Postado originalmente por
bgtn
duardobruno,
concordo com tudo o que falou, e acrescento que as diesel atuais estão herdando a fama das antigas sem muito merecimento. Os motores diesel antigos, normalmente LSD, eram motores para uso pesado (estacionários, caminhões, tratores) que eram adaptados a automotivo. Essa nova leva de motores diesel para as picapes midsize foram desenvolvidas especificamente para esse fim, o que não é ruim, mas é um erro achar que vão rodar 1 milhão de kms...
No meu parco conhecimento sobre motores, toda tecnologia aplicada nos motores diesel tornou estes muito eficientes, porém à custa de menor confiabilidade, pelo menos neste instante. Esses motores, por serem tão eficientes, também se tornaram MUITO sensíveis à qualidade de combustível. Nos motores de ciclo otto, pela gambiarra que fizeram (“FLEX”...) com parâmetros e mapas de injeção bem mais generosos, tiveram um efeito colateral agradável que é o aumento de confiabilidade, ou seja, esses motores acabam funcionando com qualquer alcoolina / solventelina (se bem que às custas de um consumo bem maior, odeio esse negócio de flex.... mas gosto que o motor funcione com qualquer coisa, só não gosto de pagar o preço, kkkkk).