadora trabalhava muito esgoelado no Titan 18-310. Mas mesmo assim chegava nos seus 800.000 a 1.000.000 de km, o que se você for ver, é bastante para um motor trabalhando no limite de 303cv grande parte do tempo, arrastando um PBT de 42.000kg do Volks.
Agora os OM352/366 não tem fama de grande durabilidade. Mas mesmo assim tem gente que pega caminhão VW, arranca o MWM e coloca OM (não dá para entender...). Mesmo assim tem uma legião de fãs.
[]s