Postado originalmente por
Morubixaba
SENHORES:
Pra quem está acompanhando:
Comecei a medir todo o chassi da Nova Ranger para descobrir onde está o mistério da suspa caída. Estou usando uma nivelador a laser da Bosch e uma trena convencional. Com o nível estabilizado, eu meço as alturas e distâncias.
A traseira, numa primeira medição, está Ok. Os jumelos coincidem em suas alturas, o centro (eixo) dos parafusos, etc. Já na dianteira...
Eu comecei a acreditar que o problema possa estar na dianteira, visto que, do lado direito, o centro (eixo) do pafafuso balança está 8mm acima do eixo do parafuso da balança esquerda.
Isso faria com que o veículo torcesse em "X", fazendo com que a traseira esquerda fique abaixo do nível normal em 2 cm a 2,5 cm, que a dianteira direita fique abaixo do nível normal de 1 cm a 1,5 cm.
Mas porque a traseira esquerda fica mais baixa que a dianteira esquerda, se o problema supostamente está na dianteira direita?
Pense que o centro do problema está supostamente num eixo na dianteira direita. Como o veículo, observado de cima, é um retângulo (supostamente rígido), este eixo trabalha a peça inteira (veículo) num curso menor na dianteira, a diagonal do carro trabalhará seu ângulo mais no final da peça. É a mesma coisa que você pegar uma caneta entre o polegar e o indicador, apontá-la para a frente, e fazer um movimento de sobe e desce da canela com os dedos, onde o eixo (nos seus dedos) não se altera, porém a outra extremidade subirá e descerá.
Ok... Os jumelos estão corretos, a princípio. Os feixes têm o mesmíssimo arqueamento (foram medidos na concessionária, fora do carro).
Vou medindo a caranga e passarei a informação para este post e para a Ford. Vamos ver o que dirão.