Olá pessoal,
Minha ranger tem demorado bastante para esquentar o motor. Eu saio de casa e em poucos km já estava quente, mas agora eu rodo uns 10min para começar a esquentar.
Estou desconfiado que seja a válvula termostática que está mandando a água só para o radiador. Tem algum problema ficar assim? Acho que não deve ser muito bom ficar rodando com o motor sem aquecer corretamente, ou estou errado? Também tenho receio de ser a válvula e hoje ela está jogando para o radiador, mas amanhã vai que ela muda de idéia e joga só para o motor, ai eu terei sobreaquecimento.
O que acham que devo fazer? Trocar a válvula? Tirar e limpar, algo do tipo? Ou pode ser alguma outra coisa? Detalhe: Hoje eu nem faço idéia de onde fica a válvula termostática, mas se vocês me disserem que é melhor troca-la, eu queria aprender a fazer por conta, então se tiverem dicas técnicas de como proceder, agradeço desde já!
Obs.: quando comprei a ranger, ela estava com o fluído de radiador cor VERMELHA, e tem um adesivo no próprio cofre do motor indicando que TEM que ser o AZUL, tem um X em cima do vermelho. Eu comprei a uns 2 meses atrás o fluído azul e fiz a troca completa, e essa questão de demorar pra esquentar começou depois disso, não foi logo em seguida, mas foi depois dessa troca. Pode ser que a troca tenha danificado a válvula?
Obs2: Minha ranger é 2008, 2.3 16v 150cv, gasolina.
Abraços!!
Paulo