Quanta sabedoria... Emocionante.
Versão Imprimível
Pessoal, mandei minha femil para revisão e agora sinto uma vibração quando em velocidade constante. Se manter em terceira, sem forçar a barra a 40 km/h ou em quarta também sem forçar muito em velocidade constante a 80 km/h, ou então em quinta marcha em velocidade constante 100 km/h a 120 km/h, sinto uma vibração forte ao qual é sentido no assoalho, principalmente no lado esquerdo. Fiz algumas pesquisas e ví de tudo, disco freio, cruzetas, pastilhas, cardan e até turbo com rotores desbalanceados. Este ruído não tinha antes, sentia o motor macio, escutava o ronco do motor com orgulho, mas agora só escuto esta vibração/ruído chatos. Meu mecânico não soube dizer o que é e agora estou pesquisando (fazendo a parte dos mecânicos) pois não aguento mais escutar esta vibração/ruído. Chego a ficar com dor de cabeça pois rodando em uma rodovia em velocidade constante cada vez a vibração vai aumentando e atordoa a cabeça. Se alguém já passou por isto me ajudem por favor.
Santiago, isso apareceu após a revisão?
Isso está diretamente ligado com transmissão. Olha se o cardam traseiro está com as cruzetas bem firmes. É a peça que mais desgasta na F1000 são as cruzetas, então começa olhando isso. Outra coisa, se o cardam foi mexido, tem que ver se os garfos estão alinhados. Se colocar os garfos desalinhados causa um trepidação e ruído terríveis.
Olá,
Por curiosidade, suas rodas livres sao automaticas?
As vezes o mecanico tracionou ela, mas nao desativou as RLs quando voltou ao 4x2, como reclamou que vem pelo lado esquerdo, pode ser o cardan dt com algun defeito/ folga que esta rodando a toa.
[s]
Concerteza é isso q aconteceu, o camarada montou os flange trocado, por isso q ta vibrando desse jeito...solta a cruzeta da caixa e alinha a luva de modo que os flanges fiquem no mesmo alinhamento, nao tem erro, e da p faze com uma chave 15 se nao me engano!!
Ramon, na falta a 15 funciona, mas estraga os parafusos. A chave correta desses parafusos é 9/16 se for preso com U-bolts ou 8mm SEXTAVADA se for preso por 2 chapinhas.
A chave 9/16 compra uma combinada nova para não estragar os parafusos na hora de apertar bem, e os 8mm usa de cachimbo sextavado para apertar e soltar o aperto, senão fica mal apertado ou estraga o parafuso.
É importante que as ferramentas sejam de marca boa (Tramontina, Gedore ou Vonder). Cuidado com chaves baratas que não possuem a medida correta, e "esbeiça" as porcas e parafusos. Cruzeta tem que ser bem apertada para evitar que afrouxe e caia o cardam pelo caminho, o que pode provocar um acidente.
Mas oq vc axa, deve ser o desalinhamento dos flanges p da essa vibraçao mesmo né, pq nao tem outro motivo...
Ramon, é difícil dizer só por descrições vagas. Eu acho que o mais provável seja isso sim, mas s[ó poderemos saber depois que o Santiago disser exatamente o que foi feito na F1000 dele. O nosso serviço é igual à pediatria, basicamente as informações são passadas pelos pais na ótica deles, e o nosso diagnóstico é melhorado apenas por fotos ou vídeos que mostram exatamente o que está ocorrendo, ou um diagnóstico mais preciso dado por informações mais específicas e detalhadas quanto for possível.
Em pouco tempo todos nós ficamos mestres em mecânica! ahahaha!
Se o mecânico mexeu na transmissão ou cardan então nã fiquei sabendo, a revisão era só troca de óleo e ele teve que retificar os discos de freio, fez cambagem, geometria e trocou a correia do alternador. Quanto a roda livre eu utilizei o 4x4 depois da revisão e fiz o procedimentondo manual ref a roda livre, andar de ré por três metros no mínimo. Aliás como saber se o processo da roda livre deu certo?
Se girar o cardam as RLs irão acoplar novamente.
Confere o aperto dos parafusos das 4 rodas.
Ok, obrigado pelas dicas.