x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18

Hybrid View

Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 32

Question Ranger demorando para esquentar!

Olá pessoal,

Minha ranger tem demorado bastante para esquentar o motor. Eu saio de casa e em poucos km já estava quente, mas agora eu rodo uns 10min para começar a esquentar.

Estou desconfiado que seja a válvula termostática que está mandando a água só para o radiador. Tem algum problema ficar assim? Acho que não deve ser muito bom ficar rodando com o motor sem aquecer corretamente, ou estou errado? Também tenho receio de ser a válvula e hoje ela está jogando para o radiador, mas amanhã vai que ela muda de idéia e joga só para o motor, ai eu terei sobreaquecimento.

O que acham que devo fazer? Trocar a válvula? Tirar e limpar, algo do tipo? Ou pode ser alguma outra coisa? Detalhe: Hoje eu nem faço idéia de onde fica a válvula termostática, mas se vocês me disserem que é melhor troca-la, eu queria aprender a fazer por conta, então se tiverem dicas técnicas de como proceder, agradeço desde já!

Obs.: quando comprei a ranger, ela estava com o fluído de radiador cor VERMELHA, e tem um adesivo no próprio cofre do motor indicando que TEM que ser o AZUL, tem um X em cima do vermelho. Eu comprei a uns 2 meses atrás o fluído azul e fiz a troca completa, e essa questão de demorar pra esquentar começou depois disso, não foi logo em seguida, mas foi depois dessa troca. Pode ser que a troca tenha danificado a válvula?

Obs2: Minha ranger é 2008, 2.3 16v 150cv, gasolina.

Abraços!!

Paulo

Usuário Avatar de cassiouru
    Entrada
    07/10/2011
    Local
    Criciúma/SC
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por paulolange Ver Post
    Olá pessoal,

Minha ranger tem demorado bastante para esquentar o motor. Eu saio de casa e em poucos km já estava quente, mas agora eu rodo uns 10min para começar a esquentar.

Estou desconfiado que seja a válvula termostática que está mandando a água só para o radiador. Tem algum problema ficar assim? Acho que não deve ser muito bom ficar rodando com o motor sem aquecer corretamente, ou estou errado? Também tenho receio de ser a válvula e hoje ela está jogando para o radiador, mas amanhã vai que ela muda de idéia e joga só para o motor, ai eu terei sobreaquecimento.

O que acham que devo fazer? Trocar a válvula? Tirar e limpar, algo do tipo? Ou pode ser alguma outra coisa? Detalhe: Hoje eu nem faço idéia de onde fica a válvula termostática, mas se vocês me disserem que é melhor troca-la, eu queria aprender a fazer por conta, então se tiverem dicas técnicas de como proceder, agradeço desde já!

Obs.: quando comprei a ranger, ela estava com o fluído de radiador cor VERMELHA, e tem um adesivo no próprio cofre do motor indicando que TEM que ser o AZUL, tem um X em cima do vermelho. Eu comprei a uns 2 meses atrás o fluído azul e fiz a troca completa, e essa questão de demorar pra esquentar começou depois disso, não foi logo em seguida, mas foi depois dessa troca. Pode ser que a troca tenha danificado a válvula?

Abraços!!

Paulo
    Paulo tem tudo pra ser a termostática.
    A minha fazia a mesma coisa, andei um bom tempo assim mas não recomendo, o carro gasta mais combustível e fica menos eficiente, troque assim que puder. Não é tão cara, pelo menos na ranger diesel custou coisa de 50 reais, na gasolina não deve ser muito diferente.
    Não acho que o fluido novo tenha danificado a válvula, provavelmente ela estragou por tempo mesmo.

Agora quanto ao local da válvua eu admito que não sei ao certo na época que troquei não era tão ligado em DIY quanto sou agora.
    Mas não deve ser difícil achar, vai seguindo as tubulações de água, da uma olhada no cabeçote do motor, ou perto da bomba d' água, por ali ela deve estar.
    ---Ranger XLT 15D Supercab 2.5 Turbo Diesel 4x4 2000---Mosca Branca---
    3" Body Lift - 3" Suspension Lift - 33" Kumho KL71 - Console Explorer

Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Após a troca do fluido voce tirou o ar do sistema através daquela porca plástica que fica em cima da peca onde a val term fica dentro?, da uma verificada se nao focou com ar no sistema. Trocar só a válvula seria fácil, o problema é trocar a peca inteira onde fica a válvula, nao sei se tem apenas a válvula pra comprar ou se vem o conjunto inteiro.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV

Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Fala Cassião! Valeu pela dica, eu andei vendo preço e está na casa dos 100 reais. Ainda queria tirar ela pra ver se não formou nenhuma borra ou algo do tipo, tenho um desengraxante fera de aviação que eu posso usar pra limpar ela se for necessário, mas só vou manter ela se tiver certeza que é sugeira ou algo muito visível, afinal arriscar um motor por 100 reais não vale a pena...

Fala Miguel!! Opa, dá uma explicada melhor onde fica essa porca plástica. Na realidade não sei nem onde fica a válvula, rsrs! O que eu fiz foi usar o dreno que fica na parte de baixo do radiador, mais nada. É bem provável que tenha ficado ar no sistema pois o nivel do bujão já desceu umas duas ou três vezes, mas parou para meu alívio, fiquei com receio de ter danificado algum selo mas eu acho que era só ar no sistema mesmo. Pode ser que ainda tenha ar, se puder dá uma dica de onde fica essa porca.

Abraços!!

Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Assim que chegar de viagem posto uma foto pra voce caso alguém nao tenha colocado ainda, é bem fácil se sangrar e o local de fácil acesso

Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Desculpa a mancada, nao vou poder te ajudar, pois me esqueci de um detalhe, a sua é a gasolina, então o que falei foi pensando no 3.0 Diesel, mas acredito que mesmo no a gasolina deve ter um local em lugar alto no motor pra fazer a sangria para retirar o ar do sistema.

Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por paulolange Ver Post
    Olá pessoal,

Abraços!!

Paulo
    Paulo;

Cada motor tem uma temperatura normal de funcionamento. Um motor frio anda pouco, gasta mais gasolina e o pior..... frio, os anéis atritam bem mais com as camisas reduzindo a durabilidade do motor.

A Válvula termostática da maioria dos veículos é construída para permitir que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento e só começa a abrir (na maioria dos carros) quando o motor atinge temperaturas acima de 85 Cº.

Essa válvula custa pouco e a mão de obra da troca é bem barato. Então, a melhor opção mesmo é trocar.

Acabo de ter os mesmos problemas com a minha EXPLORER 94. Eu ligava ela pela manha e durante o deslocamento o ponteiro do termômetro nunca chegava no intervalo considerado NORMAL. Mesmo em situações onde o transito estava ruim era possível parar o carro e colocar a mão sobre o motor que aparentava estar MORNO.

Bom, troquei a válvula termostática e tudo voltou ao normal e o ponteiro hoje fica quase sempre sobre o N.

O mais interessante da historia é que fui a uma revenda de peças para comprar a tal válvula e o vendedor do balcão insistiu em saber qual carro era. Insistiu tanto que acabei falando... EXPLORER - 4X4 - 94 ..... ele olhou no catalogo e me trouxe o preço R$ 280,00........

Caracas!!!!! Acho que vai ficar sem essa tal válvula mesmo..he...h.e..h.e..h.e....

Mas eu não desisti.... fui numa loja um pouco mais pra frente e pedi pelo mesmo produto e o cara novamente insistiu em saber qual carro era.... ai que eu dei uma de João sem braço e disse:

- Ai cara.... eu estava na oficina de um amigo meu com minha moto e ele me pediu para vir aqui correndo comprar esta peça. Eu sinceramente não sei de que carro é. Olha ai uma que possa substituí-la e me dá.

O balconista passou o dedo na válvula e retirou um pouco de ferrugem que estava na peça e leu lá uns números Consultou o catalogo e disse. Vai custar 55,00 (original) ou 38,00 (Paralela). Qual você quer????

Te juro que daqui pra diante eu vou ser sempre o MOTOQUEIRO amigo do mecânico.

Abraços
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Eu achei uma imagem que talvez seja a da localização da válvula, só fiquei na dúvida porque a imagem é da ranger 1998, e a minha é 2008. Eu dei uma olhada no motor esse final de semana e, de frente para ele, do lado esquerdo tem o cilindro do ar condicionado, logo atrás dele, em direção a cabine, no bloco do motor, tem uma entrada de água e preso ao bloco, uma peça de plástico. É ali que fica a válvula termostática?? Ela fica presa nessa peça de plástico? É fácil pra tirar e dar uma "olhada" ou tem algum macete?

A propósito, se for lá mesmo, eita lugarzinho complicado de se mexer..... se for, vai dar trabalho!

Segue abaixo a imagem que eu achei:
    Ranger demorando para esquentar!-8575-1s7z-ag.jpg

Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 12
    Paulo,

Não tenho o catálogo de peças da 2008 aqui mas faça o seguinte....
    Seu radiador tem 2 mangueiras grossas conectadas a ele. Uma destas mangueiras está conectada na parte superior do radiador. Esta é a mangueira que tras a agua quente do motor para o radiador para o resfriamento. Siga esta mangueira e veja onde ela se coneta no motor. Ali provavelmente, abaixo de uma cobertura metalica com 3 parafusos, estará a sua bomba de agua.

Abraços
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Valeu pela dica! Vou procurar e depois dou um reply!

Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Olá galera!

Hoje consegui parar para mexer, e achei a válvula conforme a dica do amigo acima!! Olhando o motor de frente, ela fica do lado direito, ao lado da bomba da direção hidráulica!

Só que surgiu uma DÚVIDA: Tirei a válvula, coloquei água pelo bocal maior, que vem do radiador, e a água vazou pela válvula. Isso significa que ela está com defeito? Pode ser também um pedaço de plástico que parece estar preso nela, como faço para tirar, posso colocar pressão na mola para abri-la ou vou danificar ela??

Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Olhanod uns videos no youtube, eu percebi que esse plástico que possivelmente está deixando a válvula aberta é um selo de borracha interno da válvula, justamente para deixar ela completamente fechada.

E ai, alguém sabe se posso forçar a abertura da válvula com ela fria para tentar colocar esse selo de volta?? Claro que vou comprar outra válvula, mas até lá, quero ver se minimizo isso!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ranger demorando pra pegar.
      Por jlfarani no fórum Ford
      Respostas: 39
      Última resposta: 13/07/2023, 00:47
    2. Ranger 2.8 demorando a pegar demanha,.
      Por CHUNINHO no fórum Ford
      Respostas: 16
      Última resposta: 09/06/2015, 23:24
    3. Respostas: 14
      Última resposta: 15/07/2010, 13:20
    4. SOLUÇÃO PARA L200 NÃO ESQUENTAR
      Por PY5KJ no fórum Mitsubishi
      Respostas: 2
      Última resposta: 10/06/2008, 14:24
    5. Para esquentar a cuca!
      Por dtabone no fórum Humor
      Respostas: 6