AMIGO JOÃO R.
Compra logo um TRIP TOTEM e acaba com esta estória de marcar velocidade errado e não pe tão caro assim .
Versão Imprimível
No marruá AM200 estou andando a 93km/h a 2400 RPM segundo o GPS. No painel esté marcando 10% a menos, isso porque estou usando pneus 285/75/16 e o original é 265.
Andando nesta faixa o consumo está em 7,4 km/l, se andar a 100-110 no GPS cai para 6km/l a 2900-3000 RPM
Lembrando que é carroceria de madeira e peso liquido de 2800 kg!:shock:
Como vendi meu 2.8 para um amigo, levei bomba e bicos para testar. Bomba estava 100% depois de nove anos comigo e mais 3 anos na S10 de onde veio. Já os bicos estavam mijando, e o motor não indicava nada de fumaça, mas já havia notado que de uns tempos para cá estava gastando mais e andando menos. Então fica a sugestão de revisarem os bicos.
Eu tenho uma Camper com 2.8 MWM. Relação de eixo de 4.09:1 e cambio da Hilux.
Faço 10km/l (cidade/estrada)
Atenção para o filtro de combustível, bicos, bomba, e pressão do combustível na entrada da bomba (0.9 a 1 bar), se estiver usando bomba auxiliar elétrica.
O meu fazia 11 km/l com pneus 31 pols e relação 3,54
lembro que a 110 km/h no plano, a turbina estava sempre em 0,3- 0,4 bar
na época acho que ainda existia diesel no Brasil.
depois passei para pneus 33 com mesma relação 3.54, o consumo foi para 8 a 9 km / l
a 110 km/ h a turbina ficou em 0.8 e isso muito me incomodou.
alterei a relação para 4.09 , não fiz média ainda.
Estou limitado a 70 km/ h por causa da banda colada errada na recapagem dos pneus e estou ciente que não posso colocar 100 km / h porque o motor vai urrar.
então não serve de parâmetro . Nessas condições ,tanque está durando pra caramba. Está com jeitão de 10 km / l, a confirmar.
o pessoal que anda com pneu diferente tem que aferir velocímetro , porque dá diferença até razoável no cálculo de consumo .
considera que o diesel de hoje não é o mesmo de 10 anos atrás .
rpm x velocidade x relação influi na pressão da turbina. Relação curta a turbina fica sempre cheia na maior parte do tempo, e relação muito longa também, aumentando o consumo.