Daniel,
Acho que o ultimo dono não ligava pra nada, quando comprei a 9 meses atrás, a água do reservatório estava sem aditivo e não sei se estava assim há tempos, quando comprei coloquei logo o aditivo, o que deve ter agravado a situação.
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Rapaz este cabeçote foi roido pelo ratão e pela água clorada com certeza, não tinha jeito não a água tava entrando no cilindro, ainda bem que vç levou logo ao mecanico podia acabar com o motor em um calço hidraulico, eu só uso água de chuva com aditivo no sistema, vou postar as fotos do estado do meu cabeçote que tirei do motor velho que troquei porque quebrou o guia da corrente de transmissão, alias já que esta com o motor parado é melhor avaliar o sistema de transmissão e se pudre tirar a caixa e fazer o isolamento com silicone conforme matéria já citada aqui no forum para evitar o defeito de penetração de água atraz da caixa de transmissão.
Pessoal como não entendo muito quero tirar uma duvida. Eu posso misturar o aditivo do sistema de arrefecimento? Sempre que eu faço revisão os caras enchem até a boca, passando muito da marca indicada. E estava olhando e esta abaixo do mínimo. Quero saber se posso completar com outro de qualquer marca?
Sagatiba;
A água sai pelo escapamento e vai esvaziando o sistema de arrefecimento e você caça, caça e caça e não acha qualquer furo porque ela sai na forma de vapor. E ao mesmo tempo não desce água para o óleo.
Só quando a sangria de água para o cilindro é muito grande que ai vê-se a água saindo pelo escape. Vivi isso em um Ford FTO4.4L de um trator que tive.
Abs!!!
Não é só a agua clorada que causa corrosão. A estática formada pelo movimento das peças moveis e a água em circulação formam a chamada "corrosão galvânica", venenosíssima para cabeçotes e em alguns casos, até camisas.
Os primeiros MWM D-229 sofreram demais com esse problema. Simplesmente desaparecia água, misturava com o óleo e na verificação de compressão do motor, cabeçote e válvulas estava tudo aparentemente em ordem. O problema é que essa corrosão furava a camisa e a contaminava com água e só a desmontagem completa do motor era capaz de achar o problema. A solução desse problema é o fluido anticorrosivo da MWM, vendido em qualquer loja e deve ser adicionado na água (1L serve para 30L de água)
O correto mesmo é a adição de 50% de aditivo e 50% de água desmineralizada. E nunca mudar a marca.
No caso da Ford, os sistemas com fluido vermelho são iguais ao Havoline XLC. E o azul (Ranger), o Wurth AZUL!!!!
Abraços
Beleza pessoal. Obrigado pela explicação. Vou procurar esse da Wurth (azul), e procurar saber pq esta sumindo o liquido.
Pessoal,
Peguei a viatura hoje na oficina, andei uns 20 km até minha casa e ela está ótima,temperatura no meio do marcador,fumaçando menos,mais silenciosa e acho que até mais disposta.Só que percebi que antes do reparo ela fazia aquele barulho "show" parecendo motor de carreta e agora esse barulho sumiu só escuto o assobio da turbina. O mecânico disse que não fez nada além do serviço do cabeçote, Alguém sabe o porquê ?
Sagatiba, se a Ranger está aquecendo menos, já que o problema do cabeçote foi resolvido, então o ventilador deve permanecer inativo por mais tempo, logo, aquele barulho bruto que o motor faz quando o acoplamento viscoso coloca o ventilador pra girar deve sumir.
Aproveitando, acompanhei a informação que postou sobre a recuperação do cabeçote, e estou curioso, ficou bom, 100%? A Ranger voltou a ser o que era antes de apresentar o problema?
Rodrigo,
Minha ranger fazia aquele barulho o tempo todo, ou seja, fria ou quente era aquele barulho de scania rsrsrs, depois do serviço o barulho sumiu, quem gostou foi a patroa, pq o carro ficou mais silencioso.
Quanto ao cabeçote, ficou show de bola, fumaçando menos,mais silenciosa e acho que até mais disposta, mas pra minha tristeza depois de tudo pronto, o primeiro cilindro começou a minar agua no "pé do bico", mas não alterou em nada no carro, só tinha que ficar esperto no nivel da água.Fui ao cara da retifica hj e retiramos o bico e vimos um buraquinho minusculo no cabeçote, perto do acentamento da arruela do bico, colocamos Silicone Alta Resistencia Preto 598 Loctite no corpo do bico, montamos deixamos secar por 1 hora. Peguei estrada com a viatura, andei uns 50km e está sem vazamento, se continuar assim eu me dei bem rsrsrsr.
Oi pessoal,
Depois de 3 anos de uso, troquei o fluido de arrefecimento de minha ranger 3.0 09/10. Foi feito em 4 partes:
-drenagem do bloco
-drenagem do reservatorio
-drenagem do radiador
-drenagem na mangueiras do ar quente.
Já que foi tudo drenado e limpo, resolvi colocar o fluido cor de rosa que vem em galão de 5 litros com rótulo da própria MWM já diluído (e não aquele esverdeado que vem de fábrica). Pretendo utilizar de agora para frente somente este da MWM (adequado ao bloco de alumínio). Vocês veem algum problema nesse procedimento?
Sds.