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Convex Datacenter
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  • #25
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    A minha experiência com CT divorciada não foi das melhores. Levei bastante tempo até conseguir deixar os cardans sem vibrações e foram mais 2 cruzetas para serem trocadas. Fica bom sim, não posso negar, mas nem sempre dá certo de primeira. A CT deve ficar o mais próximo possível da caixa de merchas, e justamente isso complicou na F1000, pois a CT ficava cerca de 30cm afastada por conta dos flanges, cruzetas e cardam de ligação, e isso resultou no cardam traseiro muito curto e enforcado. Perdi 3 vezes o cardam traseiro pelo caminho... As cruzetas por trabalharem enforcadas, sofrem desgaste muito rápido, e quando menos se espera ela começava a bater e logo caia em menos de 20km! Eu trocava a cruzeta traseira antes do óleo do motor. Depois que coloquei a CT original, nunca mais troquei as cruzetas.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #26
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Carminatti, o ideal nesse caso é ir em um bombista de estrada (foge de representantes bosch), e explica o que queres. Ele precisa colocar os elementos de injeção de maior calibre apenas. Os bicos a princípio podem ficar os mesmos. Outra opção é não mexer na BI e trocar os bicos por maiores da rasch motoren. Essa tua BI tem ajuste de débito também atrás dela. É um parafuso que está com um arame e um lacre para não alterar regulagem. Eu não conheço o modelo dessa BI para procurar exatamente aonde fica o parafuso.
    Boa noite Edintruder!!!

    Fiz o que você recomendou. Passei no bombista que trocou meus bicos (manutenção preventiva) há uns 6 meses e conversei com ele. Ele disse o mesmo que você, de trocar os elementos, colocando maiores.

    Na verdade, não posso reclamar, pois ela chegou quase nos 160km/h (aferição pelo GPS), e não senti se a bomba me limitou, pela regulagem, ou se ainda teria mais... mas estava numa pequena descida...

    A bomba deve ser a que você está imaginando mesmo, com esse parafuso atrás. Eu poderia mexer nele para ajustá-lo ou melhor deixar a cargo dele? A intenção, como coloquei anteriormente, de aumentar a potência do motor, é por causa das ultrapassagens, não para correr mais...

    Segunda pergunta, estou buscando informações aqui na minha região, sobre a aferição e regulagem do velocímetro / odômetro. Resumindo, todos informaram que instalando um redutor eu teria problemas, pois o modelo do cabo é com o pinhão na ponta, entrando no câmbio. Disseram que os que encontramos no mercado, mesmo de bronze, também se desgastam por causa do peso que o redutor gera no sistema. Alguma sugestão?

    Abraço.

  • #27
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    Tens que contar quantos dentes tem no pinhão do velocímetro. Fica na ponta dentro da caixa. Tens que colocar um com menos dentes.

    O lance da regulagem da BI, serve para aumentar o diesel injetado, que por sua vez aumenta o torque e que por sua vez aumenta também a potência em rpm. Se ela gera 100cv a 2800 rpm, pode chegar a 110cv nos mesmos 2800rpm. A velocidade máxima só aumenta por conta da potência extra, porém chegará no limite de corte da BI que impedirá que o rpm continue crescendo. Em resumo, a rpm máxima do motor não se altera em nada. Apenas terá mais final pois o motor terá mais potência disponível para crescer em 5a marcha. Supondo que original chege a 2750rpm em 5a, com o diesel extra poderá chegar a 2900rpm em 5a. Mas só por ter mais potência não quer dizer que andarás nesse ritmo. Isso será controlado pela tua vontade de acelerar ou não, mas em subidas ou ultrapassagem ela terá mais disposição como desejas.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #28
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    17/05/2009
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    Citação Postado originalmente por Carminatti Ver Post
    Boa noite Edintruder!!!

    Fiz o que você recomendou. Passei no bombista que trocou meus bicos (manutenção preventiva) há uns 6 meses e conversei com ele. Ele disse o mesmo que você, de trocar os elementos, colocando maiores.

    Na verdade, não posso reclamar, pois ela chegou quase nos 160km/h (aferição pelo GPS), e não senti se a bomba me limitou, pela regulagem, ou se ainda teria mais... mas estava numa pequena descida...

    A bomba deve ser a que você está imaginando mesmo, com esse parafuso atrás. Eu poderia mexer nele para ajustá-lo ou melhor deixar a cargo dele? A intenção, como coloquei anteriormente, de aumentar a potência do motor, é por causa das ultrapassagens, não para correr mais...

    Segunda pergunta, estou buscando informações aqui na minha região, sobre a aferição e regulagem do velocímetro / odômetro. Resumindo, todos informaram que instalando um redutor eu teria problemas, pois o modelo do cabo é com o pinhão na ponta, entrando no câmbio. Disseram que os que encontramos no mercado, mesmo de bronze, também se desgastam por causa do peso que o redutor gera no sistema. Alguma sugestão?

    Abraço.
    Olá Carminatti, tive esse msm problema no velocímetro da fmil msm colocando um pinhão menor continuou marcando menos, aí levei em um especialista em velocímetro que resolveu o problema não sei como, mais desmontou o painel e retirou o velocímetro e conseguiu coloca-lo marcando certo, se não der com a troca do pinhão tente o especialista que no meu caso resolveu.
    Niva 91, Ex - Troller 2006 3.0 e Ex- F 1000 89 Turbo 5 marchas, que deixou saudades...

  • #29
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    é comum o pessoal regular a coroa e pinhão do velocímetro... em função do primeiro dígito do hodômetro....que marca 10 metros...

    O velocímetro trabalha independentemente do hodômetro, cada velocímetro é aferido através de uma constante.

    A dica é: todo e qualquer especialista pode arrumar seu velocímetro, sem trocar nenhuma peça....somente mexendo na constante do velocímetro, masssss..... para aferir o hodômetro há necessidade de substituição de C&P do velocímetro...sendo este importante para manutenção periódica correta.
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
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  • #30
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    Carminatti, estou anexando duas fotos para mostrar como fazer o ajuste do débito de diesel no 229 com bomba em linha. O ajuste é feito no parafuso fenda com contra porca. Precisa apenas de uma chave 10 e uma chave de fenda. Girando no sentido horário, aumenta-se o débito. Lembre que sairá todo o óleo da bomba quando tirar a tampa. A minha estava original e lacrada. Abri num primeiro momento meia volta. Não percebi grande diferença na aceleração, mas na estrada ficou bem melhor, principalmente nas ultrapassagens (se estiver acima de 1500 rpm, raramente precisa baixar quarta para ultrapassar). Hoje abri mais meia volta, então está com uma volta no total. Agora se percebe que está com uma aceleração melhor. Na estrada ainda não testei. A pressão do turbo chega fácil a 1,5 kgf.

    Quanto a relação do diferencial, a minha é uma turbo de fábrica, então 5 marchas e diferencial 2,72:1. Minha opinião é que ainda falta marcha. No GPS, 120 km/h está a 2500 rpm, lembrando que os pneus são 255/70R16. Meu plano é colocar a caixa da F250 (ZF 5S-420) para ter uma quinta overdrive e manter esse diferencial (não queria trocar o câmbio pq a primeira pra baixo é uma das coisas que mais gosto na F). Meu uso é exclusivo em cidade/estrada e sem carga, então quero que ela ande bem solta. Vai faltar motor, então está no plano também uma boa fuçada (intercooler, turbina com válvula de alívio, bicos de maior vazão e bomba retrabalhada...). Estou estudando alternativas, mas é bem restrito pq são raras as pessoas que envenenam esse motor. Quanto aos bicos da Rash, não existem para o 229. Conversei com o Maurício e justamente por não ter público para esse motor não existem bicos retrabalhados e também interesse dele em fazer. Em conversa com ele, o que restringe uma elevação de potência grande nesse motor são as juntas dos cabeçotes que não são metálicas. Ele diz que até 160cv não deverá ter problema, acima disso, a qualquer momento pode arrebentar uma junta. Meu sonho são 200cv nesse motor. Se vou conseguir eu não sei, mas estou estudando e aceito qualquer sugestão e receita.
    -dsc01411.jpg-dsc01448.jpg
    Bruno.
    F-1000 90/91 TD229 - Uma volta no débito de combustível, Câmbio ZF S5-420, Pneus Michelin LTX AT2 265/75R16.

  • #31
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    Citação Postado originalmente por bbmoro Ver Post
    Carminatti, estou anexando duas fotos para mostrar como fazer o ajuste do débito de diesel no 229 com bomba em linha. O ajuste é feito no parafuso fenda com contra porca. Precisa apenas de uma chave 10 e uma chave de fenda. Girando no sentido horário, aumenta-se o débito. Lembre que sairá todo o óleo da bomba quando tirar a tampa. A minha estava original e lacrada. Abri num primeiro momento meia volta. Não percebi grande diferença na aceleração, mas na estrada ficou bem melhor, principalmente nas ultrapassagens (se estiver acima de 1500 rpm, raramente precisa baixar quarta para ultrapassar). Hoje abri mais meia volta, então está com uma volta no total. Agora se percebe que está com uma aceleração melhor. Na estrada ainda não testei. A pressão do turbo chega fácil a 1,5 kgf.

    Quanto a relação do diferencial, a minha é uma turbo de fábrica, então 5 marchas e diferencial 2,72:1. Minha opinião é que ainda falta marcha. No GPS, 120 km/h está a 2500 rpm, lembrando que os pneus são 255/70R16. Meu plano é colocar a caixa da F250 (ZF 5S-420) para ter uma quinta overdrive e manter esse diferencial (não queria trocar o câmbio pq a primeira pra baixo é uma das coisas que mais gosto na F). Meu uso é exclusivo em cidade/estrada e sem carga, então quero que ela ande bem solta. Vai faltar motor, então está no plano também uma boa fuçada (intercooler, turbina com válvula de alívio, bicos de maior vazão e bomba retrabalhada...). Estou estudando alternativas, mas é bem restrito pq são raras as pessoas que envenenam esse motor. Quanto aos bicos da Rash, não existem para o 229. Conversei com o Maurício e justamente por não ter público para esse motor não existem bicos retrabalhados e também interesse dele em fazer. Em conversa com ele, o que restringe uma elevação de potência grande nesse motor são as juntas dos cabeçotes que não são metálicas. Ele diz que até 160cv não deverá ter problema, acima disso, a qualquer momento pode arrebentar uma junta. Meu sonho são 200cv nesse motor. Se vou conseguir eu não sei, mas estou estudando e aceito qualquer sugestão e receita.
    -dsc01411.jpg-dsc01448.jpg

    Boa noite BBMORO e amigos!!!

    Desculpem a demora em responder, mas estava viajando e, por causa dos trabalhos de fim de ano, quase sem tempo para continuar com as melhorias.

    Obrigado pelas fotos e dicas. Irei levar a caminhonete na semana que vêm para o bombista trocar os elementos.

    Assim que estiver pronta, contarei o resultado.

    Abraços e ótima semana.

  • #32
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    17/05/2013
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    Citação Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Boa noite amigo.

    ... antes de mais nada... quais pneus vc está usando...

    Se for os originais da F1000.....

    Acredito que essa relação 2.86 vai judiar um pouco para arrancar em primeira marcha, como você mesmo citou.... caso monte esta relação, você não precisara de um câmbio com 5ª over driver.... e sim um câmbio com 1ª super reduzida e 5ª 1:1, como o meu 2615b.

    Se optar por um câmbio com overdrive, experimente primeiro utiliza-lo com sua relação 3,54... acho que já fica bom...


    Mesmo assim deixa o pessoal mais expert em F1000 falar....

    e poe uma foto da efe para vermos.....

    abç.

    Fala drosssor51, olha eu te perguntando mais um pouquinho de coisa rsrs.

    Sobre o questionamento do Carminatti envolvendo cambio/diferencial/relação, se o motor for turbinado (por fora) e a relação for longa (não tenho informação de qual, apenas que é a longa), o cambio de 4 marchas sofre muito ou esse conjunto faz uma casadinha legal sem forçar muito a caixa? Nesse caso, é preciso abrir um pouco a bomba para se ter um aproveitamento melhor da relação mais longa ou o turbo por si só já deixa o rendimento bom?

  • #33
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    Citação Postado originalmente por Gleison Prieto Ver Post
    Fala drosssor51, olha eu te perguntando mais um pouquinho de coisa rsrs.

    Sobre o questionamento do Carminatti envolvendo cambio/diferencial/relação, se o motor for turbinado (por fora) e a relação for longa (não tenho informação de qual, apenas que é a longa), o cambio de 4 marchas sofre muito ou esse conjunto faz uma casadinha legal sem forçar muito a caixa? Nesse caso, é preciso abrir um pouco a bomba para se ter um aproveitamento melhor da relação mais longa ou o turbo por si só já deixa o rendimento bom?
    Gleison, peguei o bonde andando, mas na minha F 84 ando com a caixa de cambio original de 04 marchas, diferencial 3.07 do Landau automático, motor turbinado por fora com uma Biaggio AP, bomba com elementos maiores e débito aumentado, tomada de filtro de ar na grade dianteira aspirando ar frio e outros detalhes de bicos injetores. Digo que estou muito satisfeito com o desempenho e todo mundo que anda comigo se impressiona com o torque e velocidade, ficou muito rápida mesmo. Certas ocasiões ao arrancar se abusar do acelerador chega a destracionar. Velocidade final gira pelos 160 km/h.

  • #34
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    E ai Zé V8.


    Poxa, sua configuração parece estar bem legal mesmo ... dando final em 160, viatura ta voando entao rsrs, ainda por cima com tudo bem esquematizado.


    Para usar os elementos maiores na bomba, voce precisou trocá-la também ou não chegou a tanto?
    E quais foram esses outros detalhes dos bicos?


    Eu estava vendo esse outro tópico também http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...-qual-por.html (F1000 diferencial coroa e pinhao turbo qual por?) ... o Daniel.Shimomoto passou umas dicas legais para a relação no post #5.
    Voce já pensou em passar de 3,07 para 2,72? Ou o 3,07 já está atendendo bem sem forçar o cambio?
    Se bem que se alongar para 2,72, acho que vai faltar 1ª né rsrs


    Sobre essa tomada de ar na grade dianteira, voce poderia postar alguma foto? Usou algum filtro específico?


    Se puder, posta fotos da sua milona também.


    Flw

  • #35
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    Citação Postado originalmente por Gleison Prieto Ver Post
    Fala drosssor51, olha eu te perguntando mais um pouquinho de coisa rsrs.

    Sobre o questionamento do Carminatti envolvendo cambio/diferencial/relação, se o motor for turbinado (por fora) e a relação for longa (não tenho informação de qual, apenas que é a longa), o cambio de 4 marchas sofre muito ou esse conjunto faz uma casadinha legal sem forçar muito a caixa? Nesse caso, é preciso abrir um pouco a bomba para se ter um aproveitamento melhor da relação mais longa ou o turbo por si só já deixa o rendimento bom?
    Gleison... o turbo vai melhorar bem o rendimento... com certeza.... com o câmbio de 4 marchas... tem que tomar cuidado para não alongar muito o diferencial ou aumentar muito o diâmetro dos pneus... pois poderá ficar com a primeira muito longa.

    O Zé deu a receita dele... e já é testada e aprovada....nada melhor que a coisa certa.

    A minha anda coma mesma relação diferencial do Zé (3.07)... só que a minha é aspirada....e com a primeira bem reduzida 5ª 1:1.

    abç
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  • #36
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    A receita do Zé está testada e comprovada mesmo ... e ainda sim com uma configuração que não força o cambio, pois parece que ela ta andando numa faixa boa.

    Drosssor51, ja que voce citou pneus, que também acabam influenciando no andar da viatura, voce sabe quais os originais sairam nas F?
    Quais pneus voce ta usando? 255/70/16? É a medida original?

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