x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 20 de 20
    Usuário
    Entrada
    21/06/2011
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Pode ter queimado a junta do cabeçote.
    Mas se tivesse queimado a junta ele não ficaria esquentando direto? Pergunto isso porque desde que peguei o carro da oficina ontem meio-dia, ele não apresentou nenhum sinal de aumento de temperatura, somente hoje quando ficou funcionando parado por uns 10 minutos com o ar ligado. Logo depois que desliguei ar e motor, e esperei um pouco pra ligar novamente, a temperatura voltou a ficar no meio e não saiu de lá, mas voltei pra casa com o ar desligado...

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Amigo, o que está ocorrendo não tem nada a ver com o AC, mas sim o fato de ficar o motor ligado sem movimentar o veículo. Acredito que pelo sintoma a embreagem viscosa do hélice não esteja acoplando e por consequencia não gera refrigeração. Outro problema que pode existir ainda é radiador sujo.
    Esses são os primeiros sinais que precedem super aquecimentos.
    Com o motor desligado tu vira o hélice com a mão e veja se oferece resistência ao movimento. Se virar com muita facilidade é sinal de desgaste no acoplamento. Se for só isso, podes mandar travar o sistema de embreagem viscosa até comprar uma nova. Se a peça estiver ok, o ideal é retirares o radiador para dar uma geral nele.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Se a junta tivesse queimado os sintomas seriam muito diferentes desse.

O motor falha, gera bolhas de ar no sistema de arrefecimento, teria muito sopro no cárter, misturaria óleo na água ou vice-versa ou na pior das hipóteses teria dado um calço hidráulico ao ligar o motor.

Usuário
    Entrada
    21/06/2011
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Se a junta tivesse queimado os sintomas seriam muito diferentes desse.

O motor falha, gera bolhas de ar no sistema de arrefecimento, teria muito sopro no cárter, misturaria óleo na água ou vice-versa ou na pior das hipóteses teria dado um calço hidráulico ao ligar o motor.
    Pois é, já conferi e ela não apresenta nenhum desses sintomas de junta queimada. Acabei de fazer o teste do ventilador com o motor desligado, e mesmo fazendo muita força na hélice ele não gira de forma alguma, então o sistema de embreagem viscosa deve estar bom, vou mandar ver o radiador. Teria alguma forma de eu saber se esses super aquecimentos que ela sofreu afetou algo mais, tipo pistões ou anéis?

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Desencana disso pois esse tipo de coisa não estraga fácil.
    Tens que entender que motor diesel aguenta muito mais que podes imaginar. Até o frágil motor 2.5 da L200 aguenta alguns superaquecimentos antes de estragar algo.

Superaquecimento normalmente gera empeno de cabeçote e derretimento do anel de vedação da junta do cabeçote. Para estragar algo além disso seria necessário persistir por algum tempo num regime severo em sobre aquecimento.

Outra coisa, superaquecimento só é superaquecimento quando o ponteiro chega no vermelho. Se só chegou perto é ainda temperatura normal de operação.

Dá uma pesquisada no funcionamento do motor diesel que descobrirás que existem muitas diferenças das porcarias de motor ciclo Otto. Não compara um com o outro em muitos aspectos.

Outra coisa, o 2.8PS é muito resistente. Podes pisar no fundo do acelerador e deixar o motor virando no limite que não gera nenhum problema ou quebras pois ele corta muito antes do limite de rpm do motor. Eu tive uma Ranger 2.5, aonde o limite original é igual ao 2.8 nos 4640rpm, e eu ajustei a BI e fazia ele virar a 5200rpm, por períodos curtos, mas ajudou muito em várias situações, e nunca tive nenhum problema com o motor. Aliás, eu sempre digo que o melhor da Ranger é o motor!

Usuário
    Entrada
    21/06/2011
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Desencana disso pois esse tipo de coisa não estraga fácil.
    Tens que entender que motor diesel aguenta muito mais que podes imaginar. Até o frágil motor 2.5 da L200 aguenta alguns superaquecimentos antes de estragar algo.

Superaquecimento normalmente gera empeno de cabeçote e derretimento do anel de vedação da junta do cabeçote. Para estragar algo além disso seria necessário persistir por algum tempo num regime severo em sobre aquecimento.

Outra coisa, superaquecimento só é superaquecimento quando o ponteiro chega no vermelho. Se só chegou perto é ainda temperatura normal de operação.

Dá uma pesquisada no funcionamento do motor diesel que descobrirás que existem muitas diferenças das porcarias de motor ciclo Otto. Não compara um com o outro em muitos aspectos.

Outra coisa, o 2.8PS é muito resistente. Podes pisar no fundo do acelerador e deixar o motor virando no limite que não gera nenhum problema ou quebras pois ele corta muito antes do limite de rpm do motor. Eu tive uma Ranger 2.5, aonde o limite original é igual ao 2.8 nos 4640rpm, e eu ajustei a BI e fazia ele virar a 5200rpm, por períodos curtos, mas ajudou muito em várias situações, e nunca tive nenhum problema com o motor. Aliás, eu sempre digo que o melhor da Ranger é o motor!
    Valeu Edintruder, mais uma vez vc consegue me deixar mais aliviado. O lance é que esse é meu primeiro carro à diesel e a falta de experiência com esse tipo de motor me deixa com receio de algum preju inesperado, rs. O motor da Ecosport de minha esposa já foi pro pau uma vez simplesmente por ter se colocado um óleo mineral e mais grosso do que ela costumava usar, que era sintético 10w40, eu acho. Sempre eu levava pra trocar, e na única vez em que ela levou aconteceu isso, e depois de umas 3 semanas o óleo virou uma borra e entupiu a bomba de óleo. Depois desse preju, verifico óleo e água de todos os carros aqui de casa pelo menos 2 vezes na semana, daí meu medo com o motor da Ranger, mas vou desencanar agora, rs. Enfim, acabei de voltar do mecânico com minha viatura e parece que solucionei o problema, e dei a maior sorte de meu mecânico ser muito honesto. Aparentemente o problema vinha do fio que passa perto do bloco e vai pro sensor de temperatura, que estava partido, dando uma espécie de mal contato e fazendo com que o ponteiro da temperatura fosse lá pro vermelho e a luz de alerta acendesse vez ou outra. Ele inclusive fez um teste pra me deixar mais calmo e provar que o problema veio dali: me mandou girar a chave sem ligar o motor, daí ele fuçou lá no fio e o ponteiro saiu do meio e foi lá pra cima, assim como a luz de temperatura, que também acendeu. Depois ele remendou o fio e passou fita isolante, encaixando devidamente em seu lugar, e fiquei com o carro por uns 20 minutos ligado com o ar condicionado no máximo e nada de temperatura subir, o ponteiro ficou só no meio. Voltei pra casa com o ar ligado e com o olho direto no ponteiro e nada, tudo normal. A única coisa que achei estranho foi que hoje, quando o ponteiro subiu ao máximo, o ar condicionado dela parou de gelar, só voltando a gelar quando a temperatura normalizou. Não entendo bem disso, mas acho que algum tipo de sistema no motor fez com que o compressor do ar condicionado se desligasse para não pesar mais ainda o motor, achando que o carro estava em superaquecimento (pelo menos eu acho que foi isso, rs). Como estou bem mais tranquilo agora, só me resta agradecer a vc e a todos do forum que me ajudaram com meu problema. É muito bom ter um local como este com pessoas prestativas, coerentes e dispostas a trocar idéias e experiências com seus veículos, ajudando quem se encontra com algum abacaxi desses que eu tinha pra descascar. Abraços a todos!!

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Beleza então. Eu não gosto de sistemas elétricos por esse tipo de coisa.
    Te acostuma sempre a trazer as dúvidas ou problemas antes de correr para o mecânico, que na maioria das vezes é algum detalhe que pode ser resolvido em casa mesmo.

Usuário
    Entrada
    23/04/2014
    Local
    Recife/PE
    Agradecimento: 1
    Olá pessoal,
    Tô com uma bronca parecida, aparentemente no motor de partida. Uns anos atras precisei limpar as escovas, mas agora parece que coisa foi pior. Vou ver o orçamento do reparo.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. problema no 4x4 da ranger
      Por Tiago xlt no fórum Ford
      Respostas: 19
      Última resposta: 29/07/2013, 10:05
    2. Problema com paralamas Ranger XLT 06
      Por luishzanini no fórum Ford
      Respostas: 10
      Última resposta: 21/12/2011, 11:33
    3. Marcha ré da Ranger com problema
      Por V_P_L no fórum Ford
      Respostas: 9