Olá galera. Acompanho o fórum faz um tempinho e, mesmo sem postar muita coisa, uso como fonte de pesquisa e confesso que já me ajudou bastante, mas um probleminha com minha viatura (Ranger XL 2006 2.8 PS) fez com que eu viesse aqui postar uma dúvida. Hoje fui num posto abastecer, e como iria fazer um percursinho de uns 250km, pedi ao frentista para verificar o nível de água e óleo da bichinha, pois tinha saído com uma certa pressa de casa e acabei esquecendo de fazê-lo eu mesmo. Acontece que o bendito frentista ao invés de olhar a água apenas pela medida do reservatório, abriu a tampa do mesmo, e com o motor ligado. Como era de se esperar, saiu aquela água fervente do reservatório, e logo depois de confirmar que tinha água suficiente, ele o fechou. Acontece que depois que saí de lá, em poucos metros percorridos a temperatura foi lá no vermelho e acendeu a luz no painel (acho que entrou ar no sistema). Como estava bem próximo de casa (1 quarteirão/quadra - coisa de uns 60 metros ou menos) resolvi ir assim mesmo, pq já era noite e o local era meio perigoso pra ficar sozinho esperando a bichinha esfriar. Fiz o pequeno percurso até minha casa lentamente, e quando já estava colocando o carro na garagem, a temperatura já estava baixando e ficou fixa bem no meio. Pra tirar a dúvida se realmente tinha normalizado, nem sequer desliguei a bichinha e saí pra dar umas voltas na redondeza pra ver se o fato ocorria novamente, mas o ponteiro ficou sempre no meio direitinho. Voltei pra casa, desliguei a coitada e fui tomar uma água e pegar algumas coisas que tinha esquecido, ficando assim uns 10 minutos com ela desligada. Quando fui tentar ligar novamente, ela não pegou nem com reza braba. Girava a chave e só escutava um "tec" com um zunido estranho, e após umas 5 tentativas, liguei pro mecânico que tem cuidado dela e fui pegá-lo no carro da minha esposa, pra ele dar o diagnóstico. Quando ele chegou, expliquei o ocorrido e ele olhou em tudo o que podia e disse que o problema era no motor de arranque (colocamos a mesma pra pegar no tranco e aparentemente ela estava com funcionamento normal). Perguntei se isso não estaria de alguma maneira relacionado ao aumento de temperatura que ela teve, e ele confirmou que não era nada disso e que na segunda ele estaria retirando o motor de arranque e levando ao eletricista. Como este é meu primeiro carro a Diesel e só estou com ela hà menos de 1 mês, venho tentar esclarecer a mesma dúvida, pois não confiei muito na palavra dele. Estaria o problema na partida relacionado ao aumento de temperatura, ou foram dois problemas distintos que, por pura coincidência, vieram acontecer praticamente juntos? Volto a ressaltar que a viatura pegou no tranco e ainda demos umas voltas nela pra ver alguma coisa, mas andou direitinho sem falhar nem aquecer. Outra dúvida: caso o problema seja realmente apenas o motor de arranque, existe a possibilidade de que esses poucos metros que percorri com o ponteiro no vermelho tenha danificado alguma coisa, tipo junta do cabeçote ou o próprio cabeçote? Tem alguma forma de eu descobrir isso? De já agradeço à todos desse maravilhoso forum que é uma mão na roda de qualquer proprietário de 4x4 no Brasil!!!