x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 22 de 22
    Usuário Avatar de CARLOS MOREIRA
    Entrada
    31/03/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR
    Agradecimentos: 0

Pergunto: O sistema de lubrificação da turbina para o cárter está em boas condições (mangueiras de entrada e de retorno, tubos, braçadeiras etc)?
    Sim, é tudo zerado.
    E se tracar o filtro sêco por um de óleo? Existe esta possibilidade, não?
    Se sim, alguem tem alguma especificação, ou já fez esta adaptação?

[]´s
    Camper 6cc Injepro eixos UNIMOG FullHidro HidroBuster Ekron 9,5 pneus 46"
    Pajero Full 3.2 3D DI 06 MUD 33" snorkel OGZ, Ekron 12K calço 4"

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por CARLOS MOREIRA"
    ... E se tracar o filtro sêco por um de óleo? Existe esta possibilidade, não?
    Carlos,

Um bom filtro de ar, sistema cartucho, já resolve muito bem. O filtro de ar a banho de óleo é mais para usos intensos em locais poeirentos (obras, mineração, etc.), o que, penso eu, não é o caso. A longo prazo, acaba saindo mais barato este tipo de filtro. É mais eficiente, pois não entope com o passar do tempo. O filtro de papel, fica saturado, aumentando o gasto de combustível.
    Se puder ter filtro a banho de óleo, melhor. Mas filtro cartucho de papel, desde que trocado periodicamente, dentro da especificação, dá conta do recado.
    Eu não acho que teu motor foi pro espaço por que vc estava usando filtro de papel. Tem algum "furo", literalmente, que tá deixando a poeira passar. Esmerilhar um motor inteiro somente numa trilha, haja areia.
    Obs.: Pela sua descrição, a respiração do cárter, tá correta, isto é, depois do filtro e antes da turbina.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Entrada
    31/03/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR
    Caro Luca,

Acredito que não foi só numa trilha. Acho que foi acumulando este material em várias trilhas, sei lá, 4 ou 5, ANTES da instalação do snorkel, até que foi pro s..
    A grande mancada minha foi não esgotar o óleo filtrando, nem dar manutenção periódica no sistema de admisão de ar, principalmente filtro.
    Tem algum "furo", literalmente, que tá deixando a poeira passar.
    Não acredito nisso, já examinei bem detalhadamente ... O motor era STD, zerado mesmo.
    Qto ao sistema de filtro, depois dessa, acho que vou dar mais atenção ...

[]´s

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Carlão , da uma olhada nesse filtro de ar da nova Hilux , é mais ou menos assim os pré filtros de motores estacionários , só que esse está acoplado ao cabeçote ...

http://www.4x4ecia.com.br/ed_140/impressoes.php

[]s...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Carlos

Um motor tem, por assim dizer, 3 partes estanques, que não se comunicam.
    A primeira é a parte da combustão, que inclui entrada de ar, entrada de combustivel e saída dos gases.

A segunda é a parte de lubrificação, que inclui cárter, bombas de óleo, tubulações internas, esguichos e dutos superiores de lubrificação de válvulas. O ponto de contato entre essa é a anterior seria através dos anéis de segmento. Se eles estiverem OK, nenhum contato físico, só troca de calor (calor mecânico, veja bem )
    Mas note que essa parte se comunica com o exterior através da tampa de óleo e de eventuais outras partes imperfeitas, como juntas rasgadas, mangueiras ruins, tubos rachados, e até mesmo retentores ruins. Claro que primeiro vaza pra fora, mas, dependendo do resfriamento, "vaza pra dentro" (pense nos respiros dos seus diferenciais imersos na água para entender como pode "vazar para dentro")

A terceira é a parte do arrefecimento, no caso dos nossos motores feita à água. Se a água entrar em contato com óleo, por qualquer parte interna no motor, é fácil perceber

Voltando a Segunda parte, se entrou areia (literalmente) no seu motor, ela foi aspirada por ele, jamais "caiu" dentro dele por problemas de filtragem de ar para combustão. Para "cair" através da camara de combustão, os anéis de segmento deveriam estar totalmente estourados, e você perceberia antes pela quantidade de fumaça que estaria sendo expelida (óleo do motor "não raspado" por anel de segmento ruim sendo queimado na camara de combustão). Por pior que seja o mecânico, ele perceberia fácil esse problema, pois as camisas dos pistões e os próprios estariam muiiitttooo danificados (quando entra areia, dói ...... )

Logo, se "caiu" areia dentro do motor, ela "caiu" através das "janelas" citadas: tampa do óleo, mangueiras do turbo (ela tem pressão negativa em alguns momentos), juntas diversas, mangueiras de retorno do respiro pro cárter, outras mangueiras de retorno (minha Camper tem freio a ar, logo tem um retorno de óleo pro cárter, do óleo que refrigera o compressor de ar), ..... quem sabe até através do retentor do virabrequim.
    [pense aquele monte de poeira impregnada na borra de óleo que deveria estra vazando, com o resfriamento do óleo no cárter, surge pressão negativa, e a poeira começa a se mover para dentro ]

Não descarte também o óleo que você comprou no posto ter sido adulterado. Muitos postos ganham dinheiro fazendo esse tipo de adulteração. Falo isso por que coloquei na minha DH óleo Dextron III, o melhor, e o fdp do posto devia ter batizado ele com diesel (foi-se a caixa de DH). Hoje, só compro óleo em casas especializadas em venda de óleo (de preferência em recipientes de 5litros, mas bem vedados pelo fabricante)

O mal já foi feito, então o importante é que você ponha atenção em TODAS essas partes para evitar novos prejuízos.

Eriksom

Entrada
    31/03/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR
    Eriksom, obrigado pela aula. Prometo tomar mais cuidado.....
    De qualquer forma, agradeço a todos pela colaboração
    Acho que já tirei as dúvidas necessárias para cuidar melhor do RINO(ceronte).

[]´sssss

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ

+ 1 dica

Carlos

Hoje fui saber o estado final da reforma de minha Camper, e lembrei do seu caso. Perguntei ao Chico, meu mecânico-relojoeiro, e ele lembrou a possibilidade que faltava. Como eu não uso (meus freios são a ar), logo, esqueci.

Ele disse que provavelmente a mangueira da cuíca de freio do seu Engesa pode estar em más condições ou com deficiência de vedação nas anilhas, falha no rosqueamento etc. Isso aliado a um possível rasgo no circunsor ("bomba de vácuo") do motor, fez entrar areia.

Isso QUASE aconteceu com outra Camper que eu tive, que hoje está com o Paulo Lyra, amigo de BSB (equipada com S4T). A membrana do circunsor parece uma fibra e quando rasga, seu freio dimunui (falta de vácuo). Porém, a bomba continua aspirando (gera pressão negativa, a maldita chupa e engole ), se houver uma rasgo no sistema mangueiras/cuícas, ela aspira ar e..... a areia que você encontrou.

Ou seja, mais 1 dica para você manter seu Engesa 100%.

[]s

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Mal pergunte, como está o anel de vedação da tampa do óleo do motor? A tampa tem que ficar be justinha para andar em lama ou saibro. A vareta de óleo fica bem firme no lugar? Se ela se deslocar um pouco para cima com a vibração é outro ponto crucial para antrada de pó ou barro.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Entrada
    31/03/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR
    Bom dia Pessoal, desculpem a demora da resposta, estava fora ...
    mangueira da cuíca de freio do seu Engesa pode estar em más condições ou com deficiência de vedação nas anilhas, falha no rosqueamento etc.
    Ainda não analisei esta possibilidade, assim que tiver um parecer respondo, mas acho que está em ordem ...
    Qto as perguntas do Edintruder, estas estão Ok.
    Independentemente do motivo, o motor já está pronto e ficou bala. Tudo novo, inclusive turbina e bomba de óleo. Brincadeirinha não ficou barata, mas ficou excelente Isso que importa.

A propósito, acho que vou por a venda o RINO...
    Conhecí uma tal de MARIA BONITA (CAMPER) e me apaixonei....
    Dêem uma olhada na página http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2850
    É brincadeira pessoal....

[]´s
    Carlão

Entrada
    31/03/2005
    Local
    Telêmaco Borba/PR
    Caro Erikson, dei uma geral no sistema de freio e está tudo ok. De qualquer forma, agradeço a dica. Continuo achando que a areia foi "aspirada" pelo filtro de ar antes da colocação do snorkel.

[]´s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. GM Tracker.
      Por mpsouza no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 4348
      Última resposta: 03/06/2025, 18:56
    2. Ofício Detran para troca de Motor - Agora corrigido
      Por gucaratti no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 89
      Última resposta: 21/11/2016, 17:45
    3. Carros Injetados - Potência Real (ABNT)
      Por dero no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 19
      Última resposta: 18/06/2008, 12:45
    4. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

Permissões de Postagem