Amigo, você diz isso porque a sua tem motor a gasolina que é bem levinho...
Aliás a suspensão da Ranger "foi feita" pro 4.0V6. Até o 2.3 é "leve demais" pra ela.
Versão Imprimível
Falando em suspensão...vou dar meu pitaco. Já que Explorer e Ranger tem a mesma suspensão dianteira...
Faz 70.000km que estou usando pivôs inferiores Viemar e balanças Grazzimetal, que todo mundo fala mal. Na época que tive que trocar, arrisquei nessas 'baratinhas'. Até agora estão em perfeitas condições, e olha que ando em tudo que é terreno. Quem conhece as estradinhas dos campos de cima da serra-RS, sabe bem que aqui brota buraco, pedra, costelas, rios e erosões.
Será que dei sorte?
Abraços.
Cesar;
Meu truque para falar bem a verdade era o olho. Olho atento aos pneus e a geometria das rodas em relação ao solo. Geralmente o angulo formado pelo solo com a roda/pneu começa a ficar diferente de um lado e de outro (a cambagem nunca sai fora por igual)
Assim, em resumo, meu truque era o "zóio"!
Técnica do 'zoio' só olhando para os pneus em relação ao solo, eu tb não consigo.
O que faço com frequência, é observar o desgaste das bandas de rodagem de cada pneu. No caso dos BF, tem uns 'pelinhos' em forma triangular que ficam nas laterais dos cravos do pneu. Facilita bastante observar, se a banda inferior está igual a externa.
Bom dia pessoal, como podemos ver a suspensao da ranger é mega problematica.
Hj estou em diamantina no encontro de jeep, rural e f75. Rodei 900 km pra chegar aqui? e como o pneu do lado do motorista esta negativo 1,5 graus ja deu pra perceber um pequeno desgaste na parte interna do pneu, pra voltar de viagem estou pensando em fazer um rodizio com o pneu traseiro.
Oq ta pegando é q ja folguei as bieletas e a balanca superior e a parte superior nao vem mais pra fora, e assim nao consigo colocar o pneu em pé, ou seja em zero graus. Sera q vou precisar trocar a balanca?
Bom, como eu e meu pai fizemos a nossa casa [agente foi o mestre de obras KKKKKKK] o que você poderia fazer é comprar um tarugo de tecnil, e depois mandar cortar no torno com o mesmo tamanho, pra colocar na parte de cima da roda e na parte de baixo dela.
Eu fiz um desenho +/- de como eu imagino esse sistema, não sei se fica muito bom, mas pra muita coisa da obra é assim que agente fez.
A legenda do desenho é a seguinte:
Prata - Roda
Preto - Pneu
Amarelo - Tarugo de tecnil
Vermelho - Prumo
Uma dica que vou te dar é a seguinte, faça o seu prumo, aqui na obra de casa eu comprei vários prumos e todos eles vinham com diferença, talvez perto assim como na roda nem dê diferença, mas em vãos maiores dá uma diferença boa.
Outra coisa que você pode usar também e ajuda e muito no seu caso, é comprar um Nivel de Mão da Marca Stanley, é 99,8% aferido, muito bom mesmo, ai você pode usar o mesmo gabarito do Prumo que funciona.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Deixa eu ver se eu entendi:
Vc usa um plumo desses de obra, só q em vez de encostar o plumo direto na roda vc encosta num tarugo de tecnil ou madeira, esses tem alguma medida? ou sao apenas para manter o plumo mais distante do conjunto roda pneu? como vc fixa esse tecnil ou madeira na roda pra poder utilizar o plumo?
Agora minha maior duvida, estou pronto para mexer na cambagem, ja tirei a bieleta e folguei os dois parafusos da balança superior, quando puxo a parte superior do pneu para fora afim de alinhar a cambagem o pneu nao vem, pois o parafuso da balanca e as arruelas ja estao encostados no limite, ou seja, eles nao tem mais curso para vir pra fora. OQ FAZER NESTA SITUAÇÃO?