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  • #1
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    Para o repotenciamento as receitas são simples, mas se a bomba injetora for em linha o ajuste de débito é mais limitado. Tem como ajustar ou trocar os corpos elementos injetores por maiores. Não é caro e o resultado é muito bom.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #2
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    Boa tarde meus amigos!!!

    Obrigado mais uma vez pelo auxílio de todos.

    Fiz a troca da relação, colocando uma 14 x 40. Ficou muito, muito bom!!!

    Peguei ela com meu amigo mecânico e saí na pista. Já achei uma necessária alteração, o velocímetro. Notei que estava passando todos os carros novos e potentes, mas o velocímetro marcando 120, 130km/h. Lembrei então que o cabo vai ligado ao câmbio, consequentemente, já não estava certo. Liguei o GPS e constatei que estava a 150km/h. Vou acertar isto essa semana, até porque a quilometragem ficará defasada para meu controle de manutenção.

    Quanto à bomba, Edintuder, seguirei sua recomendação, irei aumentar a potência para ter mais arranque nas ultrapassagens.

    É uma bomba Bosch, mas a plaquinha tá difícil a leitura. Creio que seja em linha. O que você recomenda, de trocar os elementos, sabe me dizer quais posso colocar e até que pressão posso chegar sem ofender o motor?

    Abraço.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Carminatti Ver Post
    Boa tarde meus amigos!!!

    Obrigado mais uma vez pelo auxílio de todos.

    Fiz a troca da relação, colocando uma 14 x 40. Ficou muito, muito bom!!!

    Peguei ela com meu amigo mecânico e saí na pista. Já achei uma necessária alteração, o velocímetro. Notei que estava passando todos os carros novos e potentes, mas o velocímetro marcando 120, 130km/h. Lembrei então que o cabo vai ligado ao câmbio, consequentemente, já não estava certo. Liguei o GPS e constatei que estava a 150km/h. Vou acertar isto essa semana, até porque a quilometragem ficará defasada para meu controle de manutenção.

    Quanto à bomba, Edintuder, seguirei sua recomendação, irei aumentar a potência para ter mais arranque nas ultrapassagens.

    É uma bomba Bosch, mas a plaquinha tá difícil a leitura. Creio que seja em linha. O que você recomenda, de trocar os elementos, sabe me dizer quais posso colocar e até que pressão posso chegar sem ofender o motor?

    Abraço.
    Caras, a minha usa, acredito eu, câmbio Clark CL2615, 5 marchas, primeira pra traz. Mas penso em trocar o diferencial por um mais longo, por causa da velocidade final. Ela urra a 120 km/h. Mas fico cabreiro, pq já acho a bicha fraquinha em subidas. Ela é 4x4, se colocar alguma coisa mais longa, atrapalharia em subidas longas e fortes? E no Offroad, como seria?

  • #4
    Citação Postado originalmente por duardobruno Ver Post
    Caras, a minha usa, acredito eu, câmbio Clark CL2615, 5 marchas, primeira pra traz. Mas penso em trocar o diferencial por um mais longo, por causa da velocidade final. Ela urra a 120 km/h. Mas fico cabreiro, pq já acho a bicha fraquinha em subidas. Ela é 4x4, se colocar alguma coisa mais longa, atrapalharia em subidas longas e fortes? E no Offroad, como seria?
    Nas 4x4 tem o inconveniente de não encontrar no mercado nacional relação mais longa para o diferencial dianteiro, isso complica a questão de troca do diferencial, o ideal seria tentar alongar o cambio, o que também não é uma tarefa fácil pelo fato de ela ser 4x4
    fordtruckbr.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Carminatti Ver Post
    Boa tarde meus amigos!!!

    Obrigado mais uma vez pelo auxílio de todos.

    Fiz a troca da relação, colocando uma 14 x 40. Ficou muito, muito bom!!!

    Peguei ela com meu amigo mecânico e saí na pista. Já achei uma necessária alteração, o velocímetro. Notei que estava passando todos os carros novos e potentes, mas o velocímetro marcando 120, 130km/h. Lembrei então que o cabo vai ligado ao câmbio, consequentemente, já não estava certo. Liguei o GPS e constatei que estava a 150km/h. Vou acertar isto essa semana, até porque a quilometragem ficará defasada para meu controle de manutenção.

    Quanto à bomba, Edintuder, seguirei sua recomendação, irei aumentar a potência para ter mais arranque nas ultrapassagens.

    É uma bomba Bosch, mas a plaquinha tá difícil a leitura. Creio que seja em linha. O que você recomenda, de trocar os elementos, sabe me dizer quais posso colocar e até que pressão posso chegar sem ofender o motor?

    Abraço.
    Carminatti, o ideal nesse caso é ir em um bombista de estrada (foge de representantes bosch), e explica o que queres. Ele precisa colocar os elementos de injeção de maior calibre apenas. Os bicos a princípio podem ficar os mesmos. Outra opção é não mexer na BI e trocar os bicos por maiores da rasch motoren. Essa tua BI tem ajuste de débito também atrás dela. É um parafuso que está com um arame e um lacre para não alterar regulagem. Eu não conheço o modelo dessa BI para procurar exatamente aonde fica o parafuso.
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Carminatti, o ideal nesse caso é ir em um bombista de estrada (foge de representantes bosch), e explica o que queres. Ele precisa colocar os elementos de injeção de maior calibre apenas. Os bicos a princípio podem ficar os mesmos. Outra opção é não mexer na BI e trocar os bicos por maiores da rasch motoren. Essa tua BI tem ajuste de débito também atrás dela. É um parafuso que está com um arame e um lacre para não alterar regulagem. Eu não conheço o modelo dessa BI para procurar exatamente aonde fica o parafuso.
    Boa noite Edintruder!!!

    Fiz o que você recomendou. Passei no bombista que trocou meus bicos (manutenção preventiva) há uns 6 meses e conversei com ele. Ele disse o mesmo que você, de trocar os elementos, colocando maiores.

    Na verdade, não posso reclamar, pois ela chegou quase nos 160km/h (aferição pelo GPS), e não senti se a bomba me limitou, pela regulagem, ou se ainda teria mais... mas estava numa pequena descida...

    A bomba deve ser a que você está imaginando mesmo, com esse parafuso atrás. Eu poderia mexer nele para ajustá-lo ou melhor deixar a cargo dele? A intenção, como coloquei anteriormente, de aumentar a potência do motor, é por causa das ultrapassagens, não para correr mais...

    Segunda pergunta, estou buscando informações aqui na minha região, sobre a aferição e regulagem do velocímetro / odômetro. Resumindo, todos informaram que instalando um redutor eu teria problemas, pois o modelo do cabo é com o pinhão na ponta, entrando no câmbio. Disseram que os que encontramos no mercado, mesmo de bronze, também se desgastam por causa do peso que o redutor gera no sistema. Alguma sugestão?

    Abraço.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Carminatti Ver Post
    Boa noite Edintruder!!!

    Fiz o que você recomendou. Passei no bombista que trocou meus bicos (manutenção preventiva) há uns 6 meses e conversei com ele. Ele disse o mesmo que você, de trocar os elementos, colocando maiores.

    Na verdade, não posso reclamar, pois ela chegou quase nos 160km/h (aferição pelo GPS), e não senti se a bomba me limitou, pela regulagem, ou se ainda teria mais... mas estava numa pequena descida...

    A bomba deve ser a que você está imaginando mesmo, com esse parafuso atrás. Eu poderia mexer nele para ajustá-lo ou melhor deixar a cargo dele? A intenção, como coloquei anteriormente, de aumentar a potência do motor, é por causa das ultrapassagens, não para correr mais...

    Segunda pergunta, estou buscando informações aqui na minha região, sobre a aferição e regulagem do velocímetro / odômetro. Resumindo, todos informaram que instalando um redutor eu teria problemas, pois o modelo do cabo é com o pinhão na ponta, entrando no câmbio. Disseram que os que encontramos no mercado, mesmo de bronze, também se desgastam por causa do peso que o redutor gera no sistema. Alguma sugestão?

    Abraço.
    Olá Carminatti, tive esse msm problema no velocímetro da fmil msm colocando um pinhão menor continuou marcando menos, aí levei em um especialista em velocímetro que resolveu o problema não sei como, mais desmontou o painel e retirou o velocímetro e conseguiu coloca-lo marcando certo, se não der com a troca do pinhão tente o especialista que no meu caso resolveu.
    Niva 91, Ex - Troller 2006 3.0 e Ex- F 1000 89 Turbo 5 marchas, que deixou saudades...

  • #8
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    Xarábruno, tens que primeiro turbinar ela, senão não terá como empurrar uma relação mais longa.
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  • #9
    Usuário Avatar de drosssor51
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    Acho que uma boa maneira para alongar a relação de transmissão em uma efe 4x4 é a troca dos pneus...

    Não aumenta muito mass... com certeza é significativo..!

    Existem várias opções de pneus altos (diâmetro ext.) com a banda de rodagem parecida com a original. (255....265....até 285)
    Se fosse alterar uma efe 4x4 ... partiria para 235/80r16 ou um 9.00x16.... feio mas funcional.... com um bom aumento de diâmetro externo...e relação de transmissão.
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

  • #10
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Galera, uma duvida...

    Uma forma de tentar alongar a transmissão da EFE é mexendo no cambio.

    O cambio das nossas EFE's é o Clark 2515/2625B ou FS2305B

    Será que o FSO (overdrive) 2305 da Silverado não é dimensionalmente identico ao nosso FS2305?

    ABs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #11
    nas ilustrações do catalogo eaton que tenho, as carcaças são bem diferentes, talvez o interior seja também.
    uma solução um pouco trabalhosa mas que resolveria, seria mandar usinar um para de engrenagens com relação mais longa para o cambio da f1000, o problema é o preço e, em caso de quebra terá que voltar a estaca zero, e mandar fazer de novo.
    fordtruckbr.

  • #12
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    a 5a é 1:1, então não tem como alterar a relação da 5a. Para isso tem 2 caminhos, substituir a caixa e colocar a CT divorciada (não fica bom) ou arrumar quem fabrique um conjunto de coroa e pinhão dianteiro com a relação 2,72:1
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

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