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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Alessandro,
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    Unhappy Explorer - Caixa desengrenando em alta velocidade




    Bom dia.
    Fiz minha primeira viajem longa com a Explorer, DF-RJ-DF, fui e voltei em segurança.

    Mas apareceu uns sintomas que temo ser problema com caixa de marchas.

    Escrevi um grande texto, mas apaguei e resumi:
    - Acima de 90 Km/h inicia uma vibração, semelhante a pneu desbalanceado, ficando muito intenso a 120km/h (não andei acima disso).
    - Em declives, usando freio motor (marcha sempre em D), ocorreu por 4 vezes um ronco semelhante a plastico paspando no pneu. Se acelero, o barulho acaba.
    - Na situação anterior, ou seja, em declive e sem acelerar, por 3 vezes a caixa desengrenou, como se entrasse em N. Ainda em movimento, movi a alavanca para N, D, 1... Nas duas primeiras vezes funcionou. Na terceira vez, tive que parar, desligar o carro e aí sim, funcionou normal.

    Depois desse último problema, é que fui relacionar a vibração, o ruído e o desengate com o câmbio, e daí, segui os últimos 700 km evitando a vibração, ou seja, abaixo de 100km/h; assim cheguei sem que apresentasse as situações anteriores.

    Alguém já viu situação semelhante?
    Será que perdi alguma(s) engrenagem(ns) da caixa?
    Tem a ver com a CT dianteira?
    Ex-Explorer 97 XLT
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  • #2
    Usuário Avatar de Barret
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    Boa tarde Alessandro a vibração pode ser cardã desbalanceado e o desengrenar da caixa pode ser perda de pressão do atf em alta rotação acredito que não tenha estragado nenhuma engrenagem pois se acontecer o cambio entraria em modo de segurança
    Ford Explorer XLT 4.0 1995 Verde (Bruta) ex-auto agora manual (vendida)
    Mitsubishi L200 Savana 2.5 4x4 121cv CD DTI Diesel

    (nervosa)

  • #3
    Usuário Avatar de Alessandro,
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    Aaaaaamééémmmmmm...
    Tomara que não seja nada com a caixa mesmo.

    Ontem mostrei o carro a dois meca e confirmaram o que vc disse em relação a vibração. Porém verificaram o cardã e descartaram, deixando pra verificar as tulipas. Lembro-me que tive tulipas gastas no meu carro anterior e o sintoma era o mesmo. Vou providenciar a substituição neste fds.

    Fiquei pensando sobre o ronco, não poderia ser oriundo das tulipas e trizetas?
    Como eu disse antes, qualquer toque no acelerador o barulho acabava e depois levava muito tempo (quilômetros) até surgir novamente.

    Questionei aos meca sobre a perda da tração, mas estranharam essa possibilidade em marcha por conta da vibração e freio motor.
    Como se daria essa perda de pressão do ATF? Seria defeito, ou consequência da vibração, pois sendo o problema das tulipas, a caixa estaria recebendo toda a vibração.

    Obs: O nível e troca do ATF já estava em dia, antes da viagem.
    Ex-Explorer 97 XLT
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  • #4
    Não era Xplo era um Clio que a gente tinha aqui em casa, mas ele deu um problema na quinta marcha que ficava escapulindo sem parar e ao abri o "garfo" que segura as engrenagens estava todo detonado. Não acredito que pressão do ATF seja suficiente para desengatar a marcha.

    Abs
    Ranger 02 CD 2.8 TGV, 3BL+2SL, 35"
    Ex:
    Troller 07 SFI 230cv+K&N, 3SL, 35" /
    Ex: Explorer 98 4x4 V6, 3BL+2SL, 35" / Ex: Ranger 98 4x2 CS V6, 2SL, 33"

  • #5
    Usuário Avatar de Alessandro,
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    Mas o Clio era manual, certo?
    Não estou encontrando a tulipa no comércio.
    Na RockAuto o par de semi eixos (tulipa + homocineticas) fica em 260 reais, mas o frete custa 400 dilmas!
    Ex-Explorer 97 XLT
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  • #6
    Usuário Avatar de Barret
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    Boa tarde Alessandro quando voce fala tulipa (não conheço por este nome ) qual seria a peça ? cruzeta?
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  • #7
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    a minha deu este problema e foi so trocar as cruzetas e solucionou aproveitei e troquei as duas pelo sim ou não
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  • #8
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    pela descrição vc foi mais um sorteado... a reduzida das explos tem um defeito na haste de acionamento da 4x4 que deixa o carro em neutro em certas ocasiões... o eixo cria uma folga e o garfo de acionamento vibra deixando o carro sem tração.
    Vai ter que abrir a reduzida e reembuchar a guia deste eixo.
    Mak (SP/ZN)
    Xplo94Sport-JF / RangerSTX89 - Dourada/Xplo98 -2.5TDI - Manquinha
    Xpedition2000-BJ / SW4_93 - Malditaaaaaaaaa!!!!

  • #9
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    Os mecânicos olharam o cardam em movimento? Só confia no veredito se os mecânicos olharam o cardam virando. Digo isso pois sem movimento ele parece normal. Tem que deitar debaixo dela e forçar o cardam em todas as posições possíveis e de preferência colocar no macaco (sem a roda) e colocar em D com o motor ligado para ver o cardam movendo.
    Só pode ter algo haver com tulipas se a tua explorer for V8 com 4x4 full time, caso contrário as tulipas só funcionarão com as RLs ligadas, o que ocorre manualmente ou com a 4x4 acionada.

    Entenda ainda que vibração causa trincas nas caixas, vazamento de óleos e desgaste prematuro em muita coisa, inclusive nos sensores do CA. O caso de desengatar é mais provável de ter ocorrido por conta da vibração do que o CA estar apresentando problema.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Usuário Avatar de Alessandro,
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    Barret, tulipa fica na extremidade interna dos eixos dianteiros. De um lado (da roda) fica a homocinética e na outra ponta (que entra na CT) fica a tulipa. Dentro da tulipa fica ainda, a trizeta.

    Edintuder, a cruzeta traseira é nova, troquei há poucos meses. O mecânico não deu um veredito final, pq na hora não tinha elevador disponível para suspender o carro e colocar o cardã em movimento.
    Sobre as tulipas, realmente o que vc disse faz sentido, pois meu carro é tipicamente de asfalto, raramente tendo tração dianteira. Assim não teria o pq desgastar essas peças, correto? Mas isso, mesmo o carro já tendo 295.000 km?
    Eu compreendo as consequências da vibração. Estou usando o carro em velocidade mais baixa.

    Mak, tem como avaliar a folga dessa haste antes de abrir a caixa?
    Vou verificar a folga junto ao cardã ou eixo, antes de partir pras caixas.

    Se for as tulipas, já percebi que não fica barato. Ainda não encontrei no comércio local. No ML fica por R$ 1400,00 cada semi eixo completo (homocinética + tulipa). Importando para os dois lados, fica por uns R$ 650,00 mais o imposto.
    Ex-Explorer 97 XLT
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  • #11
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    A minha ex-ranger desmontei um semi-eixo dianteiro pra trocar as coifas e as peças da transmissão dianteira pareciam novas mesmo sem ter RLs. Tinha 140.000km e o sistema rodando direto.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Usuário Avatar de lcdalzoc
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    01/06/2009
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    Alessandro,
    Tive exatamente o mesmo problema, porém a minha é câmbio mecânico.
    Confere a haste de acionamento da CT, que o Mak citou. Com certeza vc matará a charada.

    Abraço.
    _____________
    Renegade STD

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