Postado originalmente por
Edintruder
Desencana disso pois esse tipo de coisa não estraga fácil.
Tens que entender que motor diesel aguenta muito mais que podes imaginar. Até o frágil motor 2.5 da L200 aguenta alguns superaquecimentos antes de estragar algo.
Superaquecimento normalmente gera empeno de cabeçote e derretimento do anel de vedação da junta do cabeçote. Para estragar algo além disso seria necessário persistir por algum tempo num regime severo em sobre aquecimento.
Outra coisa, superaquecimento só é superaquecimento quando o ponteiro chega no vermelho. Se só chegou perto é ainda temperatura normal de operação.
Dá uma pesquisada no funcionamento do motor diesel que descobrirás que existem muitas diferenças das porcarias de motor ciclo Otto. Não compara um com o outro em muitos aspectos.
Outra coisa, o 2.8PS é muito resistente. Podes pisar no fundo do acelerador e deixar o motor virando no limite que não gera nenhum problema ou quebras pois ele corta muito antes do limite de rpm do motor. Eu tive uma Ranger 2.5, aonde o limite original é igual ao 2.8 nos 4640rpm, e eu ajustei a BI e fazia ele virar a 5200rpm, por períodos curtos, mas ajudou muito em várias situações, e nunca tive nenhum problema com o motor. Aliás, eu sempre digo que o melhor da Ranger é o motor!