Recentemente adquiri um AM100, e após rodar quase 4000km em cidade e estradas, seguem minhas impressões:
Motor é o velho e bom MWM 2.8, eletrônico. Pelo peso do carro (2.500kg), acho que um motor mais forte seria o ideal. Um Cummins, ou MWM 6 bocas, mas o 2.8 dá conta do recado. Tem que andar sempre com turbina cheia, mas isso é questão de costume. Como o meu é pra trilha e tem pneus 37", coloquei um módulo chipado da Reiko, foi pra 194cv e 47kg de torque. Gostei do resultado, na hora que a turbina pressuriza a 1,7kg a coisa fica boa demais!!
O câmbio Eaton 2305C (Clark 240V) também exige paciência pra acostumar, e ainda vale ressaltar que a primeira marcha é pra trás. Os engates são um pouco duros, mas são precisos. É difícil errar marcha!
A direção é muito boa e macia. Pelo que sei o setor é o mesmo do F4000. A posição de dirigir é muito boa!
Suspensão é simplesmente excelente. Muito macia, mas nem por isso o carro é bobo nas curvas. Aqui em casa temos uma Hilux AT 2006, e o Marruá é muito mais macio que ela. Essa suspa só com molas helicoidais caiu como uma luva no Marruá. Lembrando que isso é só na AM100. Na AM200 citada, é feixe de molas traseiro, duros pra kct! Vai ter que acostumar com a pulação.
Os freios são bons também, disco nas 4 rodas com pinças de Ranger na frente e pinças de F250 atrás. Mesmo com pneus 37", os freios tem boa eficiência.
O consumo não é dos melhores. Por ser um carro pesadão, o consumo médio fica sempre na casa dos 8/8,5kmL, não passa disso.
Pra finalizar..
é um excelente carro! Eu não ligo muito pra acabamento interno. Muita gente acha que se o acabamento não for bom, o carro é ruim de dirigir. Não! Posso atravessar o Brasil com ele que chego inteiro. A posição de dirigir é boa, nada a reclamar. Só não tem o mesmo conforto (mimos) que uma Hilux, Triton...
Recomendo a compra!!
[]`s