Postado originalmente por
bbmoro
Carminatti, estou anexando duas fotos para mostrar como fazer o ajuste do débito de diesel no 229 com bomba em linha. O ajuste é feito no parafuso fenda com contra porca. Precisa apenas de uma chave 10 e uma chave de fenda. Girando no sentido horário, aumenta-se o débito. Lembre que sairá todo o óleo da bomba quando tirar a tampa. A minha estava original e lacrada. Abri num primeiro momento meia volta. Não percebi grande diferença na aceleração, mas na estrada ficou bem melhor, principalmente nas ultrapassagens (se estiver acima de 1500 rpm, raramente precisa baixar quarta para ultrapassar). Hoje abri mais meia volta, então está com uma volta no total. Agora se percebe que está com uma aceleração melhor. Na estrada ainda não testei. A pressão do turbo chega fácil a 1,5 kgf.
Quanto a relação do diferencial, a minha é uma turbo de fábrica, então 5 marchas e diferencial 2,72:1. Minha opinião é que ainda falta marcha. No GPS, 120 km/h está a 2500 rpm, lembrando que os pneus são 255/70R16. Meu plano é colocar a caixa da F250 (ZF 5S-420) para ter uma quinta overdrive e manter esse diferencial (não queria trocar o câmbio pq a primeira pra baixo é uma das coisas que mais gosto na F). Meu uso é exclusivo em cidade/estrada e sem carga, então quero que ela ande bem solta. Vai faltar motor, então está no plano também uma boa fuçada (intercooler, turbina com válvula de alívio, bicos de maior vazão e bomba retrabalhada...). Estou estudando alternativas, mas é bem restrito pq são raras as pessoas que envenenam esse motor. Quanto aos bicos da Rash, não existem para o 229. Conversei com o Maurício e justamente por não ter público para esse motor não existem bicos retrabalhados e também interesse dele em fazer. Em conversa com ele, o que restringe uma elevação de potência grande nesse motor são as juntas dos cabeçotes que não são metálicas. Ele diz que até 160cv não deverá ter problema, acima disso, a qualquer momento pode arrebentar uma junta. Meu sonho são 200cv nesse motor. Se vou conseguir eu não sei, mas estou estudando e aceito qualquer sugestão e receita.