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  • #1
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Para testar a pressão da bomba basta plugar um scanner e fazer a leitura com o carro andando em uma rodovia.
    Se a bomba de alta estiver boa, tem que atingir 1600 Bar a partir de 3500 RPM com o acelerador no máximo (de preferência numa subida em 4ª marcha).

    Citação Postado originalmente por ESCHMIT Ver Post
    ...
    O mecanico foi direto nos bicos pois disse se tratar de um problema comum desses motores, e como o teste é feito em um equipamento externo ao motor, independe da bomba de alta, ela pode ter problema também, mas enquanto nao resolver o problema dos bicos não adianta pensar em testar a bomba. Mas espero que ela não tenha nada, porque sei que custa outra facada.

  • #2
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    A redução da vazão ou "fechamento" dos bicos ocorre em razão de desgaste em não de sujeira (impossível parar sujeira num local em que corre combustível com 1600 Bar de pressão).

    Quando o bico está em repouso, uma parte da pressão que chega do rail é constantemente desviada para a linha de retorno. A abertura do bico se dá pelo fechamento dessa passagem, cessando a vazão para o retorno e elevando a pressão interna do bico até vencer a resistência de uma mola e abrir outra passagem iniciando a injeção para o cilindro.
    Com o desgaste de valvula de retorno e sua sede, a má vedação faz uma parte da pressão de injeção escapar para o retorno, reduzindo a quantidade injetada. Por isso não ocorre "fechamento" e sim "abertura" de fuga para o retorno.
    Quando um bico ficam muito ruim, a perda de pressão é tanta que chega a perder pressão do sistema como um todo, dificultando a partida do motor. Isso é detectado por um teste de vazão do retorno. Se tiver um bico retornando mais que os outros, ele é o responsável pelo defeito.



    Citação Postado originalmente por ESCHMIT Ver Post
    Pessoal, peguei uma Ranger 3.0 ha pouco tempo, mas percebi que ela parecia fraca antes dos 2000rpm, levei numa mecânica e me falaram que devia ser os bicos, eles tem a característica de "fechar" com o tempo, foi o que me disseram e comprovei em pesquisas na internet. Sendo assim fizeram os testes nos bicos, e todos os 4 apresentaram vazão menor que a especificada, aí vem o susto, quanto para reparar? 700 paus cada bico! Não autorizei o reparo até pesquisar mais.
    Então eu pergunto, tem como realizar a limpeza desses bicos? já li muito no fórum o pessoal falando que limpeza é besteira, que são auto limpantes e blablabla, mas então porque a porcaria dos bicos se fecham? não vejo outra explicação senão a do entupimento, carbonização ou sei lá... Estou achando caríssimo a mecânica desse carro.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    A redução da vazão ou "fechamento" dos bicos ocorre em razão de desgaste em não de sujeira (impossível parar sujeira num local em que corre combustível com 1600 Bar de pressão).

    Quando o bico está em repouso, uma parte da pressão que chega do rail é constantemente desviada para a linha de retorno. A abertura do bico se dá pelo fechamento dessa passagem, cessando a vazão para o retorno e elevando a pressão interna do bico até vencer a resistência de uma mola e abrir outra passagem iniciando a injeção para o cilindro.
    Com o desgaste de valvula de retorno e sua sede, a má vedação faz uma parte da pressão de injeção escapar para o retorno, reduzindo a quantidade injetada. Por isso não ocorre "fechamento" e sim "abertura" de fuga para o retorno.
    Quando um bico ficam muito ruim, a perda de pressão é tanta que chega a perder pressão do sistema como um todo, dificultando a partida do motor. Isso é detectado por um teste de vazão do retorno. Se tiver um bico retornando mais que os outros, ele é o responsável pelo defeito.
    Se é assim então porque o reparo consiste na própria ponteira do bico?

  • #4
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    Em relação a calibragem, o que me foi informado é que ela é feita acertando as varias arruelas, que compõem o bico, é um ajuste puramente mecânico, e o teste é realizado com o bico sob pressão e temperaturas de funcionamento. Quem me passou essas informações, além do mecânico, foi um técnico que ajudou a desenvolver uma maquina de testes de vazão. A eletrônica atua constantemente, porém ela está sujeita as caracteristicas mecanicas. Mas particularmente acredito que eles venham calibrados de fabrica, quando novos.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por ESCHMIT Ver Post
    Em relação a calibragem, o que me foi informado é que ela é feita acertando as varias arruelas, que compõem o bico, é um ajuste puramente mecânico, e o teste é realizado com o bico sob pressão e temperaturas de funcionamento. Quem me passou essas informações, além do mecânico, foi um técnico que ajudou a desenvolver uma maquina de testes de vazão. A eletrônica atua constantemente, porém ela está sujeita as caracteristicas mecanicas. Mas particularmente acredito que eles venham calibrados de fabrica, quando novos.
    .
    Exatamente isso. Os bicos quando vem de fábrica já vem calibrados para uso normal. Essa regulagem de arruelas é feita quando o bico apresenta algum desgaste nos componentes originais de fábrica (é comum ouvir-se falar da troca da 'borrachinha' o-ring do bico que apresenta vazamento). Porém em condições normais, esses ajustes mecânicos são realizados para se tentar colocar de volta nas condições de fábrica, o que nem sempre é possível.

    O que eu digo de esses bicos não serem reguláveis se refere ao ajuste da pressão de funcionamento. Quando você modifica esses aneis do bico você altera a pressão de funcionamento dele. Porém o bico e consequentemente o motor só funciona idealmente dentro de uma certa faixa de pressão. Sem falar que estou fazendo uma simplificação... o bico não funciona só pela pressão, mas na vazão, formato de pulverização do combustível, etc...

    O que eu falo é que não tem como fazer esse bico P1600 no NGD que trabalha a pressão máxima de 1600bar trabalhar por exemplo com pressão máxima de 2000bar ou 1200bar - ainda mais eletronicamente nesse motor! -, pois em qualquer das hipóteses o funcionamento ideal do bico e do motor fica prejudicado, podendo gerar até mesmo danos mecânicos ao motor, cabeçote e cilindros.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #6
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    O que chamam de ponteira do bico é toda a parte mecânica abaixo do solenóide de acionamento ou do elemento piezoelétrico no caso dos bicos Siemens do NGD. E lá que ficam todas as passagens de combustível e suas válvulas passíves de desgaste.

    Citação Postado originalmente por ESCHMIT Ver Post
    Se é assim então porque o reparo consiste na própria ponteira do bico?

  • #7
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    Que zica amigo!
    Aqui no RS, à uns 3 meses atrás conversei com um conhecido que é bombista e ele disse que havia trocado os bicos de um ngd, vou tentar ver com ele quanto está cada.bico. Mas acredito se pesquisar mais, consiga por menos de 1500 cada, está bem alto este valor!

    Boa sorte na empreitada, e depois relata aqui pra nós.

    Abraço

  • #8
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    Esse preço de 1500 reais por bico é de rir... Você consegue eles por valores entre 600 e 800 reais sem grandes dificuldades...

    Ouro Diesel Solucoes em Injecao Diesel Bico Injetor Ford Ranger 3.0 - 77550 Originais de todos os fabricantes mundiais
    Bico Injetor De Ranger 3.0 A Diesel
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...l-ano-0512-_JM

    Existe ainda as lojas autorizadas MWM International que também vendem peças por preços bem em conta no varejo. Verifique se tem alguma próximo de você: MWM Motores - Distribuidor de Pecas
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  • #9
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    boa noite Imperador, sou fã da ford, tenho uma f1000 dupla 86 229 aspirada 4 marchas esperando uma caçamba de lata pra alongar e comprei uma Ranger xlt 2002 P S 2.8 que vai pra reforma tambem. no futuro penso comprar uma Ranger XLT 3.0 2008 ou 2009. até lá vou olhando os relatos dos proprietários da 3.0. fui dar uma olhada no site do ML e realmente o preço do bico é R$ 750,00 não fosse um detalhe : o bico é usado e a base de troca. resta ver na distribuidora MWM se o preço é em conta.

  • #10
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    Esse da Ourodiesel acredito que seja novo. A empresa é muito credenciada, vale a pena conferir com eles.
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Esse da Ourodiesel acredito que seja novo. A empresa é muito credenciada, vale a pena conferir com eles.
    Basta ler o anúncio do link que enviou "
    Peça Semi nova original testada (Siemmens) Com 3 meses de garantiaOBS: Á base de troca"


    Ou seja, sai ainda mais caro que mandar reparar, já que vai ter o custo da instalação e pra ter certeza da qualidade, precisa mandar testar os bicos e equalizar.

    Já encontrei no mercado livre por 1300 novo

    Se alguém souber de um valor melhor posta aí.

    Abraços


  • #12
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    Amigo, vc acha que não vale a pena mandar reparar os seus originais?

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