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DICA! Vai comprar a NOVA RANGER? Leia! Problemas no chassi, lataria, caçamba, molas!

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  • 28/08/2013, 22:02
    Morubixaba
    Citação:

    Postado originalmente por Jota Comunien Ver Post
    Bem essa da altura não percebi. Mas da caçamba vi no primeiro dia. Há tb desalinhamento do capo (vão maior de um lado que do outro), portas dianteiras com diferenças no vão com os paralamas. O pior que todas no pátio eram assim.
    Problemas de pintura, nem me falem. A minha nunca chegava, até que fui a CSS pagar pelos bancos de couro, e por acaso vi uma Ranger no pátio, sem grade e parachoque dianteiro. Na ordem se serviço, no parabrisa: pintura porta dianteira, traseira e paralama lado direito, mais pintura parachoque. Confrontando o numero do chassis, ERA A MINHA!!!! FOI O MAIOR B.O. Era uma XLS, acabei pegando uma XLT. Ou seja, podem estar chegando com avarias da Argentina.
    Esses desalinhamentos são problemas de estamparia e montagem. Tudo "padronizado" de fábrica!

    A minha também tem esse desalinhamento das portas dianteiras com o para-lamas. Acabei nem comentando...

    Se eu olho a Ranger da janela do apartamento, penso que a porta traseira direita esta aberta, tamanha distância entre ela e o teto.

    Eu cheguei a ver uma linda, azul aurora, mas quando cheguei mais perto com meu olho biônico, percebi que o capô já havia sido repintado. ABSURDO.

    OBS: só um comentário adicional: cada dia que passa, a minha Ranger está mais esperta pra andar. Tô gostando! Se as coisas se resolverem - meus problemas com a FORD -, em três anos pegarei uma XLT diesel.
  • 29/08/2013, 08:24
    bgtn
    Citação:

    Postado originalmente por Morubixaba Ver Post
    Se fosse assim, seria com os carros pequenos também! Eles deixam o carro caído de um lado pra compensar o peso do motora? Ué... Além de ser infactível, lembremos que quem projeta esses carros não é a turminha do Chaves, mas sim gente bem graduada..

    Menos a caçamba, essa foi claramente projetada por um estagiário, meio parente de algum diretor da ford.... kkkkk

    Citação:

    Postado originalmente por Jota Comunien Ver Post
    Bem essa da altura não percebi. Mas da caçamba vi no primeiro dia. Há tb desalinhamento do capo (vão maior de um lado que do outro), portas dianteiras com diferenças no vão com os paralamas. O pior que todas no pátio eram assim.
    Problemas de pintura, nem me falem. A minha nunca chegava, até que fui a CSS pagar pelos bancos de couro, e por acaso vi uma Ranger no pátio, sem grade e parachoque dianteiro. Na ordem se serviço, no parabrisa: pintura porta dianteira, traseira e paralama lado direito, mais pintura parachoque. Confrontando o numero do chassis, ERA A MINHA!!!! FOI O MAIOR B.O. Era uma XLS, acabei pegando uma XLT. Ou seja, podem estar chegando com avarias da Argentina.
    Esses desalinhamentos são problemas de estamparia e montagem. Tudo "padronizado" de fábrica!

    Jota Comunien,
    Esses desalinhamentos, capô, portas, tampas, etc... eu nem levo muito em consideração. Vi que TODOS os carros novos que eu, minha esposa ou alguns amigos compramos vieram assim, VW, ford, GM, FIAT, TOYOTA... O mais aceitável foi o corolla que meu sogro comprou, 1 porta traseira, farol e lanterna traseira desalinhados, capô e demais portas quase alinhadas, aceitáveis... Antes eu gastava um tempinho, alinhando portas, capô, até faróis e lanternas em alguns casos, mas os últimos carros que comprei, deixei pra lá, não tive tempo nem vontade de ficar alinhando....
  • 29/08/2013, 09:30
    madmax87
    Citação:

    Postado originalmente por Morubixaba Ver Post
    Olha...

    Ainda bem que é uma lenda viu...

    Até porque tal afirmação é risível para qualquer engenheiro automotivo!

    Se fosse assim, seria com os carros pequenos também! Eles deixam o carro caído de um lado pra compensar o peso do motora? Ué... Além de ser infactível, lembremos que quem projeta esses carros não é a turminha do Chaves, mas sim gente bem graduada.

    E mais: carro de venda "global" deveria ter sido pensado assim: 95% dos motoristas do mundo dirigem do lado esquerdo! Então, isso nunca vai convencer.

    Ah sim, detalhe crucial: o tanque de combustível da Ranger fica ao longo da lateral esquerda! E, mesmo assim, seja vazio, seja cheio, o carro é manco para a esquerda.

    eu não disse que está certo, eu disse que é por essa razão que ela ficou assim, foi erro de projeto.
  • 29/08/2013, 11:51
    Leogompin
    Citação:

    Postado originalmente por Morubixaba Ver Post
    Caros amigos,

    Estou postando este relato sobre a compra da minha "Nova Ranger", modelo 2014, cabine dupla, motor 2.5 FLEX, para os interessados na aquisição deste veículo.

    Este carro está vendendo pra caramba. A flex, que é meu caso, vende bem mais que a Nova Ranger diesel. Ela já vem bem equipada, para um modelo de entrada (excluindo a XL, destinada às pessoas jurídicas). Ar condicionado, ABS com EBD, trio elétrico, excelente sistema de som, bom acabamento, Air Bag duplo e alguns bons recursos tecnológicos. Por R$ 7.500,00 a mais, você tem na XLT ar digital, controle de estabilidade com 8 funções, bluetooth, parafernália cromada no acabamento externo, aros 17, USB entre outros. Acho que compensa, mas, no meu caso, o dinheiro não deu!

    O motor é muito bom - 173 cv no álcool - e é o mesmo do novo Fusion, todo em alumínio, assim como a carcaça do câmbio. Ela anda muito bem em estrada, após embalar! De saída, parece fraca.

    Ela fez 5,5 Km/L de álcool na estrada. Após os 1.000 km rodados, chegou a fazer 10 Km/L de gasolina na estrada.

    A posição de dirigir é perfeita. O carro em si é muito confortável, embora em pisos irregulares ele pule muito a traseira, como quase todas camionetes.

    Enfim.

    Vamos a parte ruim, agora.

    1 - LATARIA

    Começo pela dificuldade em encontrar um carro zero em perfeito estado. O que? Como assim?

    Bem. Este carro não fica muito tempo no estoque das concessionárias. Eles recebem 5, 7 numa leva e as vendem em 10 dias, no máximo. Sou prova disso. Eu via uma pela manhã, e de tarde ela já estava vendida.

    Eu já estava há 3 semanas procurando uma Nova Ranger. Eu ia até as concessionárias, negociava o carro e, na hora de bater o martelo eu dizia: SÓ FECHO SE VER O CARRO ANTES. Como elas sempre estavam no pátio interno, eles permitiam.

    SENHORES, se eu disser que devo ter visto umas 30 Rangers zero quilômetro com avarias ou imperfeições fabris na carroceria, acreditariam? Carros riscados, amassados, pinturas imperfeitas. Cheguei a ver um estoque inteiro de uma série em uma concessionária aqui de Brasília que tinha um misterioso amassado no capô, TODAS TINHAM O AMASSADO NO MESMO LUGAR, próximo ao esguicho esquerdo. Era como se alguém tivesse dado um soco na lata, sem marcar a pintura, apenas amassando sutilmente mas a ponto de fazer um enorme reflexo em luz. Como pode? O vendedor dizia "é do modelo, é normal!".

    Acabei comprando uma, em outra concessionária, que eu já havia vistoriado e reprovado. Não era a cor que eu queria, mas era a que estava em melhor estado! E a concessionária teve que trocar o para-choque que estava avariado por outro zerinho. Os riscos na lataria permaneceram mas foram amenizados pelos presentes que eu ganhei do vendedor, que numa conta simples chegariam a R$ 2.000,00.

    2 - ALINHAMENTO DA CAÇAMBA

    Quando você encontrar uma Nova Ranger, pare e perceba: NENHUMA tem a sua caçamba alinhada com a lateral do carro. A diferença entre a linha da caçamba e a linha da cabine pode variar mais de um dedo!!. No meu caso, um dedo e meio! Cerca de 3 centímetros! Sempre fica um lado bem rente, e o outro para dentro! Quem explica isso? A engenharia da FORD não dá resposta! Todos estão reclamando! Como pode a carroceria ser mais estreita que a cabine? Nunca se viu isso! ERRO GROSSEIRO DE ENGENHARIA. CASO DE BOLETIM INTERNO DE TROCA, PROCON, MP, SEI LÁ...

    3 - SUSPENSÃO

    Senhores, o que mais me incomoda no meu carro novinho - o mesmo de muitos outros consumidores - é o fato de A SUSPENSÃO TRASEIRA SER ASSIMÉTRICA. Geralmente, o lado esquerdo é mais baixo! A diferença chega a 3 centímetros! INCRÍVEL! Como um feixe é mais baixo que o outro, o que deixa o aspecto do carro meio capenga, acaba por forçar a frente também! Seja com o tanque cheio ou vazio (o tanque fica ao longo da lateral esquerda). Se fosse imperceptível... MAS NÃO É.

    Pegue uma trena e meça a sua suspensão! A minha Ranger é caída para a esquerda cerca de 2 centímetros. Com o carro na concessionária, eu e o chefe da oficina, muito atencioso por sinal, procuramos em todas as Novas Rangers do estoque uma que não tivesse este problema para que os feixes fossem substituídos na minha. Ele canibalizaria um carro novinho pra resolver o meu problema. NÃO ENCONTRAMOS UMA SIMÉTRICA! Desde de as XLS, XLT, Limited... Até as que já estavam bem rodadas, o problema era presente. Todas estavam caídas de um lado a ponto de ser visto a olho nu! Como pode??

    4 - SISTEMA DE ARREFECIMENTO

    Mais uma surpresa: cheguei em casa no final da tarde e notei um barulho estranho e o ponteiro da temperatura que subiu de repente - ainda bem que na frente de casa. Abri o capô e mais uma surpresa: cadê a tampa do vaso de expansão??? Sumiu! Como pode? O carro estava com 750 Km rodados. Encontramos a tampa caída próximo ao peito de aço. O reservatório, quase vazio. Ela pulou? Claro que não. A minha tese é que não fizeram a revisão de entrega. A tampa, solta, caiu com a trepidação. Detalhe: só se troca água do sistema da ranger com 200.000 Km, conforme o manual.

    CONCLUSÃO:

    A Nova Ranger parece um carro muito bem resolvido. Não posso dizer que é um carrão, pois o meu conceito de "carrão" engloba "carro que não dá defeito". E a minha - e de muitos outros proprietários que ainda não se deram conta - já veio com defeito de fábrica. Eu sempre sou bem atendido nas concessionárias da FORD. Eles batalham até seu problema ser resolvido. O que empaca mesmo é a conduta da FORD, que demora demais a dar soluções técnicas. Estou aguardando a resposta deles.

    Só não aceitarei nada do tipo "está dentro dos parâmetros de tolerância". Aí a coisa vai feder pra eles. Convocarei todos os proprietários de Nova Ranger!

    Quem vai me convencer que um carro com uma lateral caída não terá a estabilidade afetada numa situação de perigo (mesmo porque o centro de gravidade fica unilateralmente confuso)?

    E quem explica a caçamba mais estreita que a cabine?

    SÃO APENAS ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Antes de comprar um carro muito bonito, pense na segurança da sua família!

    Abraço a todos!


    A minha foi entregue com riscos nas 2 laterais, no capo, na tampa traseira (todos não passando de 2 cm, mas não importa, são riscos), com amassado na porta.
    Propositalmente, foi entregue no patio e a noite. Fiz ressalva na declaração de entrega que não avalizava o interior e a lataria por completo.
    Assim como você, reclamei, pedi compensação pelos dissabores, ganhei o jogo de tapetes (xls só vem o do motorista) e a antena menor.

    Abraço!
  • 29/08/2013, 12:00
    Leogompin
    Citação:

    Postado originalmente por Jota Comunien Ver Post
    Na minha, ontem vi uma imperfeição na pintura, aspecto de casca de laranja, será que é no mesmo lugar? No contorno da caçamba, acima da lanterna, do lado do passageiro. Parece retoque, mas não hå diferença de cor.

    Opa, também fui premiado, fica acima da lanterna do passageiro. Reclamei, fizeram polimento, não saiu. Perguntaram se eu queria que pintasse (esse pedaço mais meio palmo já da lataria do passageiro, fazendo um "L"). Como não é relevo e é da mesma cor (preta) optei por deixar como está.
    Só mesmo fazendo o pente fino (depois que me entregaram riscada) é possível localizar. Para amigos, esposa, pedi para achar e não localizaram. Tentei tirar foto, mas não aparece.
  • 29/08/2013, 12:02
    Leogompin
    Citação:

    Postado originalmente por Jota Comunien Ver Post
    Bem essa da altura não percebi. Mas da caçamba vi no primeiro dia. Há tb desalinhamento do capo (vão maior de um lado que do outro), portas dianteiras com diferenças no vão com os paralamas. O pior que todas no pátio eram assim.
    Problemas de pintura, nem me falem. A minha nunca chegava, até que fui a CSS pagar pelos bancos de couro, e por acaso vi uma Ranger no pátio, sem grade e parachoque dianteiro. Na ordem se serviço, no parabrisa: pintura porta dianteira, traseira e paralama lado direito, mais pintura parachoque. Confrontando o numero do chassis, ERA A MINHA!!!! FOI O MAIOR B.O. Era uma XLS, acabei pegando uma XLT. Ou seja, podem estar chegando com avarias da Argentina.
    Esses desalinhamentos são problemas de estamparia e montagem. Tudo "padronizado" de fábrica!

    Na minha, o capô no lado do motorista é justo, no passageiro, entra a metade da unha do dedo indicador. Não sei se vale a pena mandar mexer. As portas são mais "fundas" em relação aos paralamas.
  • 29/08/2013, 12:04
    Leogompin
    Citação:

    Postado originalmente por Morubixaba Ver Post
    A minha também tem esse desalinhamento das portas dianteiras com o para-lamas. Acabei nem comentando...

    Se eu olho a Ranger da janela do apartamento, penso que a porta traseira direita esta aberta, tamanha distância entre ela e o teto.

    Eu cheguei a ver uma linda, azul aurora, mas quando cheguei mais perto com meu olho biônico, percebi que o capô já havia sido repintado. ABSURDO.

    OBS: só um comentário adicional: cada dia que passa, a minha Ranger está mais esperta pra andar. Tô gostando! Se as coisas se resolverem - meus problemas com a FORD -, em três anos pegarei uma XLT diesel.

    Está andando com Etanol ou Gasolina? Eu Etanol, fica muito ligeira, mas, somente urbano, SEM ar, 4.2 km no CB. 900Km, terceiro tanque, entrou na reserva ontem, vou testar um agora com gasolina.
  • 29/08/2013, 12:21
    sandersondf
    não defendo fabricante mas sinceramente, dei risada ao ler isto:

    Acabei comprando uma, em outra concessionária, que eu já havia vistoriado e reprovado. Não era a cor que eu queria, mas era a que estava em melhor estado! E a concessionária teve que trocar o para-choque que estava avariado por outro zerinho. Os riscos na lataria permaneceram mas foram amenizados pelos presentes que eu ganhei do vendedor, que numa conta simples chegariam a R$ 2.


    acha um carro de 60 mil em mal estado e compra pq ganhou brindes

    me desculpe amigo, mas se você não respeita seu dinheiro, dificilmente alguém respeitará

    agora você está com um produto defeituoso na mão e seus 2 mil em brindes viraram uma grande dor de cabeça

    essa é minha opinião
  • 29/08/2013, 19:02
    cros_rs
    Esse é um grande problema do consumidor brasileiro, passamos anos sendo ludibriados por fabricantes de tudo, comprados produtos que quando muito nem se pagam e já estragam.

    Até um tempo atrás os veículos ainda tinham um valor de troca, hoje nem isso, quando não são micos, são rejeitados pela propria montadora. Isso quando não lançam projetos fadados ao fracasso, esses dias li que um C4 seria lançado para substuir outro modelo que saiu cheio de erros, e quem comprou como ficou?

    Estava pensando em pegar uma Ranger usada, mas sempre ouvi falar que a Ranger era um carro problemático ou com peças muito caras.

    Mas só depende do consumidor virar esse jogo e sei que é impossível, pois pra isso é preciso que aja união e nesse caso os poucos fabricantes são muito mais unidos e espertos.
  • 30/08/2013, 00:14
    Morubixaba
    Citação:

    Postado originalmente por sandersondf Ver Post
    não defendo fabricante mas sinceramente, dei risada ao ler isto:

    Acabei comprando uma, em outra concessionária, que eu já havia vistoriado e reprovado. Não era a cor que eu queria, mas era a que estava em melhor estado! E a concessionária teve que trocar o para-choque que estava avariado por outro zerinho. Os riscos na lataria permaneceram mas foram amenizados pelos presentes que eu ganhei do vendedor, que numa conta simples chegariam a R$ 2.


    acha um carro de 60 mil em mal estado e compra pq ganhou brindes

    me desculpe amigo, mas se você não respeita seu dinheiro, dificilmente alguém respeitará

    agora você está com um produto defeituoso na mão e seus 2 mil em brindes viraram uma grande dor de cabeça

    essa é minha opinião

    Caro Sandersondf,

    Acho que o texto merece melhor interpretação. Rir ou fazer chacota do problema que um colega forista passa não é legal! faça melhor: dê uma sugestão, ajude com soluções.

    1º - Não comprei carro em mal estado. Isso é exagero seu. Eu disse que comprei a que estava em melhor estado. Comprar carro zero em mal estado é coisa de idiota perdulário. A caçamba de todas que eu vi estava fora do lugar. Isso, com um ajuste em garantia, se resolve. Se você leu direito, eu vi umas 30 anteriormente. A que eu comprei eu já havia visto, mas a rejeitei porque, depois da minha rigorosa avaliação com ela ainda suja no estoque da concessionária (que é um pátio de chão batido, irregular), verifiquei que existia um risquinho próximo da maçaneta da porta do passageiro e outro menor na porta do motorista. Como eu não havia encontrado outra melhor, deixei a obsessão por um carro intacto de lado e, como o vendedor me daria a pintura metálica, capota marítima original, protetor de caçamba original FORD, módulo de levantamento dos vidros, tapetes, película, etc, achei que os mais de R$ 2.000 em brindes custariam muito mais que dois míseros riscos. E QUAL SERIA A MINHA ESCOLHA, SANDERSONDF? Seria melhor esperar meses e meses até achar uma intacta sabendo que no primeiro estacionamento de padaria ela seria riscada? Um capricho inócuo.

    Quanto à suspensão caída, seria muita perícia minha perceber isso na primeira vistoria que fiz, num pátio imundo, piso irregular, brita, terra... Então, nem considere isso. Minha vistoria consistia em verificar pintura e lataria, apenas.

    2 - E onde está dito que eu não respeito meu dinheiro? Se eu não respeitasse, teria comprado a primeira que vi, não? Mas não. Comprei a melhor que tinha em Brasília, conforme eu disse. E além de um desconto (não pelos riscos) ainda ganhei os "presentes". E meu dinheiro, quem tem que respeitá-lo sou eu!

    E por acaso algum estranho respeita O SEU DINHEIRO? Fico imaginando um vendedor te vendendo um carro e pensando: "O dinheiro é do Sandersondf, tenho que respeitá-lo sem pensar que eu tenho que vender um carro de qualquer jeito hoje!"

    3 - Produto novo defeituoso é garantido por lei. Tenho 3 anos de garantia ainda. A justiça resolve, a Ford pode resolver, o Procon resolve. Então, não tô na mão. Eu não tô preocupado. E o que os "brindes" têm a ver com isso? A "grande dor de cabeça" pela qual você acha que eu passo está sendo reclamação constante em todos os concessionários Ford: caçamba, suspensão manca, problemas na pintura. Se é que existe uma "grande dor de cabeça", muitos donos de Nova Ranger estão fazendo a alegria da Bayer, e não apenas o cara "que você acha que comprou um carro só pelos brindes".

    Fluence com problemas de solda da carroceria, Captivas que fritam o câmbio do nada, Hilux que quebra prisioneiro do cubo, Focus com problema de volante do motor, Corolla com problema de acelerador, Pajeros, L200 e Toy SW4 com problemas de aquecimento, Discovery 3 que mói o diferencial de alumínio em poucos meses... E o que não é dor de cabeça pra gente, amigo? Se for pelo teu pensamento, comprar qualquer carro hoje é um mico.

    Mas obrigado por compartilhar sua opinião. Ela sempre será válida!

    Abraços!
  • 31/08/2013, 14:02
    Morubixaba
    SENHORES:

    Pra quem está acompanhando:

    Comecei a medir todo o chassi da Nova Ranger para descobrir onde está o mistério da suspa caída. Estou usando uma nivelador a laser da Bosch e uma trena convencional. Com o nível estabilizado, eu meço as alturas e distâncias.

    A traseira, numa primeira medição, está Ok. Os jumelos coincidem em suas alturas, o centro (eixo) dos parafusos, etc. Já na dianteira...

    Eu comecei a acreditar que o problema possa estar na dianteira, visto que, do lado direito, o centro (eixo) do pafafuso balança está 8mm acima do eixo do parafuso da balança esquerda.

    Isso faria com que o veículo torcesse em "X", fazendo com que a traseira esquerda fique abaixo do nível normal em 2 cm a 2,5 cm, que a dianteira direita fique abaixo do nível normal de 1 cm a 1,5 cm.

    Mas porque a traseira esquerda fica mais baixa que a dianteira esquerda, se o problema supostamente está na dianteira direita?

    Pense que o centro do problema está supostamente num eixo na dianteira direita. Como o veículo, observado de cima, é um retângulo (supostamente rígido), este eixo trabalha a peça inteira (veículo) num curso menor na dianteira, a diagonal do carro trabalhará seu ângulo mais no final da peça. É a mesma coisa que você pegar uma caneta entre o polegar e o indicador, apontá-la para a frente, e fazer um movimento de sobe e desce da canela com os dedos, onde o eixo (nos seus dedos) não se altera, porém a outra extremidade subirá e descerá.

    Ok... Os jumelos estão corretos, a princípio. Os feixes têm o mesmíssimo arqueamento (foram medidos na concessionária, fora do carro).

    Vou medindo a caranga e passarei a informação para este post e para a Ford. Vamos ver o que dirão.
  • 31/08/2013, 20:14
    Edintruder
    Morubixaba,
    infelizmente será difícil encontrares qualquer picape perfeitamente nivelada. Todas as Rangers, desde as primeiras tem esse desalinhamento. Na minha ex-ranger, nunca consegui deixar perfeita, pois o ajuste da cambagem é relacionada também com a altura da suspensão. Então, ao alinharem a dianteira acabam desalinhando a altura traseira. A minha F1000 tem diferença de 2cm, mas é uma picape full com 17 anos e oriunda de muito trabalho, mas numa picape zero realmente é lamentável.

    Quanto à largura da caçamba, as anteriores tinham o mesmo problema, pois eu alinhava ela por um lado e ficava fora do outro. Até acertar perfeitamente dava muito trabalho, e com o tempo nos buracos a caçamba desalinhava novamente. Tanto foi que desisti disso. Troquei pela F1000 pois a lata da Ranger é muito fina e fraca sem dizer dos problemas constantes de rolamentos dianteiros, pivôs fracos para o peso do motor diesel e muitos probleminhas ocasionados por economias porcas da Forde...
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