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  • #1
    Usuário Avatar de CARLOS MOREIRA
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    INFILTRAÇÃO EM MOTOR




    Bom dia Pessoal.
    Tenho um ENGESA FII 92 com motor Q20B.
    Na última trilha, perdi potência, a luz do óleo acendeu e eu parei....
    Ao abrir o motor, havia um depósito de areia dentro do carter. Nem preciso contar o prejuizo ...
    A ajuda que peço é a seguinte. Existe a possibilidade deste material ter entrado pelo retentor do girabrequim???? Tem, fora o filtro, outro modo disto acontecer???

  • #2
    Carlos,

    Seja bem vindo ao nosso fórum...

    Tb tenho um F1 com Q20B, acredito que o tubo da vareta do óleo se não for vedado tb pode ser culpado, o respiro do motor pode ser tb, etc...

    Aki em minha cidade já aconteceu com 2 Willys e ninguém descobriu o quê e como aconteceu...

    Deve ser algum Saci solto nas trilhas... hehehe... :P

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #3
    Usuário Avatar de CARLOS MOREIRA
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    Sací do pé sujo, Eduardo.....
    Estou fazendo estas perguntas pq o mecânico veio com esse papo de retentor. Eu particularmente não acredito pq a pressão é de dentro p/ fora, mas ...
    Aqui já tivemos a mesma situação duas vezes no mesmo Ford Willys, depois o dono trocou a gaxeta por retentor e acabou o problema ...

    []´s
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  • #4
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    Re: INFILTRAÇÃO EM MOTOR

    Citação Postado originalmente por CARLOS MOREIRA
    ... havia um depósito de areia dentro do carter....Existe a possibilidade deste material ter entrado pelo retentor do girabrequim?...
    Nãããooo.
    Carlos, penso que o Edú já falou as possibilidades. Em mecânica, num tem mágica. E tem mais, a ventilação do cárter é positiva, isto é, os gases existentes no cárter tendem a sair por si só, devido a própria compressão do motor, que, residualmente escapa para a parte de baixo, e à evaporação de frações mais leves do lubrificante. Acho que falta algum detalhe a ser examinado no seu motor.[]´s
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  • #5
    Usuário Avatar de CARLOS MOREIRA
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    Acho que falta algum detalhe a ser examinado no seu motor
    Caro Luca. Concordo com seu ponto de vista.
    Eu acredito que essa "areinha" passou para o interior do motor pelo filtro, antes da instalação do snorkel, e foi fazendo o serviço. Vc acha possível??
    []´s
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  • #6
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    Qual fitro de ar vc usa ??
    O respiro do motor volta para a admissão por uma mangueira com um filtro separador , o seu está assim ???, pode até entrar areia pela tampa de óleo do motor se não estiver com pressão a a junta estiver vencida , o motor vai ter pressão positiva até o resfriamento ae fica negativa por um tempo ...

    Tinha muita areia ?? alguém poderia ter jogado areia pela tampa do óleo ??

    CJ que usa gaxeta na saida do motor pode até acontecer de entrar areia por estar sem gaxeta , mas num Q20B é retentor , teria que estar sem ele , pq só por passagem não teria como isso acontecer ...

    []s...
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  • #7
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    tinha que nos dizer de como é essa areia, se muito fininha...
    Se entrasse por falta de filtro de ar, tinha que ferrar primeiros os cilindros e os pisitões, anéis, estou enganado?
    E que filtro de ar vc utiliza? de papel seco, ou em banho de óleo?

    Flávio Schurt
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  • #8
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    Uso o filtro de papel sêco. A areia é bem fina. Aqui na região chamamos de "saibro", e quando chove vira um barro com areia com bastante pegada.
    Eduardo comentou:
    O respiro do motor volta para a admissão por uma mangueira com um filtro separador
    Não, está ligado direto na mangueira da entrada de ar, entre o filtro e a turbina.
    Quanto a ter jogado pela tampa de óleo, não acredito, pois a viatura está sempre comigo. Trabalho com ela.

    []´s
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  • #9
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Carlão , a admissão que falo é a entrada de ar mesmo , ( adm. de ar)

    Pelo que vc relatou , poderia ser a passagem de impurezas pelo filtro , mas aí a turbina tbm teria problemas e a areia teria que que passar pelos anéis para depositar no fundo do carter ...

    Como estava a pressão de óleo ?? , tem que ter uma passagem pela tampa do balancim , tampa de óleo , vareta de nível ...

    []s...
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  • #10
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    Ok Eduardo, o que eu quis dizer é que não tem um filtro separador ...Como relatei no começo, assimque perdeu potência, a luz indicadora de pressão de óleo acendeu, mas aí já era tarde.
    O motor foi inteiro, pistão, anéis, passe no girabrequim, ...Pelo menos vai ficar novo de novo.
    []´s
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  • #11
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    Carlos

    Você disse

    "está ligado direto na mangueira da entrada de ar, entre o filtro e a turbina"

    Pergunto: O sistema de lubrificação da turbina para o cárter está em boas condições (mangueiras de entrada e de retorno, tubos, braçadeiras etc)?

    Eriksom

    "A primeira resposta/pergunta a gente jamais esquece"

  • #12
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Esse problema que vc tem com areia fina acontece com motores estacionários em campo aberto tb , Gerador , Bomba ... , pra evitar isso existe um pré filtro a base de feltro que mede uns 50 x 50 cm que seria impraticável pra uso em auto ...

    Tem que estudar uma nova posição pra mangueira de admissão de ar , dentro da vtr faz um barulho infernal , mas seria mais ou menos essa a solução ...

    []s...
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