Vitoria,
Basicamente, neste comparativo, as principais variáveis a se analisar, hoje, serão o valor inicial, combustível e seguro (revisões nas css tem igual preço). Muito dessa análise depende do quanto você irá rodar...
Quando comprei minha ranger flex, o seguro dela ficou na casa dos R$2mil, a frontier mais barata (R$16 mil a mais) o seguro iria ser na faixa dos R$ 6 mil. Na época, pelos meus dados considerados, só a diferença de seguro daria para rodar mais de 6 meses.
Essa questão da revenda será considerável se você trocar de carro a cada um ou dois anos, mas tentar saber o que vai acontecer com o mercado daqui a alguns anos, sei lá, acho complicado.
duardobruno,
concordo com tudo o que falou, e acrescento que as diesel atuais estão herdando a fama das antigas sem muito merecimento. Os motores diesel antigos, normalmente LSD, eram motores para uso pesado (estacionários, caminhões, tratores) que eram adaptados a automotivo. Essa nova leva de motores diesel para as picapes midsize foram desenvolvidas especificamente para esse fim, o que não é ruim, mas é um erro achar que vão rodar 1 milhão de kms...
No meu parco conhecimento sobre motores, toda tecnologia aplicada nos motores diesel tornou estes muito eficientes, porém à custa de menor confiabilidade, pelo menos neste instante. Esses motores, por serem tão eficientes, também se tornaram MUITO sensíveis à qualidade de combustível. Nos motores de ciclo otto, pela gambiarra que fizeram (“FLEX”...) com parâmetros e mapas de injeção bem mais generosos, tiveram um efeito colateral agradável que é o aumento de confiabilidade, ou seja, esses motores acabam funcionando com qualquer alcoolina / solventelina (se bem que às custas de um consumo bem maior, odeio esse negócio de flex.... mas gosto que o motor funcione com qualquer coisa, só não gosto de pagar o preço, kkkkk).