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  • #1
    Usuário Avatar de Dryoffroad
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    ENGESA MWM 6CL TDI




    Andam dizendo por ai que nào tem como colocar um 6 cilindros MWM turbo diesel interculado no Engesa. Para quem quiser, envio as fotos deste monstro ok.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos ENGESA MWM 6CL TDI-engesa__29__279.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Dryoffroad
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    Dryoffroad,

  • #3
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    Dryoffroad,

    Achar espaço e adaptar o engenho, eu não duvido. Quero saber é o conjunto de transmissão que ele tá usando. Güenta? Cê tem mais fotos?
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #4
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    O Carlão tinha um bicho desses , Branco ...
    Vou pedir pra ele acessar aqui e dar opinião ...

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #5
    Eu tenho um desses na Camper... O resto da mecânica é original.

    O Cambio 240V nem precisa falar nada: Aguenta fácil usando ou abusando.

    Não costumo fazer trilhas com a Camper, mas quando estou em uma não tenho medo de pisar fundo, ou seja: Prefiro poupar não fazendo do que ficar melindrado no meio da lama. O que deveria ser o calcanhar de Aquiles, o eixo dianteiro, nunca tive problemas, mas o traseiro, quebrei uma planetária e graças a um rolamento ruim foi-se o conjunto de coroa e pinhão.

    Não sei precisar o motivo exato das quebras. Se foi por excesso de motor, mal uso ou montagem errada (provavelmente um pouco de cada).

    Vale dizer que os veículos que saem de fábrica com esse motor usam D60.

    Também vale dizer que depois que arrumei (e troquei as relações para uma mais longa, 3,07:1) nunca mais tive problemas. Rodei cerca de 20.000km, usando pneus MTR 32", viajando em cruzeiro à 120km/h, encarando qualquer buraqueira nos Parques Nacionais da vida e até colocando num barro mais pesado vez por outra.

    Minha opnião pessoal: Se for para uso moderado, o conjunto está no seu limite. Se for para uso em trilhas hard, ficou fraco.

    []´s

  • #6
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    É muito mais fácil quebrar o diferencial tras. com 1 cjto desses que o diant. ...
    O diant. vc só vai usar no barro , vai patinar e não agarrar , o tras. pode quebrar tracionando numa subida tentando retomar velocidade por ex. pra passar um caminhão ou coisa do tipo ...
    O cjto D44 não é tão bem preparado para receber o impacto do torque de um MWM 6 cil. , o dif. alongado ajuda , mas se vacilar vai pro sac@ tb ...
    Tem que saber dosar a aceleração e não dar arrancadas em asfalto , na lama vale tudo ...
    Uma coisa que tivemos que fazer no Engesa Branco foi passar loctite nos parafusos e colocar arruela de pressão em todos , os bichinhos soltavam sempre , principalmente do dif. tras.

    []s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #7

    mwm 6CC

    E ai Pessoal.

    Minha Engesa tinha o motor MWM 6cc e o câmbio era o da Toyota Bandeirantes 05 marchas, com redução.

    Para a colocação do motor, notei apenas que tiveram de calçar a carroçeria, devido a altura do bichinho. Quanto as molas dianteiras não foram trocadas pois o peso não tem muita diferença entre esse motor e um Q20B, aliás acho que é mais leve.

    Na colocação desse câmbio, o Chassi foi ligeiramente amassado, para que coubesse o conjunto da reduzida. Um servicinho meio porco, mas que não afetou em nada a estrutura do carro e a eficiência do chassi.

    A relação dos diferenciais foi alterada para mais longa, não sei informar a relação, mas o danado andava na estrada a 170km/h, com folga. A arrancada do bicho também era de impressionar, acompanhando e até saindo na frente de muitos carros de passeio.

    A reduzida pouco eu utulizei, pois no barro ou em subidas não precisava, sómente a utiliza em erosões ou passagens por grandes pedras.

    Se arrependimento matasse eu já estaria morto por ter vendido aquele carro, foi muito bem montado e dimensionada, desde freios que utilizava, cilindro mestre da Silverado e freio a disco nas quatro rodas, os amortecedores com regulazem de pressurizada e com controle interno, até o guincho que era um hidraulico para 5tn.

    Ai que Saudades.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos ENGESA MWM 6CL TDI-engesa3_143.jpg  

  • #8

    MWM 6cc

    Mais uma foto
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos ENGESA MWM 6CL TDI-engesa_192.jpg  

  • #9

    MWM 6cc

    Mais foto
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos ENGESA MWM 6CL TDI-engesa5_931.jpg  

  • #10

    MWM 6cc

    A Danada
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos ENGESA MWM 6CL TDI-engesa7_558.jpg  

  • #11

    MWM 6cc

    Ah, se quiserem mais informações eu passo, mas evitem para evitar que eu recorde desse bicho. Tenham dó, a saudades é grande.

    Mas falando sério: O problema com diferenciais eu não tive, apenas tive o problema dos parafusos afroxarem, mas devido a estarem sem arruelas e trava. Outro probleminha que tive foi quando comprei o eixo piloto estava com 03 dentes quebrados, após substituílo, eu não tive mais esse problema. Quando vendi a danada o novo proprietário fazia maluquices, como cantar pneus na saída e apostar corrida nas marginais, daí ele moeu o pinhão e a coroa do diferencial trazeiro.

    PS: Esse motor para quem conhece é um chamariz para ladrões, fui alertado por vários amigos e um pouco antes de vender, já andava notando que pessoas cresciam os olhos quando eu passava. A venda ocorreu porque o cara me viu no transito e se espantou com o desenvolvimento do Jeep e foi atrás, ai me ofereceu um valor que não dava pra recusar.

    Carlão
    Saindo de um Jeep que subia em segundinha, aonde os demais Jeeps subiam em primeira reduzida.

  • #12
    Usuário Avatar de Dryoffroad
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    Citação Postado originalmente por Luca
    Dryoffroad,

    Achar espaço e adaptar o engenho, eu não duvido. Quero saber é o conjunto de transmissão que ele tá usando. Güenta? Cê tem mais fotos?
    []´s
    Só abri o tópico porque recebi notícias de que tem uma galera que não acreditou neste motor dentro do cofre do motor da carroceria do Egesa. Estamos usando a caixa pesada da F1000 .

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