Desculpe a redação

Olá senhores, apesar de participar pouco do forum, já o acompanho faz um bom tempo, o que acabou culminando na aquisição de um 4x4, é um Ford Explorer V6 4x4 XLT 97/98 (EFI) com 62.000km originais, o carro está realmente impecável tanto que tudo que gastei com revisão, além de fluidos foi uma correia (ressecada pesar de ter 3000km) e um par de bieletas dianteiras.
No momento, estou dando um "tapa" na viatura, assim que resolver tudo posto umas fotos da danada!
Mas... nem tudo são flores... preciso resolver 3 probleminhas nela, todos de elétrica, e já pesquisei bastante sem sucesso:
1- Uma tomada de força 12v que fica logo abaixo do seletor da tração não está dando corrente. Já chequei o fusível do acendedor mas o da tomada de força que deve estar na caixa do motor eu não achei (a caixa é diferente do que tem no manual), as dei uma olhada geral e não achei nenhum queimado lá.
2- A luz de cortesia não acende quando alguma porta é aberta, somente pelo botão do dimmer. Achei um fusível queimado (nº7) de 7,5 amp, que segundo o manual é "interruptores de iluminação", todo feliz substitui, mas o problema continuou... olhei no esquema de ligação no manual de serviço e parece que há um relé para a luz de cortesia dentro do painel

3- Talvez este problema tenha relação com o anterior... este é que está me tirando o sono... a viatura veio sem os controles do alarme original, lendo o manual, soube que o alarme detecta somente as portas e não levanta os vidros, e como imaginei que seria complicado arranjar controles originais novos, parti para a instalação de um alarme Positron. Acontece que já na instalação tive um contratempo... o instalador não encontrou naqueles fios que passam no pé do motorista o fio da luz de cortesia (talvez pelo problema anterior), e depois de fuçar um dia inteiro, concluiu que teria de puxar o fio do sensor da fechadura de cada porta

Enfim, alguém já instalou um alarme paralelo nessas viaturas? Qual o jeito certo? Agradeço qualquer ajuda, pois como podem ver estou perdido...

Helano