Tive serios PROBLEMAS DE AQUECIMENTO quando comprei a minha EXPLORER/94.
Era só pegar um pouco mais de transito que ela começava a esquentar até o ponteiro chegar no VERMELHO.
A primeira coisa que fiz foi uma troca total da agua do radiador. Caracas!!!! Saiu mais ferrugem de lá do que agua. (o ponto de ebulição da agua baixa quando esta suja).
A limpeza foi feita através das 2 mangueiras que fazem o aquecimento interno do veículo. (depois posto um tutorial sobre o assunto)
Adicionei 150 ml de querozene na agua nova e rodei por 2 dias assim. (o querozene ajuda a aglutinar a ferrugem)
Esvaziei o radiador e novamente ferrugem. Repeti o procedimento e só ai a agua começou a sair mais limpa.
Troquei a agua do radiador (em baixa temperatura) por mais 2 vezes adicionando 1/2 colher de bicabornato de sodio na ultima substituição (bicabornato neutraliza a acidez reduzindo a oxidação/ferrugem) e a minha EXPLO começou a rodar muito macio e sem aquecimentos.
Mas infelizmente não era só sujeira. Com o tempo comecei a observar que meu radiador estava suando (microvazamentos nas laterais) isso sem falar que a tampa estava já defeituosa e não conseguia vedar o suficiente.
Troquei a tampa e mandei varetar e substituir as borrachas laterais do radiador e hoje rodo com ela sem problemas.
Ha de se observar também que um motor cansado (folgas no cilindro aumentam o atrito e consequentemente a temperatura do conjunto), A/C e o cambio automático interferem diretamente no sistema de arrefecimento.
Comece pelo radiador e vá avaliando o resto devagar.
Abraços