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  • #1
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    10/02/2011
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    Comprando Ranger 2.3 4x2 - duvidas




    Pessoal,

    Venho mais uma vez pedir a ajuda de vcs.
    Estou quase comprando uma ranger 2.3 4x2. 2008 ou 2009 XLT
    Li na internet que a janela traseira deslizante é item de serie, mas algumas que vi tem a janela comum.
    Ta certo isso?
    Outra coisa, existe alguma coisa especifica que devo olhar com mais atenção neste modelo?

    Grande abraço a todos,

    Paulo

  • #2
    Usuário Avatar de JointMan
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    05/11/2012
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    Paulo, tenho uma Ranger XLS CD 2.3 2006...
    Veja como estão os fluidos do carro:

    Óleo do Cardã;
    Óleo da transmissão;
    Óleo do motor...

    Filtros de Ar
    Filtro de combustível...

    Veja se os amortecedores estão vazando óleo...

    Esse motor só terá sua resistência garantida se o dono tiver usado óleo 5w30...
    Daí é bom verificar a rotina de manutenção do carro e esses itens acima dão ideia disso.

    A minha deu bastante trabalho...
    Tive que fazer parte elétrica (Motor de partida e alternador);
    Fiz o motor;
    Troquei partes da suspensão etc.

    Qdo peguei ela, fiquei impressionado com o estado da lata, interior e aparência do assoalho e motor.
    Logo qdo fiz a primeira revisão vi que o filtro de ar estava imundo, o óleo do diferencial estava baixo e fedido, entre outros detalhes que davam a dica da encrenca que estava pegando.

    Então se você olhar como o antigo dono tratava ela você terá ideia se será problema ou não.

    Obs: Esse motor duratec tem peças dificeis de encontrar... a Ford so vende o parcial... por isso é bom atentar para a situação dele.

  • #3
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    13/05/2012
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    Chefe... é de particular ??/
    Se for.. olha pra cara do dono..kk se for cara caído que está vendendo pq está quebrado... sai fora... imagina como ele faz a manutenção... se é que faz né...
    Pode parecer besteira.. mas ...
    Agora segundo... leve ao mecânico.. isso te garante numa futura ação na justiça.. A lei não exige que vc leve.. mas te dá esta faculdade.. e agindo assim.. vc fica com amparo legal..
    Digo isso.. pq estou processando o cara que me vendeu minha ranger.. e as decisões na justiça são baseadas nisso.. " que vc deve ser prudente na compra " e não levar a um mecânico é imprudente...
    No mais.. segue as dicas mecânicas do amigo...
    Abraçãoooo Boa Sorte
    Ranger CS 4x4 3.0 11/12

  • #4
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    10/02/2011
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    Pois eh pessoal, a ranger que estou vendo é de uma loja, não tem nenhuma de particular aqui em Curitiba.
    No painel a ranger ta marcando 67 mil km e segundo o dono nao tem o manual pq o antigo dono perdeu. Vou leva-lá ao mecânico e pedir para que veja os itens que o amigo descreveu acima.
    ate tem uma com 12 mil km em santa Catarina mais o cara quer 45k, aí e brabo
    neste 2009 to estou vendo, vou pagar 38k

    Valeu pessoal pela ajuda, se puderem me dar mais dicas eu agradeço muito

    Abracao

  • #5
    Usuário Avatar de paulorl
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    Citação Postado originalmente por Paulo R Ver Post
    Pois eh pessoal, a ranger que estou vendo é de uma loja, não tem nenhuma de particular aqui em Curitiba.
    No painel a ranger ta marcando 67 mil km e segundo o dono nao tem o manual pq o antigo dono perdeu. Vou leva-lá ao mecânico e pedir para que veja os itens que o amigo descreveu acima.
    ate tem uma com 12 mil km em santa Catarina mais o cara quer 45k, aí e brabo
    neste 2009 to estou vendo, vou pagar 38k

    Valeu pessoal pela ajuda, se puderem me dar mais dicas eu agradeço muito

    Abracao
    Fala amigo! Tudo bem??

    Eu tenho uma XLT 2008 2.3. É uma ótima caminhonete!

    Sobre a quilometragem, leva no mecânico, ele passa o scan nela e vê certinho se ela está com isso ou não. Veja o estado dos pneus, os originais dela são 245/70/16, scorpion a/t ou atr. Peça para seu mecânico ver a embreagem, tem teste simples de vc puxar o freio de mão e soltar devagar o pedal da embreagem até ela morrer. Verifique se ela está barulhenta pra andar. Normalmente as rangers não tem os barulhos que as S10 tem, elas são silenciosas (em relação a coxins e barulhos na lataria).

    A janela basculante, a minha tem, mas de repente pode ser que o cara tenha tido azar e quebrou a janela (carregando coisas, ou ladrão) e colocou uma inteiriça no lugar. A janela corrediça na concessionária, para este ano, custa cerca de 2500 reais. E se quebrar só a janelinha do meio, por exemplo, e perder ou jogar fora a trava dela, dançou, não vende a trava separada em concessionária, só a janela inteira. Só dos modelos mais antigos é que vende só a trava. E também não tenho certeza se é de série ou não, em todo caso, verifique se tem o número do chassi gravado nela, e se tem o emblema da ford, mas não acho que seja algo útil ter a janela corrediça, vc praticamente não usa ela.

    Do resto, acho que não tem muito erro. Amortecedores, vc troca. Lubrificantes, vc troca TUDO quando pegar ela (motor, câmbio e diferencial).

    O caro mesmo é a embreagem, que só acha na concessionária, e os pneus. O motor nem preciso falar nada né? Tem que estar inteiro!

    Mas vc vai levar no mecanico, e o importante ele vai verificar, que é o motor, embreagem e dar uma olhadinha geral. O resto se der algum problema vc resolve!

    Abraço e boa sorte, o preço da 2009 tá legal!

  • #6
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Paulo R Ver Post
    Pois eh pessoal, a ranger que estou vendo é de uma loja, não tem nenhuma de particular aqui em Curitiba.
    No painel a ranger ta marcando 67 mil km e segundo o dono nao tem o manual pq o antigo dono perdeu. Vou leva-lá ao mecânico e pedir para que veja os itens que o amigo descreveu acima.
    ate tem uma com 12 mil km em santa Catarina mais o cara quer 45k, aí e brabo
    neste 2009 to estou vendo, vou pagar 38k

    Valeu pessoal pela ajuda, se puderem me dar mais dicas eu agradeço muito

    Abracao
    Paulo; quer uma dica para conferir a quilometragem da caminhonete? Não tem nada cientifico mas dá certo.

    Olha o banco do motorista, bem na lateral do assento, na parte visivel junto da porta, onde o motorista senta (e mais embaixo tem a alavanca que solta o encosto para a regulagem). Ele tem que estar sem dobras, ou seja tem que estar lisinho. Se estiver com pequenas dobras, ou o proprietário anterior era muito gordo ou o carro tem mais de 100 mil km. Falo isso com a experiencia de quem viu várias Rangers desse jeito e vendeu rodou com uma de 0 a 150 mil km e viu isso acontecer (detalhe: Peso apenas 75kg).

    O tecido deverá estar lisinho, sem estar folgado e solto na espuma (sinal de boa conservação e indicio que o carro tem a quilometragem declarada)

    Observe também os parafusos que prendem o painel de instrumentos. Não deve ter marcas de chave de fenda nos parafusos muito menos pode estar faltando qualquer um dos três...

    Outra dica: Olhe a suspensão dianteira. A Ranger gasolina dificilmente apresenta problemas de bandeja mas se tiver, é sinal que o proprietário anterior era louco e não tinha qualquer cuidado. Porque a suspensão da Ranger é SUPERdimensionada para a motorização Duratec

    Atente ao aspecto geral da lataria e especialmente da parte de baixo do carro.

    Abraços
    4X4 Brasil
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #7
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    Muito obrigado mesmo pessoal, vocês me ajudaram muito, alem da expectativas =D
    Esse forum é muito show, parabéns a todos.
    Estou anotando todas as dicas que me passaram.
    Quanto a questão da janela traseira, ja vi várias com a janela simples, então ja desencanei =D
    O problema é achar um mecanico confiavel que tenha scanner hehee

    abração

  • #8
    Usuário Avatar de sandersondf
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    a Sport é baseada no modelo XLS, a janela é simples

    a que tem a janela corrediça é XLT.. não sei se é opcional

  • #9
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    Citação Postado originalmente por sandersondf Ver Post
    a Sport é baseada no modelo XLS, a janela é simples

    a que tem a janela corrediça é XLT.. não sei se é opcional
    Ola Sandersondf, na verdade li pela internet que era de série, mas de fato não achei a ficha tecnica completa deste modelo para o ano de 2009.
    Vi algumas XLT com a janela normal, inclusive caminhonetes com 12mil km. Acho que não foram trocadas.
    A proposito, vi que vc é de Curitiba também. Conhece alguma mecânica confiável para que eu possa levar as "pretendentes" pra dar uma olhada?

  • #10
    Usuário Avatar de paulorl
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    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Paulo; quer uma dica para conferir a quilometragem da caminhonete? Não tem nada cientifico mas dá certo.

    Olha o banco do motorista, bem na lateral do assento, na parte visivel junto da porta, onde o motorista senta (e mais embaixo tem a alavanca que solta o encosto para a regulagem). Ele tem que estar sem dobras, ou seja tem que estar lisinho. Se estiver com pequenas dobras, ou o proprietário anterior era muito gordo ou o carro tem mais de 100 mil km. Falo isso com a experiencia de quem viu várias Rangers desse jeito e vendeu rodou com uma de 0 a 150 mil km e viu isso acontecer (detalhe: Peso apenas 75kg).
    ...
    Olá Daniel, tudo bem??

    Olha, vou descordar de vc nessa dica do banco (só nessa, hehe). A minha eu peguei com 80mil km, e no scanner estava certa a km, e o banco, infelizmente, estava (ainda está) com o tecido com várias dobras. O antigo dono não era gordo não, mas eu acho que é o jeito que o cara sai da caminhonete. Se o cara for meio baixinho ou tiver o costume de descer jogando as pernas pro lado ainda no banco (não sei se fui muito claro), as chances de marrotar também são grandes.

    Acho que a melhor coisa é mecânico mesmo. Se for alguma dica caseira, eu acho que a do estado dos pneus e do estado dos pedais de embreagem e freio são mais adequadas. Se tiver com dúvida sobre o pneu, olha na lateral dele. Tem um inscrito com 4 números, os dois primeiros são a semana e os dois últimos são o ano que os pneus foram fabricados. Se for maior que o ano da caminhonete, significa que já foram trocados.

    Abraço!!

    Obs.: DANIEL, valeu pelas dicas lá na minha dúvida sobre a mangueira do diferencial!!

  • #11
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    Citação Postado originalmente por paulolange Ver Post
    Olá Daniel, tudo bem??

    Olha, vou descordar de vc nessa dica do banco (só nessa, hehe). A minha eu peguei com 80mil km, e no scanner estava certa a km, e o banco, infelizmente, estava (ainda está) com o tecido com várias dobras. O antigo dono não era gordo não, mas eu acho que é o jeito que o cara sai da caminhonete. Se o cara for meio baixinho ou tiver o costume de descer jogando as pernas pro lado ainda no banco (não sei se fui muito claro), as chances de marrotar também são grandes.

    Acho que a melhor coisa é mecânico mesmo. Se for alguma dica caseira, eu acho que a do estado dos pneus e do estado dos pedais de embreagem e freio são mais adequadas. Se tiver com dúvida sobre o pneu, olha na lateral dele. Tem um inscrito com 4 números, os dois primeiros são a semana e os dois últimos são o ano que os pneus foram fabricados. Se for maior que o ano da caminhonete, significa que já foram trocados.

    Abraço!!

    Obs.: DANIEL, valeu pelas dicas lá na minha dúvida sobre a mangueira do diferencial!!
    Olá Paulo, muito obrigado pela ajuda.

    Tenho umas duvidas.
    quanto dura em km na media os pneus originais dela?
    como funciona esse teste de freio de mao e soltar a embreagem? O que devo esperar?
    onde vc passou o scanner na sua quando comprou? Na ccs?
    O desgaste dos pedais começam a aparecer com qtos km mais ou menos?

    Esses números no lado do pneu nao achei =/

    Grande abraço
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por paulolange Ver Post
    Olá Daniel, tudo bem??

    Olha, vou descordar de vc nessa dica do banco (só nessa, hehe). A minha eu peguei com 80mil km, e no scanner estava certa a km, e o banco, infelizmente, estava (ainda está) com o tecido com várias dobras. O antigo dono não era gordo não, mas eu acho que é o jeito que o cara sai da caminhonete. Se o cara for meio baixinho ou tiver o costume de descer jogando as pernas pro lado ainda no banco (não sei se fui muito claro), as chances de marrotar também são grandes.

    Acho que a melhor coisa é mecânico mesmo. Se for alguma dica caseira, eu acho que a do estado dos pneus e do estado dos pedais de embreagem e freio são mais adequadas. Se tiver com dúvida sobre o pneu, olha na lateral dele. Tem um inscrito com 4 números, os dois primeiros são a semana e os dois últimos são o ano que os pneus foram fabricados. Se for maior que o ano da caminhonete, significa que já foram trocados.

    Abraço!!

    Obs.: DANIEL, valeu pelas dicas lá na minha dúvida sobre a mangueira do diferencial!!
    Paulolange;

    Sabe que eu acho que você está certo! Eu tinha o costume de descer jogando as pernas para o lado (até porque não sou alto - tenho 1,73m) a minha tinha o tecido com muitas dobras mesmo!

    QUe bom que deu certo a dica da mangueira. O importante é dar certo e eliminar o problema!

    Forte Abraço!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

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